Eventos
-
- 17/12/2024 - 33ª edição do Workshop da Pós-Graduação do IPEN-USP apresentou temas de interesse a alunos e orientadoresO evento foi realizado em 17/12 com programação que destacou temas como saúde mental, inovação e orientações sobre publicações científicas
O evento foi realizado em 17/12 com programação que destacou temas como saúde mental, inovação e orientações sobre publicações científicas
Com a participação de alunos, orientadores e demais interessados, a Comissão de Pós-Graduação do IPEN-USP realizou a 33ª edição do Workshop do Programa em Tecnologia Nuclear no dia 17 de dezembro no auditório Prof. Dr. Rui Ribeiro Franco, no Prédio de Ensino do Instituto. O evento contou com transmissão online possibilitando ampliar o público participante. A abertura do evento contou com as participações online da diretora do IPEN, Isolda Costa e do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Calvo que por conta de compromissos em outros estados não puderam participar presencialmente. Costa destacou a excelência da Pós-Graduação desenvolvida no IPEN em parceria com a USP e o número de titulados, acima de 3.400, desde sua formação em 1976. Calvo lembrou que o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, quando reitor da USP, citava o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do Instituto como um exemplo de êxito. Comentou sobre ações que a direção da CNEN vem promovendo para estimular e fortalecer a pesquisa acadêmica em suas unidades técnico-científicas.
O atual presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPEN-USP, o físico Eduardo Landulfo, apresentou um panorama detalhado sobre os resultados obtidos pelo Programa em Tecnologia Nuclear. Destacou os principais fatos e eventos organizados pelo setor e a consolidação do Sistema Gestor de Reuniões de Pós-Graduação entre outros pontos. Landulfo é também pesquisador do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP) do Instituto.
Mestrado Profissional
O IPEN possui outro Programa de Pós-Graduação gratuito, criado em 2018: o Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde. A coordenadora do Curso, a física Denise Zezell, comentou sobre a contribuição ao avanço tecnológico, além da melhor capacitação de profissionais da área da Saúde, que o Programa de Mestrado Profissional tem gerado. Destacou que as inscrições para a sétima turma se encontram abertas até o próximo dia 24 de janeiro com previsão de início das aulas em março. O Edital para o processo seletivo pode ser consultado no site do IPEN (www.ipen.br).
Da Saúde Mental às Publicações Científicas
O tema "Saúde Mental”, apresentado por Juliana Higa de Lima, psicóloga formada pela USP, despertou grande interesse por parte dos participantes. Lima é especializada em comportamento suicida e autolesivo, orientadora profissional e de carreira. Participa de diversos grupos e destacou serviços como o do Instituto de Psicologia da USP, com plantões e atendimentos presenciais e on-line, o Mapa da Saúde Mental e o Centro de Valorização da Vida (CVV), com atendimento pelo telefone 188.
"Inovação” foi o foco da apresentação de Augusto Raupp, vindo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que atua no Serviço do Núcleo de Inovação Tecnológica (SENIT) do IPEN. Raupp possui mais de 30 anos de experiência na análise e formulação de políticas públicas para o incentivo de empresas de base tecnológica.
As perspectivas de parceria entre a Pós-Graduação do IPEN-USP com a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) foi apresentada pela química Fernanda de Mendonça Macedo, pesquisadora associada ao CELAP-IPEN. Macedo, entre outras atividades, é coordenadora suplente e professora do curso de Tecnologia em Processos Químicos da FATEC Praia Grande.
A última apresentação do Workshop coube ao pesquisador-professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sebastião Vicente Canevarolo Junior, com ampla experiência na área de periódicos científicos, que discorreu de forma clara e muito didática sobre o modus operandi das editorias de publicações técnico-científicas.
-
- 17/12/2024 - XXIII Workshop de Pós-Graduação do IPEN-USP terá transmissão onlineO evento apresentará temas de interesse para reflexão de alunos, orientadores e demais interessados no próximo dia 17/12, terça-feira, às 8h30, no Auditório Prof. Dr. Rui Ribeiro Franco, Prédio de Ensino
O evento apresentará temas de interesse para reflexão de alunos, orientadores e demais interessados no próximo dia 17/12, terça-feira, às 8h30, no Auditório Prof. Dr. Rui Ribeiro Franco, Prédio de Ensino
Atualizada em 13/12/2024, às 17h20
A Comissão de Pós-Graduação do IPEN-USP promove a 23ª edição do Workshop do Programa em Tecnologia Nuclear no próximo dia 17 de dezembro, terça-feira, a partir das 8h30, no auditório Prof. Dr. Rui Ribeiro Franco (sala 143), 1º andar do prédio de Ensino. A abertura do evento contará com as participações da diretora do IPEN, Isolda Costa, do coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, Niklaus Wetter, da gerente de Ensino, Martha Marques Ferreira Vieira e do presidente da Comissão de Pós-Graduação, o físico Eduardo Landulfo, também pesquisador do Centro de Laser e Aplicações (CELAP) do IPEN-CNEN.
Caberá a Landulfo apresentar um relatório detalhado das principais atividades desenvolvidas e resultados atingidos pelo Programa em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP durante o ano de 2024, ocasião em que completa 48 anos de existência. Na sequência, a coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde, a física Denise Zezell, também pesquisadora do CELAP, fará um relato do segundo curso de pós-graduação oferecido de forma gratuita pelo IPEN desde 2018.
O tema "Saúde Mental” que passou a ganhar relevo principalmente após o período de pandemia de Covid-19, será apresentado por Juliana Higa de Lima, psicóloga formada pela USP.
A quarta apresentação programada destacará o "Empreendedorismo” e será ministrada por Augusto Raupp, vindo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com mais de 30 anos de experiência na análise e formulação de políticas públicas para o incentivo de empresas de base tecnológica.
A química Fernanda de Mendonça Macedo, pesquisadora associada ao CELAP-IPEN e integrante da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) comentará sobre as perspectivas de parceria entre a Pós-Graduação IPEN-USP e as FATECs.
Encerrando a programação, o pesquisador-professor Sebastião Vicente Canevarolo Junior, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com renomada atuação na edição de publicações técnico-científicas, discorrerá sobre "Redação Científica”.
Transmissão online
Os interessados poderão acompanhar as apresentações por transmissão online via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) pelo endereço:https://conferenciaweb.rnp.br/sala/conferencia-web-ipen-ensino
-
- 11/12/2024 - Sexta edição do Workshop do Mestrado Profissional do IPEN-CNEN em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde teve o anúncio de edital para nova turmaPalestras técnicas, sessão de pôsteres e o anúncio de inscrições para a sétima turma do curso fizeram parte da programação. O curso de mestrado é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até 24 de janeiro de 2025
Palestras técnicas, sessão de pôsteres e o anúncio de inscrições para a sétima turma do curso fizeram parte da programação. O curso de mestrado é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até 24 de janeiro de 2025
No dia 11 de dezembro de 2024, o IPEN-CNEN realizou a 6ª edição do Workshop do Mestrado Profissional Stricto Sensu em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde, reunindo alunos, professores, pesquisadores e demais interessados em tecnologias da radiação aplicadas à saúde. O evento contou com uma programação que contemplou duas palestras técnicas e uma sessão de pôsteres com trabalhos desenvolvidos por alunos sob orientação dos professores do IPEN.
O objetivo do evento foi apresentar à comunidade os trabalhos de pesquisa em progresso e ampliar a divulgação de técnicas que utilizam as radiações ionizantes e não ionizantes na área da Saúde. Os alunos são graduados em áreas como Medicina, Farmácia, Bioquímica, Odontologia, Física Médica, Biologia, Química, Física, Engenharias e Radiologia.
A abertura teve a participação da diretora do IPEN, Isolda Costa, que destacou a importância do curso criado pelo IPEN para o aprimoramento profissional dos alunos. O coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, Niklaus Wetter, comentou sobre o impacto que novas tecnologias oferecem ao setor da Saúde e a necessidade de os profissionais manterem-se informados e em constante busca de aperfeiçoamento em suas carreiras. A gerente do Centro de Ensino, Martha Marques Ferreira Vieira, citou o sucesso do curso que caminha para sua sétima turma.
Edital para processo seletivo de novos alunos
A coordenadora do Programa do Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde, a pesquisadora Denise Zezell, fez um breve histórico sobre a criação do curso, suas características, objetivos e anunciou o lançamento do edital para processo seletivo de nova turma com ingresso em março de 2025.
As inscrições estão abertas de 12 de dezembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025.
O curso é gratuito com aulas presenciais às quartas e sextas-feiras, das 14h às 19h30. Mais informações no Edital
Palestras técnicas
Duas palestras foram apresentadas no auditório Prof. Rui Ribeiro Franco, no prédio do Ensino do IPEN. A primeira, ministrada pelo pesquisador do Centro de Química e Meio Ambiente do IPEN e professor do curso, Ademar Benévolo Lugão, teve por tema as pesquisas que desenvolve sobre hidrogel aplicado ao tratamento de queimaduras. A segunda palestra foi proferida pela física e tecnologista da Siemens Healthineers, Ana Carolina Costa da Silva, que focou nas tendências e inovações no uso de tecnologia das radiações em aplicações médicas.
Sessão de pôsteres e destaques
No saguão do prédio de Ensino foi realizada uma sessão de pôsteres de trabalhos realizados pelos alunos. Uma comissão julgadora avaliou os trabalhos apresentados e anunciou os destaques:
1º lugar: Cristiano Rodrigues Duarte, orientado pelo pesquisadora do Centro de Tecnologia das Radiações e professora do curso, Maria Elisa Chuery Martins Rostelato.
2º lugar: Bhayan Bernardo de Araújo Silva, orientado pelo pesquisador do Centro de Radiofarmácia, e professor do curso Emerson Soares Bernardes
3º lugar: Alessandra Eliana Xavier de Medeiros, orientada pela gerente do Centro de Metrologia das Radiações, e professora do curso de Mestrado Profissional Maria da Penha Albuquerque Potiens.
-
- 11/12/2024 - O Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde realiza seu 6º WorkshopO evento acontecerá em 11/12, das 13h30 às 17h, no Prédio de Ensino do IPEN-CNEN e contará com palestras e sessão de pôsteres
O evento acontecerá em 11/12, das 13h30 às 17h, no Prédio de Ensino do IPEN-CNEN e contará com palestras e sessão de pôsteres
A 6º edição do Workshop do Mestrado Profissional Stricto Sensu em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde, será realizado em 11 de dezembro, quarta-feira, com a participação de alunos das turmas 5ª e 6ª do curso, professores, pesquisadores e demais interessados.
O workshop propiciará a oportunidade de os participantes compartilharem informações, experiências e conhecimentos no uso de tecnologias da radiação nos diversos campos da saúde. O compromisso do Programa é aprofundar, complementar e expandir a formação de profissionais graduados em áreas como Medicina, Farmácia e Bioquímica, Odontologia, Física Médica, Bioquímica, Biologia, Química, Física, Engenharias, Radiologia, entre outras. O objetivo é proporcionar aos alunos conhecimento e estímulo à pesquisa e inovação atendendo a demanda de profissionais bem qualificados, especializados no das radiações ionizantes e não ionizantes, para atuarem em hospitais, clínicas e instituições relacionadas à Saúde
Programação
A abertura está prevista para às 13h30 no saguão do prédio de Ensino do IPEN-CNEN e contará com a participação da diretora do Instituto, Isolda Costa, do coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, Niklaus Wetter e da física Denise Zezell, coordenadora do Programa de Mestrado Profissional e pesquisadora do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP).Sessão de Pôsteres
Das 14h15 às 15h30 será realizada a Sessão de Pôsteres, momento em que os interessados poderão conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos alunos das turmas 5 e 6 do Programa de Mestrado Profissional. Uma comissão avaliará os pôsteres apresentados e, ao final, serão anunciados os melhores trabalhos.Palestras técnicas
O pesquisador do Centro de Química e Meio Ambiente do IPEN e orientador nos cursos de Pós-Graduação do PEN-USP, Ademar Benévolo Lugão, apresentará uma palestra sobre hidrogel aplicado ao tratamento de queimaduras, das 15h30 às 16h.Em seguida, das 16h às 17h, a física e tecnologista da Siemens Healthineers, Ana Carolina Costa da Silva, apresentará o tema sobre inovações no uso de tecnologia das radiações em aplicações médicas com destaque em tendências e inovações na área.
Inscrições para interessados externos ao curso
O evento acontecerá no saguão do Prédio de Ensino do IPEN, na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.242.
-
- 05/12/2024 - 05/12/2024 - Seminário anual avalia a produção dos bolsistas de iniciação científica dos vários institutos da CNEN e estimula carreiras na área da pesquisaForam cerca de 100 trabalhos avaliados em apresentações presenciais no prédio de Ensino do IPEN e em transmissões online nos dias 4 e 5/12/2024
Foram cerca de 100 trabalhos avaliados em apresentações presenciais no prédio de Ensino do IPEN e em transmissões online nos dias 4 e 5/12/2024
Alunos de graduação que buscam bolsas de iniciação científica em instituições de pesquisa têm uma poderosa vantagem profissional devido à experiência advinda do desenvolvimento de atividades em projetos coordenados por pesquisadores experientes. O trajeto profissional de muitos cientistas iniciou-se dessa forma, conforme o relato da diretora do IPEN-CNEN, Isolda Costa, durante a abertura dos Seminários de Avaliação dos Programas de Iniciação Científica oferecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em suas unidades técnico-científicas e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo Costa, o programa atua como um filtro para identificar potenciais pesquisadores e para orientação de carreira aos alunos.
O evento reuniu, de forma presencial no dia 4/12 e online no dia 5, a 30ª edição do Seminário Anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o XIV Seminário Anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o XXI Seminário Anual do Programa de Bolsas de Iniciação Ciência da CNEN (PROBIC).
A coordenação geral foi da gerente de Ensino do IPEN-CNEN, Martha Marques Ferreira Vieira que traçou um perfil histórico dos programas de iniciação científica que somam, atualmente, um total de 214 bolsas. A quota do PIBIC é a mais numerosa, concentrando 137 alunos de iniciação científica, seguida do PROBIC, com 60 bolsas e do PIBITI com 17.
Vieira concluiu com um depoimento emocionante sobre sua trajetória como pesquisadora que completa 50 anos e que se originou com uma bolsa de iniciação científica no então Instituto de Energia Atômica (IEA), atual IPEN. Na época, 1973, Vieira cursava o Instituto de Física da USP (IF-USP). "A iniciação científica é uma valiosa oportunidade de os alunos conhecerem as áreas de pesquisa com que possuem mais afinidade, podendo iniciar uma carreira acadêmica que continua com o Mestrado e Doutorado”, conclui.
A popularização da Inteligência Artificial
A palestra inaugural do seminário foi proferida pela professora Sarajane Marques Peres, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Intitulada "Um passeio pela inteligência artificial: dos primeiros estudos até sua popularização com a capacidade generativa”, a palestra de Peres suscitou muito interesse por parte dos participantes, principalmente pela ampla utilização, legislação a ser desenvolvida e perspectivas da tecnologia.
Peres tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em1996; mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1999e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2006. É livre docente em Aprendizado de Máquina e Inteligência Computacional pela USP. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da USP e do quadro de pesquisadores do C4AI -Center for Artificial Intelligence(USP/IBM/FAPESP), no grupo KEML (Knowledge-Enhanced Machine Learning for Reasoning about Ocean Data).
Apresentações dos bolsistas e destaques
A maratona de apresentações dos resultados obtidos pelos bolsistas ocupou dois auditórios do Prédio de Ensino no período vespertino do dia 4 de dezembro para alunos que atuam no IPEN-CNEN e duas salas virtuais concomitantes no dia 5 para os bolsistas do por Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) e do Laboratório de Poço de Caldas (LAPOC).
A comissão avaliadora foi formada pelos avaliadores do CNPq: Anselmo Sigari Moriscot, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP); Daniele Ribeiro de Araujo – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Elizabeth Ferreira Martinez, São Leopoldo Mandic; Lilia Coronato Courrol, UNIFESP; Paulo Euzébio Cabral Filho - Universidade de Pernambuco (UFPe) e Rafael Sá de Freitas, do Instituto de Física (IFUSP).
Após a avaliação, foram anunciados os seguintes destaques:
■ Amanda Magliano Pontes
"Adsorção de bário em soluções aquosas com óxido de grafeno"■ Anna Gabriela Brum Monteiro do Nascimento
"Estudo da síntese de suporte cerâmico de TiO2 por colagem de barbotina"■ Bárbara Fávaro Nascimento
"Caracterização química inorgânica de oleaginosas consumidas na cidade de São Paulo"■ Davi Fonseca Melo
"Estudo e desenvolvimento de materiais magnéticos compósitos à base de polímeros e imãs de terras raras para aplicações em impressão 4D"■ Diego Raphael Lewer Silveira
"Purificação e Avaliação da Reatividade de Anticorpos para Validação em Sistemas Biossensores"■ Evelin Mirelle Lima Araújo
"Avaliação do efeito radiomitigador do extrato de Ginkgo biloba pela técnica de micronúcleos em linfócitos humanos irradiados com diferentes concentrações do extrato"■ Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
"Desenvolvimento de um dispositivo controlador de ondas mecânicas usando plataforma Arduino para aplicações em regeneração tecidual"■ Gustavo Kolbe Cazelli
"Avaliação do aço AISI348 para uso nuclear após envelhecimento a 500ºC"■ Ianara Pereira Silva
"Uso do Radiofármaco 18F-NaF no estudo da cardiotoxicidade decorrente da quimioterapia e do consequente efeito cardioprotetor do exercício aeróbico em modelo murino de câncer de mama"■ Isadora Ferreira Caetano
"Desenvolvimento de membranas trocadoras de ânions baseados em polietileno de baixa densidade para a aplicação em células a combustível alcalinas"■ Karine Lafaiete de Carvalho
"Análise do efeito radioprotetor e radiomitigador da lectina SteLL de folhas Schinus terebinthifolia"■ Lara Pongeti Blanco
"Síntese radiolítica de nanopartículas de colágeno desnaturado para aplicações biomédicas"■ Lara Vitoria Santos Couto
"Determinação de 210PB em placentas humanas coletadas na cidade de São Paulo"■ Lucas Campos Reis Matta
"Avaliação da exposição à radiologia ionizante em equipe multidisciplinar em radiologia intervencionista cerebral"■ Luísa Alves Teixeira
"Síntese e caracterização de compostos nanoestruturados multifuncionais a base de ferritas e terras raras para aplicações médicas"■ Lyara Aparecida Biadolla
"Comparação entre métodos de detecção da concentração bacteriana com fins a determinar o valor de radioresistência da mesma"■ Marcela Alves Magalhães
"Sistemas nanoestruturados à base de sílica mesoporosa para entrega direcionada de fármacos"■ Mateus Brito Chalub
"Comparação entre experimento e simulações numéricas para perda de carga em placas perfuradas"■ Pedro Augusto Possa Vicente Sacramento Ferreira
"Efeito do pH e concentração de NH4EDTA na separação de elementos terras raras leves e pesados de Água Ácida de Mina"■ Pedro Tosato Marques
"Modernização e Instalação de Instrumentação no Circuito de Circulação Natural - CCN"■ Samara Mendes Matos
"Avaliação do efeito da radiação sobre polietilenoglicol e gelatina usados como revestimento de nanopartículas de ouro"■ Thales Zanin dos Santos de Oliveira
"Análise multielementar de suplementos alimentares utilizando raios-X"■ Yasmin Duarte Siqueira
"Alternativas para controle de radônio em novas construções" -
- 04/12/2024 - Alunos de iniciação científica da CNEN apresentarão suas pesquisas e atividades durante uma série de seminários nos dias 4 e 5/12Participarão alunos e orientadores de vários institutos de pesquisa da CNEN pertencentes aos Programas PIBIC, PROBIC e PIBITI. As apresentações presenciais acontecerão no Prédio de Ensino do IPEN no dia 4/12
Participarão alunos e orientadores de vários institutos de pesquisa da CNEN pertencentes aos Programas PIBIC, PROBIC e PIBITI. As apresentações presenciais acontecerão no Prédio de Ensino do IPEN no dia 4/12
Atualizada em 03/12/2024, 10h
Os alunos de iniciação científica das diversas unidades técnico-científicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) terão a oportunidade de apresentarem as atividades de pesquisa que desenvolvem durante a realização dos seminários anuais de avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica promovido pelo órgão. O evento reúne de forma presencial no dia 4/12 e online no dia 5, a 30ª edição do Seminário Anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o XIV Seminário Anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o XXI Seminário Anual do Programa de Bolsas de Iniciação Ciência da CNEN (PROBIC).
A organização dos encontros cabe à Dra. Martha Marques Ferreira Vieira, gerente do Centro de Ensino do IPEN que, ao lado da diretora do Instituto, Dra. Isolda Costa e do presidente da Comissão de Pós-Graduação do Programa em Tecnologia Nuclear IPEN-USP, Dr. Eduardo Landulfo, participará da abertura do evento, em 4 de dezembro, às 10h, no saguão do Prédio de Ensino.
Palestra inaugural terá como tema um histórico sobre inteligência artificial
A Dra. Sarajane Marques Peres, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), proferirá a palestra inaugural "Um passeio pela inteligência artificial: dos primeiros estudos até sua popularização com a capacidade generativa” na sequência da abertura dos seminários.
A Dra. Sarajane tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em1996; mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1999 e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2006. É livre docente em Aprendizado de Máquina e Inteligência Computacional pela USP. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da USP e do quadro de pesquisadores do C4AI - Center for Artificial Intelligence (USP/IBM/FAPESP), no grupo KEML (Knowledge-Enhanced Machine Learning for Reasoning about Ocean Data).
ENDEREÇO PARA A ABERTURA
https://conferenciaweb.rnp.br/sala/conferencia-web-ipen-ensinoApresentações técnicas dos bolsistas
As apresentações dos alunos de iniciação científica lotados no IPEN-CNEN acontecerão de forma presencial em 4/12, a partir das 13h30, nos auditórios Prof. Dr. Rui Ribeiro Franco (sala 143) e Prof. Dr. Alcídio Abrão (sala 155), 1º andar do Prédio de Ensino.
Bolsistas do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) se apresentarão de forma virtual no dia 5/12, a partir das 9h.
Ao todo, serão cerca de cem apresentações que poderão ser conferidas por transmissão online pelos links:
ENDEREÇO 1: SALA 143
https://conferenciaweb.rnp.br/sala/conferencia-web-ipen-ensinoENDEREÇO 2: SALA 155
https://conferenciaweb.rnp.br/sala/gerencia-de-ensinoAvaliadores pelo CNPq
A organização do evento agradece a participação dos seguintes professores que atuarão como avaliadores do CNPQ: Anselmo Sigari Moriscot, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP); Daniele Ribeiro de Araujo – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Elizabeth Ferreira Martinez, São Leopoldo Mandic; Lilia Coronato Courrol, UNIFESP; Prof. Dr. Paulo Euzébio Cabral Filho, da Universidade de Pernambuco (UFPe) e Rafael Sá de Freitas, do Instituto de Física (IFUSP).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS
-
- 25/11/2024 - 2º Whorkshop 'SMR Brasileiro - Uma Proposta'O evento presencial será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo site Casa Viva / Youtube
O evento presencial será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo site Casa Viva / Youtube
Com a emergência climática que o planeta atravessa, a busca de mudança de hábitos e de alternativas para produção de energia tornam-se imperativas. Nesse contexto, os Pequenos Reatores Modulares (SMRs em sua sigla em Inglês) apresentam-se como equipamentos estratégicos.
O 2º Encontro sobre Múltiplas Aplicações da Energia Nuclear e das Radiações, a se realizar de 25 a 26 de novembro, no Rio de Janeiro, RJ, destacará o tema "O SMBR, Aplicações, Licenciamento, Financiamento e Aceitação Pública". O objetivo é avançar no tema e consolidar o primeiro projeto nacional de um SMR.
Segundo a divulgação do evento, os SMRs quebram o paradigma na construção de reatores nucleares pela redução de tempo e de custos iniciais na construção de reatores nucleares aumentando a participação da energia nuclear na matriz energética mundial e, como consequência, a diminuição de redução de emissões de carbono para geração energética.
Dentre os temas a serem discutidos no evento, destacam-se o reator a propulsão para o submarino da Marinha do Brasil, LABGENE, a produção e suprimento de elementos combustíveis, a capacitação de pessoal, o licenciamento, construção e localização do equipamento e parcerias para operação.
Dentre cientistas e autoridades governamentais, haverá a participação do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Wilson Calvo; do diretor de Radioproteção e Segurança da CNEN, Alessandro Facure, do diretor técnico da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Leonam dos Santos Guimarães. Do IPEN-CNEN, participam Ana Cecília de Souza Lima, pesquisadora do Centro de Engenharia Nuclear, Anna Lúcia Villavicencio e Leonardo Gondim de Andrade e Silva, do Centro de Tecnologia das Radiações e orientadores do programa de Tecnologia Nuclear do IPEN-USP.
Realização da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), AMAZUL e Casa Viva.
-
- 24/11/2024 - 25ª edição do CBECiMat tem apoio de pesquisadores do IPEN-CNEN e da UFCO evento bienal atinge seu cinquentenário como um dos principais fóruns científicos na área de Materiais e acontecerá em Fortaleza, CE, de 24 a 28/11/2024
O evento bienal atinge seu cinquentenário como um dos principais fóruns científicos na área de Materiais e acontecerá em Fortaleza, CE, de 24 a 28/11/2024
O Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat) celebra seus 50 anos consolidando-se como um dos mais destacados eventos científicos na área da Ciência e Engenharia e Inovação na área de Materiais. Realizado de forma bienal, o congresso reúne pesquisadores, tecnologistas, empresários, estudantes e representantes de órgãos governamentais. É considerado um relevante fórum de troca de informações e discussões sobre desenvolvimentos científicos nos mais variados temas relacionados à área de Materiais.
A 25ª edição do CBECIMAT acontecerá durante o período de 24 a 28 de novembro de 2024, em Fortaleza, CE, com o objetivo de facilitar o diálogo entre academia, setores industriais e representantes de instituições de ensino nas áreas de Ciência e Engenharia de Materiais.
O CBECiMat é uma iniciativa da Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol). A Comissão Organizadora do evento é formada por pesquisadores e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN). A coordenação cabe a Walney Silva de Araújo, da UFC, tendo como 1º vice-presidente o pesquisador Jesualdo Luiz Rossi, do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CECTM) do IPEN-CNEN.
A participação do IPEN na organização do evento é significativa e envolve pesquisadores de várias unidades de pesquisa. Eliana Navarro dos Santos Muccillo, gerente do CECTM, coordena a área de Materiais Cerâmicos enquanto Gerson Marinucci, do Serviço de Gestão de Processos Especiais (GPJ), é responsável pela área de Materiais Compósitos. O pesquisador colaborador do IPEN Leonardo Gondim de Andrade e Silva coordena as atividades relacionadas a Materiais Poliméricos e o gerente do Centro de Células a Combustível (CECCO), Fábio Coral Fonseca, conduz o tema de Energias Renováveis.
O evento contará com apresentações técnicas e plenárias que discutirão temas das seguintes áreas: Materiais Cerâmicos, Compósitos, Metálicos, Poliméricos, Ensino de Materiais e como tema especial, Energia Renováveis.
Datas importantes:
Submissão de resumos até 08/04/2024
Aceite dos resumos até 25/05/2024
Trabalhos completos até 26/08/2024Mais informações e inscrições pelo site: https://www.cbecimat.com.br/
-
- 09/11/2024 - Tratamento de água e efluentes industriais foi tema de curso internacional realizado no IPEN-CNEN com apoio da AIEAO evento contou com a presença do Prof. Shijun He, da Tsinghua University, China, como expert da AIEA e representantes de doze países da América Latina
O evento contou com a presença do Prof. Shijun He, da Tsinghua University, China, como expert da AIEA e representantes de doze países da América Latina
O IPEN-CNEN sediou, durante o período de 4 a 9 de novembro, o Curso Regional de Formação sobre Aplicação da Radiação Ionizante no Tratamento de Água e Águas Residuais (RLA 1023), integrante do Projeto ARCAL CXCI - Fortalecimento da capacidade técnica para uso da tecnologia de radiação no tratamento de águas residuais - promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
A sala de seminários do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) foi o local que os representantes de doze países da América Latina utilizaram para apresentarem um panorama atual de iniciativas locais e propostas de ações conjuntas. No último dia do evento, 9 de novembro, os coordenadores e representantes internacionais se reuniram nas dependências do hotel WZ para considerações finais e avaliação do encontro.
O evento contou com a coordenação local da pesquisadora Sueli Borrely, do CETER, e da chefe do Serviço do Núcleo de Inovação Tecnológica do IPEN (SENIT), que atuou como coordenadora técnica do evento.
Segundo Borrely, "o principal objetivo do curso foi treinar todos os participantes no uso da tecnologia da radiação ionizante para o tratamento de águas residuárias e também apresentar os fundamentos da aplicação dessa tecnologia na área ambiental”.
O prof. Shijun He, da Tsinghua University, China, foi enviado pela AIEA como expert para ministrar várias palestras que orientaram sobre princípios e o estado da arte de métodos físicos, químicos e biológicos para tratamento de águas residuárias; degradação de poluentes por radiação ionizante; e vários cases sobre instalações existentes em outros países, com destaque para a China.
Como parte do programa, foi realizada uma visita técnica às instalações no CETER/IPEN do Acelerador de Elétrons, Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 e à Unidade Móvel com acelerador com feixe de elétrons para tratamento de efluentes industriais. Nesta última instalação, o gerente adjunto do CETER, Samir Somessari, coordenou uma demonstração de tratamento de efluentes. Experimentos e testes também foram realizados no Laboratório de Ensaios Biológicos Ambientais.
Em 7 de novembro, formou-se uma comitiva com participantes do curso que visitaram a Estação da SABESP para Tratamento de Esgoto do ABC e as instalações da Aquapolo, empresa de tratamento de água para reuso.
-
- 30/10/2024 - Seminário internacional sobre espectroscopia com nêutrons estimulou projetos científicos conjuntosA visita técnica e apresentação do Prof. Dr. Francesco D’Errico consolidou linhas de pesquisa e parcerias em dosimetria com nêutrons e caracterização neutrônica do Reator IEA-R1
A visita técnica e apresentação do Prof. Dr. Francesco D’Errico consolidou linhas de pesquisa e parcerias em dosimetria com nêutrons e caracterização neutrônica do Reator IEA-R1
O Prof. Dr. Francesco D’Errico, professor titular e chefe do laboratório de medições de radiação da Universidade de Pisa, Itália, ministrou o seminário "Research and Development in Neutron Spectroscopy” no IPEN-CNEN em 30 de outubro. A apresentação se deu pelo início de cooperação técnico-científica que se encontra em desenvolvimento com o Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ) do Instituto.
D’Errico é também conferencista pela Yale School of Medicine e liderou muitos projetos em métodos avançados de detecção de radiação, dosimetria e geração de imagens.
No seminário, D’Errico comentou sobre as pesquisas que realiza com espectroscopia de nêutrons, descrevendo alternativas técnicas existentes e apresentando inovações desenvolvidas por ele e sua equipe.
A apresentação foi realizada na Sala de Seminários do CERPQ e contou com a participação de cerca de 15 pesquisadores do setor, do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG), do Instituto de Física da USP (IF-USP) e da Universidade Federal de Sergipe (UFSE).
Segundo o gerente do CERPQ, o físico Frederico Genezini, o IPEN está iniciando uma parceria que trará impactos nas áreas de dosimetria de nêutrons, em projetos desenvolvidos pela Dra. Linda Caldas, Pesquisadora Emérita do IPEN e que colabora no Centro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CEMRI) e na caracterização dos campos neutrônicos do Reator IEA-R1. "O que chamou a atenção na apresentação do Dr. D’Errico foi a clareza com que ele apresentou conceitos complexos e o caráter de inovação em sua pesquisa”, comenta Genezini.
-
- 21/10/2024 - O Congresso 'Optics Exchange 2024' destacou desenvolvimentos na área de óptica e fotônicaO evento contou com a organização do IPEN Student Chapter, grupo atuante na área de divulgação científica e formado por alunos da pós-graduação do IPEN/USP
O evento contou com a organização do IPEN Student Chapter, grupo atuante na área de divulgação científica e formado por alunos da pós-graduação do IPEN/USP
O congresso Optics Exchange 2024, realizado entre os dias 14 e 16 de setembro de 2024, atingiu seus objetivos em fortalecer o intercâmbio de informações sobre óptica e fotônica entre estudantes, professores e pesquisadores. A organização do evento, iniciativa do IPEN Student Chapter, consolida o grupo de divulgação científica formado por alunos de pós-graduação notadamente na área de lasers como um dos mais atuantes no instituto.
O congresso reuniu destacadas referências acadêmicas em apresentações técnicas que promoveram intensa troca de conhecimento. Dentre os palestrantes, o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN-CNEN, Prof. Dr. Niklaus Wetter; o professor titular do Departamento de Eletrônica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Prof. Dr. Alexandre de Almeida Pohl; a coordenadora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Mackenzie, Profa. Dra. Lúcia Akemi Miyazato Sato e a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde do IPEN e pesquisadora do Centro de Lasers (CELAP/IPEN), Profa. Dra. Denise Zezell.
A programação contemplou sessões sobre lasers, biofotônica e materiais fotônicos, com ênfase para a intensa interação entre os participantes. A seção de pôsteres teve avaliação de um comitê científico com premiação dos melhores trabalhos.
Os organizadores também destacam a visita guiada aos laboratórios do CELAP do IPEN que proporcionou aos participantes uma visão prática dos avanços tecnológicos e equipamentos disponíveis no setor.
O congresso contou com apoio da SPIE, OPTICA, FAPESP, SISFÓTON, THORLABS, USBIOSOLUTIONS, SBFÓTON, INTERAS, USP, IPEN e FAFITPE.
-
- 14/10/2024 - RADIO 2024 reúne a comunidade científica voltada para a radioproteção e segurança nuclearO megaevento reúne quatro congressos e um encontro durante o período de 14 a 18 de outubro no Rio de Janeiro, RJ.
O megaevento reúne quatro congressos e um encontro durante o período de 14 a 18 de outubro no Rio de Janeiro, RJ.
A 7ª edição da International Joint Conference RADIO, a RADIO-2024, reúne os seguintes eventos: o VIII Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica, o X Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI), fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM); o X Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, organizado alternadamente no Brasil e em Portugal em parceria com a Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações (SPPCR), o X Congresso Internacional de Radioproteção Industrial, em parceria com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), e o II Encontro Nacional de Mulheres do Setor Nuclear, em conjunto com a Women In Nuclear Brazil (WIN-Brasil).
Segundo a organização, "a Conferência parte da ideia de que o fortalecimento de uma cultura de proteção e segurança radiológica passa pela criação de oportunidades de diálogos construtivos entre todas as partes interessadas, envolvidas em atividades relacionadas à radiação, incluindo especialistas em proteção radiológica, físicos, médicos, bem como projetistas e fornecedores de equipamentos."
No escopo da Conferência pretende-se discutir experiências relacionadas à aplicação das radiações ionizantes na indústria, na medicina e na pesquisa. Entre os temas de discussão, destacam-se um Novo Marco Regulatório no país, com os preparativos para a nova Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) e o término da Consulta Pública que discutiu a nova Norma CNEN NN 3.01, tratando dos Requisitos Básicos de Radioproteção e Segurança das Fontes de Radiação Ionizante.
Serão realizados minicursos para atualização dos profissionais participantes em temas relacionados à radioproteção. O programa do evento consiste em mesas redondas, conferências, sessões temáticas e de pôsteres. Uma exposição com produtos e serviços oferecidos por instituições e empresas completa a programação.
Participação do IPEN
Participam da organização do evento, como representantes institucionais, Demerval L. Rodrigues, coordenador de Segurança, e Fábio Suzuki, pesquisador do Serviço de Radioproteção. Suzuki ministra, em 16 de outubro palestra sobre "Transporte de Materiais Radioativos: Principais atualizações da 5.01 e ANTT". Na mesma data, o gerente do Centro de Radiofarmácia do IPEN, Luis Alberto Pereira Dias, participa da mesa redonda "Aplicações Médicas - Desafios na Pesquisa e Produção de Radiofármacos no Brasil".
Denise Levy, bolsista do IPEN, é presidente na organização do X Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e participa de mesas redondas sobre Comunicação na Área Radiológica e os Desafios na Gestão do Conhecimento Formação de Profissionais, além de participar do Comitê de Comunicação da Conferência.
A gerente do Centro de Metrologia das Radiações Ionizantes, Maria da Penha Albuquerque Potiens, participa como secretária geral do X Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes.
No dia 16 de outubro, a diretora do IPEN-CNEN, Isolda Costa, participa da abertura do II Encontro de Mulheres no Setor Nuclear, com a participação de Gabryele Moreira, presidente da Woman In Nuclear (WiN Brasil) e doutoranda do IPEN/USP e a pesquisadora Anna Lucia Villavicêncio, do Centro de Tecnologia das Radiações do IPEN.
O projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e o estágio atual do empreendimento serão apresentados por José Augusto Perrotta, Pesquisador Emérito do IPEN e colaborar do projeto.
Mais informações no site do evento: https://sbpr.org.br/radio2024/
-
- 07/10/2024 - IPEN/CNEN promove workshop sobre urgência e emergência para alunos da Escola de Enfermagem de Osasco focado no atendimento pré-hospitalarFonte: CNEN
Quatro ações que podem salvar vidas em uma situação de parada cardiorrespiratória (PCR), procedimentos adotados em casos de acidente vascular cerebral (AVC) e acidente vascular encefálico (AVE), o passo a passo para a imobilização de vítimas de traumas e restrição do movimento da coluna (RMC) no atendimento pré-hospitalar (APH) foram alguns dos temas abordados no 18° Workshop de Urgência e Emergência, promovido pela equipe de socorristas do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) para alunos da Escola Clara Luz de Enfermagem de Osasco, no último sábado, 5, das 9h às 16h30.
O Workshop, realizado no Centro de Ensino do IPEN/CNEN, foi a última etapa de um curso semestral de 100 horas, no âmbito da parceria de 11 anos entre IPEN/CNEN e a Escola Clara Luz. "O objetivo desse curso é a gente detectar e socorrer, observando os protocolos de saúde, qualquer intercorrência médica, pré-hospitalar. Como o nome diz, é um pré-atendimento, não um tratamento, porque tratamento é no intra-hospitalar. O que nós fazemos é orientar os alunos quanto a procedimentos de urgência e emergência que podem salvar vidas”, explicou Marcos Silveira, que coordena a esquipe do IPEN/CNEN.
Segundo ele, os socorristas são capacitados pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Cruz Vermelha, com treinamentos e aperfeiçoamentos constantes no atendimento a qualquer tipo de intercorrência. Desta edição – acrescenta Marcos – participaram 67 alunos, e a última aula é sempre no IPEN/CNEN, o que acaba servindo como reciclagem para a equipe. Um dos pontos altos do Workshop foi simulação de acidente de trânsito, em que foi demonstrado como imobilizar a vítima (APH) até que ela possa ser removida com segurança para atendimento hospitalar.
No caso de PCR, por exemplo, quatro ações podem salvar vidas: a primeira é identificar a situação, verificando os sinais vitais, estimulando a vítima com toques firmes e comandos de voz para obter alguma resposta. O segundo passo é o acionamento do serviço de atendimento móvel de emergência. Não havendo reações (constatando-se que a respiração e os batimentos estão ausentes ou fracos), deve-se começar as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade. Por último, o uso do desfibrilador externo automático (DEA), assim que disponível.
Outro tópico que chamou a atenção dos alunos foi a demonstração de socorro em caso de engasgo, muito comum principalmente em crianças, mas não raro em adultos. Houve simulação da manobra de Heimlich em "bebê” e "cadeirante”, utilizando bonecos, e também de uma ocorrência em um adulto de grande porte, esta com a participação dos socorristas Marcio Roberto e Gilson Daltro. Na ocasião, foi mencionada a Lei 13.722/2018, ou Lei Lucas, criada em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, quefaleceu aos 10 anos após um acidente escolar em se engasgou durante o intervalo escola e morreu.
Essa lei exige que professores e funcionários de instituições públicas e privadas de educação básica, assim como de estabelecimentos de recreação infantil, recebam capacitação em noções básicas de primeiros socorros. O objetivo é garantir que todos estejam preparados para agir em situações de emergência até a chegada do atendimento médico especializado. O treinamento pode ser conduzido por profissionais da área da saúde, como aqueles que atuam em Pronto-Socorro ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Os alunos também conheceram os principais materiais utilizados por socorristas em ambulância, a importância da correta e pronta identificação dos sintomas e acionamento dos serviços de emergência para casos de AVC e AVE. Dentre os principais sinais estão fraqueza de um lado do corpo, alteração ou perda de visão, dificuldade para falar, desvio de rima labial (sorriso torto), desequilíbrio e tontura, dores de cabeça fortes e persistentes e dificuldade para engolir.
"O curso é muito rico e forma o aluno para atuar no SAMU, em UTI hospitalar e no resgate as vítimas de acidentes, AVC, AVE, engasgo e tudo o que você está sendo apresentado aqui. E, para os alunos, é muito importante esta etapa no IPEN, o curso é muito rico em aprendizado, com 100 horas, divididas em 16 sábados. Esta última etapa é importante e fecha o ciclo com muito conhecimento sobre o atendimento pré-hospitalar”, afirmou Jerusa Paiva de Oliveira, professora da Escola Clara Luz e enfermeira com mais de 20 anos de experiência, coordenadora do curso junto com o também professor e profissional da área, Jean Frontino.
Todos os temas abordados no Workshop, de acordo com Frontino, foram planejados conjuntamente, entre Escola Clara Luz e IPEN/CNEN, desde o momento em que ele conheceu Marcos Silveira. "Ele é o idealizador do projeto. Juntos, elaboramos um curso fácil, prático, rápido, com baixas variáveis, de maneira que possamos ter um serviço de primeiros-socorros não apenas para os profissionais, mas para todos aqueles que possamos alcançar. Um minuto faz toda a diferença em uma situação de emergência, e quanto mais profissionais treinados, mais vidas podemos salvar”, ressaltou.
Foto: Divulgação IPEN/CNEN"Apaixonada”
Para a aluna Andreia Pereira da Silva, o Workshop no IPEN/CNEN, assim como todo o curso, certamente farão dela uma profissional melhor. "É uma área que desde sempre me encantava, e, quando eu decidi fazer o curso, me apaixonei. Tudo o que eu aprendi dentro da sala de aula, com os professores, os ensinamentos e o cuidado que eles têm de mostrar para nós a importância dos primeiros-socorros, na teoria como na prática, não consigo descrever em palavras. É um mundo totalmente diferente do que você imagina”.
Nathan Henrique de Souza Pinheiro comentou que o Workshop, particularmente, trouxe muitas lembranças boas, pois já presenciou e participou de resgates do SAMU, experiência pela qual "se apaixonou”. Ele destacou o apoio recebido de Jean e Jerusa desde o início do curso. "Eles me ajudaram bastante, me ensinaram muito, e pude desenvolver bem o meu processo do curso. Achei tudo incrível, principalmente esse workshop, que está maravilhoso”.
Palestras
Com início às 9h, o Workshop contou com a palestra de Gabryelle Moreira, presidenta da Women in Nuclear, capítulo Brasil (WiN Brasil), organização ligada à WiN Global, sem fins lucrativos de mulheres que trabalham profissionalmente em vários campos da energia nuclear e aplicações de radiações ionizantes, como medicina e saúde, autoridades reguladoras, na indústria ou como pesquisadoras independentes. Ela abordou a participação das mulheres na ciência, evidenciando a discrepância de oportunidades e a importância de se promover a equidade de gênero em todos os campos do conhecimento.
Na sequência, o físico Fábio Suzuki, supervisor de Radioproteção do IPEN/CNEN, fez uma apresentação sobre atendimento a emergências radiológicas e nucleares, transporte de material radioativo, proteção física em instalações nucleares e instrumentação em radioproteção. Deu diversos exemplos de como a radiação está presente no cotidiano, utilizando um detector e um pacote de sal light, rico em cloreto de potássio (KCI), indicado no tratamento e/ou prevenção da hipocalemia em pacientes que não toleram potássio líquido ou efervescente – o potássio é radioativo, emite radiação Beta e Gama.
"A parceria entre o IPEN e a Escola Clara Luz resultou nesse trabalho conjunto de formação de pessoal para atendimento pré-hospitalar. A cada seis meses, eles montam uma turma, e, como disse, aqui sempre acontece a última aula. A maioria dos alunos é da área de enfermagem, mas podemos oferecer também para outros grupos de profissionais, pessoas leigas, porque nosso pessoal é qualificado. Nosso espírito é de colaborar, dentro das nossas especialidades e da competência dos nossos socorristas”, concluiu Marcos Silveira, coordenado pelo IPEN/CNEN.
Foto: Divulgação IPEN/CNEN
-
- 03/10/2024 - IPEN-CNEN ingressa como Centro Colaborador da AIEA em segurança computacional, detecção de radiação e proteção físicaO centro colaborador da AIEA dará apoio a workshops internacionais incentivando a cultura de segurança e ficará localizado na Biblioteca Terezine Arantes Ferraz que terá parte de suas instalações readequadas até junho de 2025
O centro colaborador da AIEA dará apoio a workshops internacionais incentivando a cultura de segurança e ficará localizado na Biblioteca Terezine Arantes Ferraz que terá parte de suas instalações readequadas até junho de 2025
O IPEN-CNEN recebeu a visita da diretora da Divisão de Segurança Física Nuclear da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA), Elena Buglova, em 3 de outubro, como parte de uma intensa programação de atividades no Brasil que incluíram participações no "Regional Workshop on Developing a National Framework for Managing the Response to Criminal or Intentional Unauthorized Acts Involving Nuclear or Other Radioactive Material” e no encontro sobre "Segurança Física Nuclear: Ações Regulatórias no Brasil e a Cooperação com a AIEA”, ambos na cidade do Rio de Janeiro.
No encontro, realizado na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), em 2 de outubro, Buglova destacou o esforço contínuo de colaboração na busca de tornar robusta a segurança nuclear no País.
No IPEN, Buglova e o chefe da Seção de Segurança da Informação da AIEA, Rodney Busquim e Silva, que a acompanhava, foram recepcionados por Isolda Costa, diretora do IPEN, coordenadores e gerentes de centros de pesquisa no espaço cultural "Marcello Damy” onde conheceu a exposição "O IPEN e sua História”.
Visitas técnicas
As visitas técnicas se iniciaram no Centro de Tecnologia das Radiações (CETER), nas instalações dos aceleradores de elétrons, do Irradiador Multirpopósito de Cobalto-60 e da Unidade Móvel com acelerador de feixe de elétrons para tratamento de efluentes industriais, esta última em projeto com parceria da AIEA. No local, a comitiva foi recebida por Samir Somessari, gerente adjunto, Fabio Costa, pesquisador, e Heitor Gameiro Duarte, colaborador nas atividades realizadas nos aceleradores de elétrons.
Outra área visitada foi o Reator de Pesquisa IPEN/MB-01, no Centro de Engenharia Nuclear (CEENG). O projeto do reator, genuinamente nacional, foi resultado de parceria entre o IPEN e a Marinha do Brasil. Marco Antonio Sabo, operador do reator, acompanhou o grupo.
"IAEA Collaborating Centre”
Após as visitas técnicas e uma reunião na Sala do Conselho Superior do IPEN, foi realizada uma cerimônia de descerramento de placa para a criação do centro colaborador da AIEA no Instituto.
A ideia da criação de um centro de colaboração no IPEN surgiu do intenso intercâmbio existente entre o Instituto e a AIEA, fortalecido com a realização de workshops na área de segurança computacional. O acordo que formalizou o "Collaborating Centre” foi assinado em junho de 2024. A coordenação principal pelo IPEN será de Paulo Henrique Bianchi, também responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão do Instituto. Pela AIEA, responderá pela gestão Rodney Busquim e Silva, que responde pela segurança da informação do órgão internacional. Compõem o Centro uma equipe de colaboradores da Universidade de São Paulo (USP) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Bianchi comenta que o objetivo do "Collaborating Centre” é apoiar a AIEA em atividades relacionadas à Segurança Computacional, Detecção de Radiação e Proteção Física para a Segurança Nuclear. O Centro serviraá de apoio técnico-científico para o desenvolvimento de treinamentos e capacidades regionais para a segurança nuclear. A Biblioteca Terezine Arantes Ferraz, anexa ao Bloco de Administração do Instituto, terá parte de seu amplo salão de leitura adaptado para abrigar as novas atividades. A previsão é que a reforma esteja concluída no segundo semestre de 2025.
"A criação do ‘Collaborating Centre’ no IPEN-CNEN representa um avanço significativo na segurança nuclear no Brasil. Estamos entusiasmados em colaborar com a AIEA para desenvolver novas metodologias de segurança e apoiar o fortalecimento das capacidades técnicas e científicas da região. Este é mais um passo importante para garantir a proteção físisca e a segurança digital em áreas críticas de instalações nucleares e radiativas”, conclui Bianchi.
O IPEN-CNEN passa, então, a ingressar na relação de mais de 50 centros colaboradores da AIEA no mundo, sendo o quarto no Brasil.
-
- 19/09/2024 - Projetos com a CNEN são destaque em Reunião bilaterial da AIEA para AL e Caribe, na 68a Conferência Geral, em VienaDurante Reunião Bilateral promovida pela Divisão para a América Latina e o Caribe, do Departamento de Cooperação Técnica da AIEA, nesta quinta-feira, 19, por ocasião da 68a Conferência Geral da AIEA, em Viena, Karla Diaz, gerente do Programa de Gestão da AIEA, fez um balanço da cooperação, abordando os seis projetos nacionais com o Brasil, no ciclo 2024 a 2025, dos quais três são com a CNEN, um com a Marinha do Brasil, um com a BioFabrica MOSCAMED e o último com o Serviço Geológico Regional CPRM.
Os projetos com a CNEN são: "Desenvolvimento de Recursos Humanos em Tecnologia Nuclear para Setores Estratégicos, Necessidades Emergentes e Oportunidades” (BRA0026), contraparte Joana Alves Azambuja; "Fortalecimento da Infraestrutura Nacional para a Segurança Radiológica”(BRA9062), contraparte Flávia da Silva Teixeira; e "Aplicação de Radiação Ionizante para Redução de Micro e Nanoplásticos e Poluentes Emergentes: Padronização de Métodos para Detecção, Caracterização e Demonstração de Tratamento In Situ” (BRA7015), contraparte Isolda Costa.
Karla Diaz comentou ainda os principais resultados alcançados em 2024, de projetos do ciclo 2020 e 2022. São eles: "Usando a Técnica do Inseto Estéril para Aplicar uma Cepa Local no Controle do Aedes Aegypti (Fase II)”, contraparte Jair Fernandes Virginio, da MOSCAMED, a partir de um estudo piloto em Recife (PE); "Desenvolvimento de Recursos Humanos em Tecnologia Nuclear”, contraparte Cláudio Tinoco, da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ).
Esse projeto culminou com a inauguração, em junho passado, do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Universitário Antônio Pedro, com a presente do diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi. Por meio de projeto de cooperação com a CNEN, o HUAP recebeu um SPECT-CT, equipamento de medicina nuclear que combina cintilografia e tomografia computadorizada. O moderno aparato permitiu o aumento a cerca de 1300 pacientes no período de 11 meses, um aumento de mais de 100% no número de procedimentos realizados.
Da CNEN, os destaques ficaram para dois projetos: "Unidade Móvel com Acelerador de Feixe de Elétrons para o Tratamento de Efluentes Industriais e seu Reuso no Brasil” (BRA1035), instalação inaugurada no dia 31 de agosto, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN), por ocasião da celebração dos seus 68 anos, em São Paulo.
O tratamento de efluentes industriais com o uso de feixes de elétrons tem se expandido em vários países, especialmente na Coreia do Sul e, mais recentemente, na China. No Brasil, trata-se de um projeto pioneiro, que recebeu diversos premiações, destacando-se o prêmio "Tecnologias Nucleares para uma Vida Melhor", apresentado no "11º Fórum Internacional ATOMEXPO 2019”.
O segundo projeto foi "Desenvolvimento e Expansão da Terapia Teranóstica no Câncer de Próstata no Brasil com Actínio-225 e Lutécio-177” (BR6032), contraparte Emerson Bernardes. A inauguração do Laboratório de Pesquisa e Produção de Lotes Piloto de Radiofármacos, financiado pela FAPESP, em agosto de 2023, com a presença da ministra de CT&I, Luciana Santos, é vital para o desenvolvimentos de pesquisas referentes a esse projeto.
A 68ªConferência Geral, que acontece no Vienna International Center, sede a AIEA, vinculada à ONU, em Viena, termina nesta sexta-feira, 20.
Texto e foto de Ana Paula Freire Artaxo / CNEN
-
- 19/09/2024 - CNEN apresenta perspectivas legais de eventual adesão do Brasil à Convenção de Indenização Suplementar para Danos NuclearesO tema foi debate em evento paralelo da 68ª Conferência Geral da AIEA, que termina nesta sexta-feira, 20, em Viena.
O tema foi debate em evento paralelo da 68ª Conferência Geral da AIEA, que termina nesta sexta-feira, 20, em Viena.
VIENA, Áustria – O procurador-chefe da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Rômulo Lima, apresentou um panorama dos aspectos legais do regime de responsabilidade civil para danos nucleares e as potenciais vantagens da adesão do Brasil à Convenção de Indenização Suplementar para Danos Nucleares (CSC, da sigla em inglês Convention on Supplementary Compensation for Nuclear Damage), durante o Side Event "CSC Expansion: Member States’ Insight of Joining a Global Nuclear Liability Regime”.
Entre as principais vantagens destacadas, Lima ressaltou o avanço da legislação brasileira, atualmente regida pela Convenção de Viena de 1963, para valores devidos, em caso de acidente nuclear, no Brasil, e a possibilidade de participação do país em um fundo internacional destinado à compensação por acidentes nucleares no mundo. A CSC prevê uma compensação de aproximadamente US$ 415 milhões por acidente, o que corresponde a 300 milhões de SDR (acrônimo para special drawing right).
Essa adesão poderia não apenas modernizar o regime de responsabilidade civil no Brasil, mas também oferecer uma rede adicional de segurança financeira em nível global para enfrentar os impactos de possíveis acidentes nucleares. "É um avanço significativo não só para ingressarmos em um regime global, mas, também, para garantir uma indenização mais justa e adequada aos danos sofridos, além de proporcionar um terreno mais seguro para investimentos nessa área ,no Brasil, sejam eles nacionais ou estrangeiros”, afirmou Lima.
O procurador-geral da CNEN também abordou aspectos econômicos, industriais e até políticos do alinhamento do Brasil com outras potencias nucleares, no plano internacional. "Nós já temos, na CNEN, uma Nota Técnica, elaborada, recentemente, que realça esses aspectos. O documento saiu da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, em conjunto com a Procuradoria Federal junto à CNEN”, acrescentou Rômulo, referindo à Nota No 4/2024/CGRC/DRS.
O Side Event contou com a participação do Diretor-Geral da AEIA, Rafael Mariano Grossi, e de representantes de países que apresentaram as suas perspectivas sobre a CSC, tais como Reino Unido, Lituânia, Filipinas e Estados Unidos da América. Presidido por Ms. Laura Holgate, embaixadora dos EUA para a AIEA em Viena, a discussão contou também com as presenças de Peri Lynne Johson, diretora do Office of Legal Affairs (OLA), e Mr. Atsushi Kaifu, embaixador do Japão para a AIEA, em Viena.
"As perpectivas apresentadas pelo Brasil foram recebidas com otimismo pelos países envolvidos”, acredita Romulo. O procurador-geral adiantou que, atualmente, o governo federal está analisando os aspectos financeiros no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), para dar o próximo passo em direção à adesão, que já conta com pareceres técnicos e legais da CNEN e do MCTI, mas que continua sendo objetivo de avaliação do Governo Brasileiro.
A 68a Conferência Geral, que acontece no Vienna International Center, sede a AIEA, vinculada à ONU, em Viena, termina nesta sexta-feira, 20.
Texto de Ana Paula Freire Artaxo - CNEN.
-
- 18/09/2024 - Biblioteca do IPEN promove palestra gratuita sobre Repositório de Dados CientíficosO evento é gratuito e acontecerá em 18/09, a partir das 15h, com transmissão online via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
O evento é gratuito e acontecerá em 18/09, a partir das 15h, com transmissão online via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
A Biblioteca "Terezine Arantes Ferraz”, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN) realizará uma palestra gratuita e online sobre o uso do Repositório de Dados Científicos (RDC) do IPEN. O evento acontecerá no dia 18 de setembro, quarta-feira, das 15h às 16h, com transmissão ao vivo pela plataforma Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Os repositórios de dados de pesquisa científica são essenciais para o armazenamento, preservação e compartilhamento de dados, facilitando o acesso e a reutilização de informações valiosas. O objetivo da palestra é divulgar a utilidade e a disponibilidade do RDC IPEN para a comunidade científica do instituto.
A palestra será conduzida pela bibliotecária Mery Igami, chefe do Serviço de Gestão de Informação e Documentação Científica (SEIDC) do IPEN e responsável pela biblioteca do Instituto, com as participações de Leandro Ciuffo, diretor adjunto para e-Ciência e ciberinfraestrutura avançada na diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP e pelo Prof. Dr. Renê Faustino Gabriel Junior, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em repositórios de dados e doutor em ciência da informação. Eles abordarão a importância do RDC para alunos de pós-graduação, orientadores e pesquisadores, destacando como a ferramenta pode auxiliar na gestão e disseminação de dados científicos provenientes de pesquisas, artigos, dissertações e teses.
Os interessados podem acessar a palestra por meio do link: https://conferenciaweb.rnp.br/ipen/palestra-sobre-o-repositorio-de-dados-do-ipen.
Após as apresentações, haverá uma sessão dedicada a perguntas e esclarecimentos.
-
- 16/09/2024 - CNEN e AMAZUL participam da Comitiva Brasileira na 68ª Conferência Geral da AIEA em VienaViena, Áustria – Representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da empresa brasileira AMAZUL participam da comitiva do Brasil na 68ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que ocorre de 16 a 20 de setembro de 2024 no Vienna International Centre (VIC), em Viena, Áustria. Durante o evento, altos funcionários e representantes dos Estados-Membros da AIEA discutirão uma ampla gama de questões relacionadas à energia nuclear.
Destaques da Participação Brasileira na 68ª Conferência Geral da AIEA
Participação Ativa: A delegação brasileira participa ativamente das sessões plenárias, mesas-redondas e reuniões bilaterais ao longo da conferência. O principal objetivo é fortalecera cooperação internacional em energia nuclear, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e melhores práticas em áreas cruciais como segurança nuclear, medicina nuclear e desenvolvimento sustentável.
Tecnologia em Destaque: A irradiação de alimentos e produtos é uma tecnologia promissora com crescente reconhecimento no Brasil, especialmente nas pesquisas científicas. Este tema será um ponto focal no evento, evidenciando sua importância. A AMAZUL está focada em expandir seu impacto socioeconômico através de parcerias com órgãos públicos, instituições de pesquisa e empresas, com o objetivo de estabelecer centros de irradiação no país e promover avanços significativos na área.
Painéis de Discussão: Os representantes da CNEN, AMAZUL participarão de painéis dedicados ao papel da energia nuclear na mitigação das mudanças climáticas e ao avanço de tecnologias nucleares para o desenvolvimento sustentável. Além disso, ocorrerão eventos laterais, especialmente fóruns sobre irradiação de alimentos e gestão do conhecimento.
Side Event: A CNEN e a AMAZUL foram convidadas a apresentar a abordagem brasileira de Gestão do Conhecimento (GC) no Side Event intitulado "Effective Low-Cost Strategies to Mitigate the Loss of Critical Nuclear Knowledge", que ocorrerá na quarta-feira, 18 de setembro de 2024, das 9h00 às 10h30, na Sala de Conferências CR3, Edifício C, sétimo andar. O evento abordará estratégias eficazes e de baixo custo para mitigar a perda de conhecimento nuclearcrítico, promovendo a troca de melhores práticas e experiências entre os países participantes.
Além disso, a CNEN participará do Side Event "Convention on Supplementary Compensation forNuclear Damage” (CSC), apresentando o tema "Legal Aspects and Advantages of Brazil’s Accession to the CSC”. Este evento será realizado no dia dia 17 de Setembro, as 14:30, no EspaçoM01, M Building, Primeiro Andar. A apresentação oferecerá um panorama do regime legal vigente e discutirá os aspectos relevantes que poderão impactar a legislação brasileira em caso de adesão ao CSC.
Parcerias Internacionais: A comitiva brasileira buscará estreitar laços e firmar novas parcerias com outros países, visando a colaboração em projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e segurança nuclear.
Exposição de Inovações: A delegação também destacará as inovações tecnológicas desenvolvidas pelas instituições brasileiras, com ênfase nos projetos da AMAZUL que está na vanguarda das soluções nucleares aplicadas à saúde, energia e agricultura.
O Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear (LabRV/IEN/CNEN) apresentará a Cidade Virtual da Ciência e a Exposição Argonauta, projeto inovador de divulgação científica, em desenvolvimento no IEN, que visa aproximar e informar o público dos usos pacíficos da energia nuclear e da ciência nuclear, apresentando seus benefícios para a sociedade.
A presença dos representantes da CNEN, AMAZUL na 68ª Conferência Geral da AIEA reforça o compromisso do Brasil com a promoção do uso seguro e pacífico da energia nuclear, posicionando o país como um ator-chave na arena internacional.
Sobre a AIEA:
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é uma organização internacional dedicada à promoção do uso seguro, protegido e pacífico da tecnologia nuclear. Com sede em Viena, a AIEA trabalha com seus Estados-Membros e múltiplos parceiros em todo o mundo para promover a ciência e a tecnologia nuclear, apoiar a segurança e proteção nuclear e facilitar a verificação das atividades nucleares em prol da paz e segurança internacionais.Sobre a CNEN:
A CNEN, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem a missão de garantir o uso seguro e pacífico da energia nuclear, promovendo o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao bem-estar da população. Para cumprir essa missão, a CNEN investe continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o objetivo de ampliar as aplicações seguras da tecnologia nuclear em diversas áreas.Além de suas iniciativas tecnológicas, a CNEN oferece programas de pós-graduação, tanto em suas unidades de pesquisa quanto em parceria com instituições de ensino, sendo reconhecida pela excelência na formação de profissionais especializados no setor nuclear.
A CNEN também estabelece normas de proteção radiológica e regula, licencia e fiscaliza a produção e o uso da energia nuclear no Brasil, assegurando a segurança no manuseio de materiais e na operação de instalações nucleares, de acordo com os mais rigorosos padrões de controle.
Contato: ana-paula.artaxo@cnen.gov.brSobre a AMAZUL:
A AMAZUL é uma empresa estatal brasileira que se destaca no campo das tecnologias nucleares, gestão do conhecimento e inovação. Atuando na vanguarda do setor, a empresa foca especialmente em projetos do Programa Nuclear Brasileiro (PNB), desenvolvendo e implementando soluções avançadas na área nuclear.A AMAZUL visa melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros, garantir a segurança energética e nuclear e contribuir para a descarbonização da economia e a proteção do planeta.
Com uma visão audaciosa, a AMAZUL está contribuindo para o futuro do setor nuclear brasileiro através de pesquisa, desenvolvimento e implementação de tecnologias nucleares em diversas áreas. Além disso, a empresa se compromete com a excelência, a segurança e a sustentabilidade em todas as suas iniciativas, tendo como lema "AMAZUL tecnologia nuclear em Benefício da Sociedade”
Contato: alessandra.cecco@amazul.gov.br -
- 16/09/2024 - Participação da CNEN na 68ª Conferência Geral da AIEAA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA em sua sigla no idioma Português), realiza a 68ª edição de sua Conferência Geral no período d 16 a 20 de setembro de 2024, no Vienna International Centre (VIC), Áustria. Durante a conferência, representantes e autoridades dos Estados-Membros discutirão temas de destaque e diretrizes para os próximos anos.
Paralelamente, a AIEA convida instituições das áreas nucleares de seus Estados-Membros para apresentarem suas atuações em estandes em exposição paralela. A programação se completa com um fórum científico.
O tema escolhido para o estande brasileiro foi "Nuclear Technology for a Better Life”. Além de divulgar os benefícios da tecnologia nuclear, o estande é o ponto de encontro da delegação brasileira na Conferência Geral.
Conferência Geral
Segundo a organização, os representantes discutirão diversos temas, desde o Relatório Anual de 2023 e o orçamento para 2025, atividades relacionadas à ciência, aplicações de técnicas nucleares, segurança nuclear e melhoria nas ações de salvaguardas. Tema específicos como a segurança nuclear na Ucrânia e salvaguardas no Oriente Médio e na República Popular Democrática da Coreia também estão pautados.
Transmissão ao vivo das participações dos delegados de cada pais poderão ser acompanhas neste link. para o público.
Link para os documentos fornecidos pelos membros.
Cerca de 70 eventos paralelos serão realizados com temas como poluição por microplásticos, energia limpa, aplicações da radiação na alimentação e na saúde.
Leia também:
CNEN e AMAZUL participam da Comitiva Brasileira na 68ª Conferência Geral da AIEA em Viena
Autoridades da CNEN no estande do Brasil durante a 68ª Conferência Geral da AIEA, em Viena, Áustria. O estande C9-C10 está na rotunda principal (foto: divulgação).
-
- 14/09/2024 - O congresso Optics Exchange 2024 discutirá pesquisas e perspectivas da óptica e fotônica entre outros temasO congresso acontece de 14 a 16 de setembro e é o primeiro a ser organizado pelo IPEN Student Chapter
O congresso acontece de 14 a 16 de setembro e é o primeiro a ser organizado pelo IPEN Student Chapter
O IPEN Student Chapter, organização formada por alunos da pós-graduação do IPEN-USP, organiza seu primeiro congresso, o Optics Exchange 2024, que será realizado de 14 a 16 de setembro nas instalações do IPEN, em São Paulo. Os organizadores consideram que o evento será uma excelente oportunidade para pesquisadores, estudantes e profissionais da área de óptica e fotônica intensificarem o intercâmbio de ideias e discutirem os mais recentes avanços no setor.
Dentre os tópicos a serem abordados destacam-se o desenvolvimento de novas tecnologias em óptica e fotônica, lasers, fusão nuclear e aceleração de elétrons com tecnologia laser, biofotônica e mesas redondas sobre saúde mental na academia e diversidade e inclusão na ciência. A programação inclui uma sessão de pôsteres e visita aos laboratórios do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP) do IPEN.
Participam como palestrantes pesquisadores, orientadores do CELAP-IPEN e cientistas convidados.
Informações sobre inscrições e detalhes da programação poderão ser obtidos pelo link: https://sites.google.com/view/optics-exchange-sp