Vídeos
-
A física médica e doutoranda do Programa de Pós-Graduação do IPEN-USP Karoline Suzart foi entrevistada no programa "Negros em Foco” exibido em 17 de setembro de 2024. Apresentado pelo reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, o programa teve como tema "Ciência do Futuro – Negros Pesquisadores” e contou com a participação do professor Carlos Machado, mestre em História pela Universidade de São Paulo. Suzart é também vice-presidente da Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil) e Machado é autor do livro "Gênios da Humanidade – Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente”. O programa discutiu programas de pós-graduação e a importância que desempenham para a formação de pesquisadores com potencial para liderar processos de inovação e desenvolvimento da sociedade. Os desafios da comunidade negra na área do ensino de pós-graduação, pesquisa e inovação que necessita ampliar a diversidade e representatividade foram levantados. O programa Negros em Foco é uma parceria entre a TV Cultura e a Universidade Zumbi dos Palmares e vai ao ar todas terças-feiras, às 23h30. Os programas exibidos estão disponíveis no canal do YouTube. Leia matéria sobre Karoline Suzart no site do IPEN: Doutoranda do IPEN-USP conquista Bolsa Atlânticas e inspira futuras cientistas
-
Projeto do IPEN-CNEN, pioneiro no Brasil, a unidade móvel com acelerador de elétrons para tratamento de efluentes industriais foi inaugurada oficialmente durante as celebrações do 68º aniversário de fundação do Instituto em 30 de agosto de 2024. O projeto é coordenado por Wilson Aparecido Parejo Calvo, atual diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) mas que à época de início de planejamento era pesquisador do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) do IPEN. O feixe de elétrons emitido pelo acelerador permite o tratamento de efluentes gerados pela indústria e sua reutilização fortalecendo ações de sustentabilidade. O projeto contou com apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) e da empresa Truckvan. Produção: Thiago Rustichelli Sampaio, colaboração: Daniel Floriano de Jesus e Gilson Noboru Narahara.
-
A física Linda Ehlin Caldas recebeu o título de Pesquisadora Emérita do IPEN durante a sessão solene de 68º aniversário de fundação do Instituto, em 29 de agosto de 2024. Nascida na Suécia, em 1949, chega ao Brasil em 1957. Formou-se no Instituto de Física da Universidade de São Paulo em 1971. Concluiu o mestrado em 1973 e o doutorado em 1980. Ingressou no IPEN em 1975. É considerada uma das pioneiras da Metrologia das Radiações no País tendo contribuído na área de pesquisa e de formação acadêmica de forma excepcional. No vídeo, depoimentos de Maria da Penha Albuquerque Potiens, gerente de Metrologia Nuclear do IPEN, Ana Maria Sousa e Silva, técnica em calibração do Centro de Metrologia Nuclear, Patrícia de Lara Antonio, pesquisadora orientada pela Dra. Linda e Iberê Luiz Caldas, professor do Instituto de Física da USP e marido da Dra. Linda. Produção: Method Science.
-
Acrônimo do Inglês 'Science, Techonology, Engineering, Art' e 'Mathematics', o STEAM Day foi organizado pelo IPEN, Instituto de Engenharia (IE) e Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) nos dias 4 e 5 de setembro. A palestra de abertura foi do cientista de sistemas terrestres com ampla participação no INPE, WRI, USP e UFES, sobre emergência ambiental. A apresentação ocorreu logo após a mesa de abertura na qual participaram autoridades da área governamental, acadêmica e empresarial. O STEAM Day estruturou-se em apresentações, debates e exposições relacionadas a 5 eixos temáticos: Ciência e Meio Ambiente, Saúde e Medicina de Precisão, Agro e Alimentos, Energia Renovável e Transformação Digital e Indústria. O evento aconteceu no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni e nos auditórios do prédio de Ensino do IPEN. Exposições ocuparam o saguão e a marquise do prédio de Ensino, além de duas escolas móveis do SENAI.
-
O IPEN-CNEN inaugurou, em 30 de agosto, a unidade móvel com acelerador de feixe de elétrons para tratamento de efluentes industriais para fins de reúso. O projeto pioneiro é de Wilson Aparecido Parejo Calvo, atual diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), elaborado desde os anos 1990 quando ainda era pesquisador do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) do IPEN. O acelerador de feixe de elétrons instalado na unidade móvel tem diversas aplicações relevantes, especialmente no tratamento de efluentes industriais, com capacidade de degradar poluentes orgânicos complexos. O projeto teve apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) e da empresa Truckvan. Produção: Method Science.
-
Em uma série de breves depoimentos, autoridades, homenageados e convidados para a sessão solene comemorativa do 68º aniversário de fundação do IPEN saúdam a instituição e comentam sobre suas atividades. Entre os depoimentos, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Francisco Rondinelli Júnior; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria e o embaixador permanente do Brasil na junto à AIEA, Laercio Antonio Vinhas que realizou a saudação à Pesquisadora Emérita do IPEN, Linda Ehlin Caldas. O evento foi realizado em 29 de agosto de 2024, no Auditório Prof. Dr. Rômulo Ribeiro Pieroni.
-
Margarida Mizue Hamada (1955-2023) ingressou no IPEN em 1977, atuando inicialmente na área de Radiofarmácia, Radioproteção e, finalmente no Centro de Tecnologia das Radiações onde realizou pesquisas com dosímetros e tomógrafos. Foi orientadora do Programa Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN em parceria com a USP, além de participar ativamente na Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN). Por ocasião da realização da 11ª edição da "International Nuclear Atlantic Conference" – INAC 204, de 6 a 10 de maio, no Rio de Janeiro, Hamada foi homenageada "in memoriam" com a entrega de uma placa e a exibição de um vídeo sobre seu legado à ciência e tecnologia. No vídeo, depoimentos de Adir Janete Godoy dos Santos, amiga e pesquisadora aposentada do IPEN,Wilson Calvo, diretor de P&D da CNEN, Ricardo Cabral de Azevedo, professor da POLI/USP e Aline Hamada, filha, traçam um painel do legado de Hamada à ciência e tecnologia nacionais.
-
O programa de divulgação científica Brasil Com Ciência divulga em sua edição de 13/02/2024 o desenvolvimento da primeira bateria nuclear no Brasil por pesquisadores do IPEN-CNEN. A entrevista feita pelo jornalista e apresentador Edmon Garcia com a coordenadora do projeto, Maria Alice Morato Ribeiro, do Centro de Engenharia Nuclear, e com Carlos Zeituni, do Centro de Tecnologia das Radiações, inicia-se aos 28 minutos e 40 segundos do programa. Ambos comentam sobre o desenvolvimento pioneiro da bateria nuclear no país, suas aplicações e perspectivas. O programa Brasil Com Ciência é uma produção do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial - SindCT, em parceria com a TVT
-
O Canaltech divulga vídeo sobre a primeira bateria nuclear brasileira desenvolvida por pesquisadores do IPEN-CNEN. A matéria comenta sobre a pesquisa e oferece noções sobre energia nuclear. A pesquisadora Maria Alice Morato Ribeiro, do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG) do IPEN e coordenadora do projeto foi entrevistada para a edição do vídeo.
-
Em seu canal no YouTube, o Global Militar divulga vídeo sobre o desenvolvimento da primeira bateria nuclear no Brasil por meio de projeto de cientistas do IPEN, coordenados pela pesquisadora Maria Alice Morato Ribeiro, do Centro de Engenharia Nuclear.
-
Na noite de 25 de janeiro, às 19h, na Sala São Paulo, o IPEN e demais instituições parceiras da USP foram homenageados com a mais alta honraria da Universidade: a Medalha Armando de Salles Oliveira. A cerimônia foi conduzida pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, diversos ministros, autoridades e acadêmicos. A diretora do IPEN-CNEN, Isolda Costa, representou o Instituto na homenagem e dá depoimento para a Rádio IPEN. A Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) realizou um concerto sob a regência do maestro Gil Jardim.
-
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN), foi um dos pioneiros na produção de radiofármacos no Brasil. A atuação de pesquisadores e técnicos permitiu a consolidação da Medicina Nuclear no País com a produção e distribuição rotineira de radiofármacos para diagnóstico e terapia. Na busca incessante de aprimorar suas atividades e atender às demandas da sociedade, por ocasião do 67º aniversário de fundação do IPEN, foi inaugurado o Laboratório de Investigação e Produção de Lotes Piloto de Radiofármacos, único no País, em 1º de outubro de 2023. O vídeo possui depoimentos de pesquisadores, gestores de ciência e tecnologia, médico nuclear e pessoas que utilizaram radiofármacos em seus tratamentos médicos. No vídeo, estão registrados depoimentos da diretora do IPEN-CNEN, Isolda Costa, o pesquisador Marcelo Linardi, responsável pelo projeto FAPESP que possibilitou a modernização das instalações da Radiofarmácia, o gerente de produção da Radiofarmácia, Luis Alberto Pereira Dias, o médico nuclear Celso Dario Ramos, do Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas e a pesquisadora Maria José de J. Silva, do Instituto Butantan.
-
O programa "Hiperconectado”, apresentado pela TV Cultura em de 11 de outubro, teve como tema "Radioatividade: Solução ou Problema?”. Apresentado pelo biólogo e divulgador científico Atila Iamarino, a atração apresentou noções sobre radioatividade, a história de sua descoberta e seus riscos e benefícios. Foram entrevistados os pesquisadores Neilo Trindade, do Instituto de Física da USP (IFUSP), Marcelo Maduar, do Centro de Metrologia das Radiações do IPEN-CNEN, Roger Chammas, coordenador do Centro de Investigação Transnacional em Oncologia, ICESP e Centro de Oncologia de Precisão da USP, o médico nuclear do ICESP Paulo S. Duarte. Do IPEN-CNEN também participaram do programa Alberto de Jesus Fernando, responsável pela Operação do Reator IEA-R1, do Centro do Reator de Pesquisa e o físico Luis Antônio Albiac Terremoto, pesquisador do Centro de Engenharia Nuclear. A direção do programa é de Lucas Rochetti e o roteiro de Rafael Opipari. O programa "Hiperconectado” vai ao ar às quartas-feiras, 20h, com reprise aos domingos, 12h30, pela TV Cultura.
-
Depoimento do engenheiro químico Eugênio Marins, pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), sobre o projeto A Casa da Ciência Nuclear. A gravação aconteceu durante a a realização da ExpoT&C, na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba, PR.
-
Algumas atividades realizadas durante a realização da ExpoT&C, na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foram registradas por Antonio Fernando Rodriguez Alvarez, do Serviço de Comunicação Institucional (SECOI) do IPEN. Participaram em estande comum todos institutos que formam a CNEN.O evento foi realizado na Universidade Federal do Paraná, UFPR, de 23 a 29 de julho de 2023.
-
Patrícia Pagetti , pesquisadora do IPEN e coordenadora técnica do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) apresentou o projeto e destacou sua importância estratégica para o Programa Nuclear Brasileiro, a produção dos radioisótopos utilizados na Medicina Nuclear e o desenvolvimento tecnológico do país no programa .Nova Economia da TV GGN. Participaram também do programa Cláudio Geraldo Schön, coordenador do grupo que criou o curso de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da USP em parceria com o IPEN, e a jornalista Tania Malheiros.
-
No dia 27 de julho, a doutoranda em Tecnologia Nuclear do IPEN, Gabryele Moreira dos Santos, participou da roda de conversa virtual "Ciência: Um substantivo feminino" durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, que acontece na cidade de Curitiba. A roda de conversa integra o projeto "Atenas: Os caminhos do conhecimento traçados pelas mulheres da ciência no século XXI" e tem como objetivo promover um ciclo de debates e relatos pessoais sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres ao longo da trajetória acadêmico-científica. A mediação ficou a cargo de Milena Soriano de Santo, graduanda da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e contou também com as participações de: Dra. Susana de Souza Lalic (Professora Titular da UFS - Universidade Federal de Sergipe), Dra. Juliana Fonseca de Lima (Professora Adjunta da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Dra. Joanna Cecília da Silva Santos (Professora Assistente da Universidade de Notre Dame / EUA).
-
No dia 24 de julho, o pesquisador do Centro de Biotecnologia do IPEN, Daniel Perez, participou da mesa-redonda "Discutindo a formação de jovens cientistas nucleares" durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, que acontece de 23 a 29 de julho na Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Também participaram da discussão os pesquisadores Ana Cláudia Camargo Miranda (Hospital Israelita Albert Einstein) e Edson Ramos de Andrade (IME - Instituto Militar de Engenharia), com mediação de Thiago de Salazar e Fernandes, presidente da SBBN - Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares.
-
Formação e atualização profissional na área de conservação e restauro de bens culturais A pós-doutoranda do IPEN. Maria José Oliveira, participou da mesa redonda “Formação e atualização profissional na área de conservação e restauro de bens culturais” promovida pelo Arquivo Público do Estado de São Pulo, em 12 de julho. Oliveira comentou sobre as atividades desenvolvidas no Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) utilizando o irradiador multipropósito para a preservação de patrimônio histórico e cultural. Destacou , também, os programas de Pós-Graduação do IPEN. Participaram também do evento Cristina Sanches Morais, do SENAI-SP, Saulo Güths, da Universidade Federal de Santa Catarina, Andrea Cavicchioli , da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP). A mediação ficou a cargo de Milton Vedoato, do Centro de Preservação APESP.
-
A Revista FAPESP divulga vídeo com depoimentos de diversos pesquisadores de várias instituições e áreas do conhecimento para comentarem sobre os desafios e êxitos da carreira. Entre os participantes estão Maria da Penha A. Potiens, gerente do Centro de Metrologia das Radiações do IPEN e Niklaus Wetter, pesquisador do Centro de Lasers e Aplicações e responsável pela área de Internacionalização do IPEN.