Vídeos
-
Conheça o Reator Nuclear de Pesquisas IEA-R1, localizado no IPEN, em São Paulo, SP, por meio de um aplicativo desenvolvido como trabalho de mestrado por Leandro Gusmão de Mello e Silva, orientado pela Dra. Gaianê Sabundjian, docente do curso de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP. Durante a visita, são apresentados aspectos históricos, técnicos e aplicações do Reator IEA-R1. Dentre os ambientes visitados encontram-se o Espaço de Memória do Reator, a Sala de Controle e o Saguão da Piscina onde se localiza o núcleo do Reator. O trabalho foi apresentado em 24/03/2023
-
O programa Com Ciência, da Rede TVT, apresenta a situação atual do empreendimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e entrevista sua atual coordenadora técnica, a tecnologista do IPEN Patrícia da Silva Pagetti de Oliveira e o coordenador administrativo, tecnologista da CNEN, Francisco Rondinelli Junior. O vídeo apresenta também imagens do Centro de Radiofarmácia e do Reator de Pesquisa do IPEN. Apresentador: Edmon Garcia
-
Fonte: Ciência SP O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) inaugurou um laboratório multiusuário com o que há de mais avançado em microscopia óptica de varredura de campo próximo. O Snom é um microscópio subnano a laser capaz de realizar medidas em amostras líquidas e de controlar a temperatura da amostra, características que lhe garantem o acesso a células vivas. Adquirido com apoio da FAPESP, o equipamento será fundamental para o avanço em vários campos de pesquisa, entre eles plasmônica, guias de ondas fotônicas, micro e nanolasers, fotovoltaicos, fotocondutores, fenômenos biológicos celulares, fluorescência de zeptólitros e espectroscopia de correlação. Uma das possibilidades é mapear o interior de células vivas de forma não invasiva. O Ipen é uma das três instituições no mundo que dispõem de um microscópio equivalente.
-
A série de reportagens 200+: A Evolução do Brasil, produzida pela CNN, destacou o desenvolvimento nacional em vários segmentos desde a independência nacional. No episódio "Educação" que foi ao ar em 28 de agosto, a questão do empreendedorismo e da inovação é apresentada. O trabalho desenvolvido pelo CIETEC e a Incubadora USP/IPEN é mencionado em entrevista com a diretora-presidente Paula Lima (34:43).
-
O programa "Ciência é Tudo" exibido pela TV Brasil no dia 14 de maio, teve como uma de suas pautas a Medicina Nuclear e os avanços desenvolvidos no setor. Foi destacada a participação do IPEN-CNEN nos desenvolvimentos e serviços prestados há mais de 60 anos na área. A pesquisadora do Centro de Radiofarmácia, Regina Célia Carneiro, comentou sobre as aplicações de radiofármacos no diagnóstico e terapia. Nesta edição também foi apresentado o laboratório multiusuário com o equipamento SNOM (do inglês Scanning Near Field Optical Microscopy), um microscópio sub-nano a laser adquirido com apoio da FAPESP e o terceiro instalado no mundo. Os pesquisadores do Centro de Lasers e Aplicações, Anderson Zanardi e Niklaus Wetter, destacaram as características e o potencial de pesquisas que poderão ser realizadas com o novo equipamento. O programa "Ciência é Tudo" é resultado de uma parceria entre a TV Brasil e o MCTI.
-
A apresentação marca o lançamento do livro que reúne pesquisas significativas em várias áreas do conhecimento e que foram realizadas utilizando-se o Reator IEA-R1. O evento faz parte do ciclo de apresentações do Journal Club CERPQ. A gravação foi realizada ao vivo em 31/03,quinta-feira, às 16h, no canal do reator57 no Youtube. Nos dias 20 e 21 de novembro de 2019, cerca de 80 pesquisadores, alunos de pós-graduação e demais interessados participaram do 2º Workshop Anual do Reator de Pesquisa – WARP 2. Durante os dois dias do evento foram realizadas 24 apresentações técnicas que destacaram a utilização do Reator Nuclear IEA-R1, em operação desde 1957, em pesquisas nas áreas de meio ambiente, saúde, arqueologia e física nuclear, entre outras. Os trabalhos apresentados no encontro foram compilados pelos organizadores do evento e pesquisadores do Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ), os físicos Francisco de Assis Souza, Guilherme Soares Zhan e Paulo Sergio Cardoso da Silva. O resultado é o lançamento do livro "Contribuições do Reator IEA-R1 para a Pesquisa Nuclear – WARP2 – II Workshop Anual do Reator de Pesquisas”, editado pela Blucher. Completa a apresentação o físico Frederico Genezini, gerente do CERPQ.
-
O Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ) do IPEN-CNEN dá início ao ciclo de webinários de divulgação científica sobre as pesquisas desenvolvidas com técnicas nucleares utilizando o Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1. A apresentação que abre o ciclo de 2022 tem como tema a radioatividade existente em alimentos naturais ou processados e a determinação dos radionuclídeos naturais existentes nas amostras analisadas. Os alimentos eram provenientes da região de Poços de Caldas, MG, local considerado de elevada radioatividade natural (HBRA – sigla do Inglês High Background Radiation Area). Essas regiões se caracterizam por ter a soma das exposições de radiação cósmica e radiatividade natural superior a 2,4 mSv/a como dose efetiva para o público. A localidade possui alta concentração de urânio e tório, elementos radioativos naturais. Os resultados apresentados no artigo "The use of total diet study for determination of natural radionuclides in foods a high background radiation área”, publicado em fevereiro no Journal of Environmental Radioactivity, serão a base da apresentação. Dois dos autores conduzirão o seminário: Mychelle M. L. Rosa e Paulo Sérgio C. Silva. Assinam ainda o artigo Vera A. Maihara, Maria Helena T. Taddei, Luan T. V. Cheberie e Roseane P. Avegliano.
-
O programa comenta sobre aplicações da energia nuclear na agricultura, indústria, saúde e propulsão do projeto de submarino nuclear da Marinha O programa "Caminhos da Reportagem", da TV Brasil, divulgou em sua edição de 30 de janeiro, as aplicações da energia nuclear no cotidiano da vida dos brasileiros. O programa destacou o uso da radiação ionizante na agricultura, indústria, saúde e no projeto da Marinha Brasileira para a construção de um submarino nuclear. Pesquisadores do IPEN participaram da edição comentando sobre pesquisas e serviços realizados nos Centros de Pesquisa do Instituto. As pesquisadoras Anna Lucia Villavicêncio e Mônica Mathor, do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) comentaram sobre irradiação de alimentos e inativação de vírus, respectivamente. O pesquisador Samir Somessari, do CETER, demonstrou algumas aplicações da radiação ionizante utilizadas na indústria. As atividades de produção de radiofármacos para medicina nuclear foram abordadas por Luis Alberto Pereira Dias, do Centro de Radiofarmácia (CECRF). O diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, Ricardo Fraga Gutterres, entre outros representantes de instituições e empresas contribuem com a pauta em depoimentos.
-
O vídeo apresenta os diversos Planos e Programas Socioambientais desenvolvidos para o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) pela empresa brasileira Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental, empresa fundada em 1992 e que desenvolve projetos de gestão ambiental, licenciamento, projetos e estudos geoténicos e hidrológicos, entre outras áreas. O RMB é um empreendimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sob responsabilidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O complexo com o reator e demais edifícios para laboratórios e setores administrativos será construído no município de Iperó, SP. O reator nuclear tem entre seus principais objetivos a produção de radioisótopos que após processamento poderão tornar o País autossuficiente na produção de radiofármacos para uso em medicina nuclear.
-
O segundo episódio da série "IPEN em Foco" oferece de forma divertida noções sobre a história do laser e suas várias aplicações no mundo moderno. Pesquisadores do Centro de Laser e Aplicações do IPEN/CNEN oferecem informações sobre recentes pesquisas realizadas na área. O projeto é um dos resultados de Bolsa FAPESP do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência). A série foi produzida pela física Adriana Miranda, do Centro de Laser e Aplicações (CELAP) do IPEN/CNEN e pela Via TV.
-
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP atingiu, em 2020, três mil titulações ( dois mil mestrados e mil doutorados) em cerca de 45 anos de existência. Gratuito e com conceito 6 da CAPES, a Pós-Graduação IPEN/USP oferece uma ampla possibilidade de temas para pesquisa em diversos ramos do conhecimento. No vídeo são apresentadas parte da infraestrutura e depoimentos de orientadores, alunos e egressos. Produção, direção e edição: Fábio Paiva.
-
Primeiro episódio da série "IPEN em Foco" O primeiro episódio, "IPEN com N de Nuclear”, exibe um painel das múltiplas atividades do Instituto nas áreas de pesquisa, produtos, serviços, inovação e ensino realizados pelo Instituto. Noções sobre energia nuclear algumas unidades de pesquisa do IPEN são mencionadas. O projeto é um dos resultados de Bolsa FAPESP do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência). A série foi produzida pela física Adriana Miranda, do Centro de Laser e Aplicações (CELAP) do IPEN/CNEN e pela Via TV.
-
A química Elita Fontenele Urano de Carvalho, gerente do Centro do Combustível Nuclear, profere palestra sobre o tema no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI) em 10/10/2020, programação que celebrou os 64 anos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Na palestra, a pesquisadora comenta sobre as diversas aplicações geradas pela atividades que envolvem o combustível nuclear como os alvos irradiados de urânio para produção futura de radioisópotos para uso em medicina nuclear. Ela esclarece sobre os tipos de elementos combustíveis e sobreo ciclo do combustível nuclear. O evento foi organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
-
O farmacêutico Emerson Soares, pesquisador do Centro de Radiofarmácia do IPEN, esclarece sobre radiofármacos, como são produzidos e suas aplicações na medicina nuclear para diagnóstico e terapia. A palestra on-line foi realizada durante o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (IMNTI), em 10/10/2020, em data que celebrou os 64 anos de fundação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O evento foi organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
-
"60 anos do Ciclo do Combustível Nuclear no IPEN: Enredos de uma Conquista Estratégica” foi o tema do segundo webinar que reuniu gerações de pesquisadores representativos das fases e áreas que atuaram ativamente no desenvolvimento de tecnologias inovadoras à conquista do Ciclo do Combustível Nuclear no País. Participarão pesquisadores do IPEN/CNEN, convidados a dar os seus depoimentos sobre o período. Entre os palestrantes: Dr. Antonio Teixeira e Silva, da Coordenação de Segurança (COSEG), Dra. Bertha Floh de Araújo do antigo Departamento de Engenharia Química do IPEN/CNEN, atual Centro de Química e Meio Ambiente (CEQMA), Dr. Humberto Gracher Riella, do Projeto de Reconversão, atual Centro de Combustível Nuclear (CECON), Dr. José Augusto Perrotta, Coordenador Técnico do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), Dr. Paulo Ernesto de Oliveira Lainetti, do CEQMA, e Dr. Wagner dos Santos Oliveira, do Projeto de Conversão (PROCON). A mediação ficou a cargo do Dr. Claudio Rodrigues, Pesquisador Emérito e superintendente por 2 (duas) gestões do IPEN/CNEN e atual diretor-presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC). Durante a abertura, o Dr. Wilson Calvo anunciou o "Pesquisador do Ano”, Dr. Reginaldo Muccillo, e os Destaques nas categorias Pesquisador, Servidor e Colaborador.
-
O IPEN, ao celebrar 64 anos de fundação, realizou o webinar "60 anos do Ciclo do Combustível Nuclear no IPEN: Desafios e Perspectivas”, em que reuniu representantes de instituições colaboradoras e usuárias das tecnologias desenvolvidas no Instituto, como o enriquecimento do urânio por ultracentrífugas, sua reconversão e a fabricação de elementos combustíveis para reatores nucleares de pesquisa. Instituições participantes: Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Eletrobrás Eletronuclear e Universidade de São Paulo (USP), a qual recentemente criou o curso de Engenharia Nuclear. O webinário também tratará dos atuais desenvolvimentos e as perspectivas científicas e sociais advindas com o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).
-
Fundado em 1956, o IPEN se dedica há seis décadas em desenvolvimentos tecnológicos na área do Ciclo do Combustível Nuclear. O trabalho desenvolvido por seus pesquisadores e técnicos foi essencial para se alcançar resultados expressivos nessa área estratégica. Todo processo para conversão do urânio, enriquecimento, reconversão e fabricação de elementos combustíveis para reatores nucleares de pequisa foram dominados pelo Instituto e as inúmeras inovações geradas, repassadas para instituições parceiras.
-
O pioneirismo do IPEN na produção de radiofármacos para diagnóstico e terapia em Medicina Nuclear iniciou-se m 1959, com a produção de Iodo-131. Em seis décadas a produção de radiofármacos pelo IPEN colaborou com a consolidação da Medicina Nuclear no País. Depoimentos de Constância Pagano Gonçalves da Silva, pioneira na área, Jair Mengatti, atuando no setor desde 1977, e Efrain Perini, atual gerente do Centro de Radiofarmácia do IPEN. Produção: Via TV.
-
O engenheiro químico Marcelo Linardi recebeu o título de Pesquisador Emérito do IPEN 2019 por sua contribuição excepcional à pesquisa na área de células a combustível e por sua atuação inovadora e emblemática na gestão de Pesquisa, Desenvolvimento, Ensino e Inovação do Instituto. Linardi iniciou no IPEN no final dos anos 1990 com pesquisas na área de materiais, focando células a combustível e hidrogênio. A importância de suas realizações científicas e do grupo de pesquisadores e técnicos que formou, permitiu a criação do Centro de Células a Combustível (CECCO), do qual foi gerente por quatro gestões sucessivas. A partir de 2014, assumiu a coordenação da Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (COPDE) do IPEN e, com uma condução ágil e participativa, foi o responsável por um processo de renovação que permitiu à Instituição uma série de êxitos. Aposentou-se no final de 2018, mas continua como colaborador em diversas atividades. A cerimônia aconteceu no auditório do IPEN em 30/08/2019
-
Com o tema "O IPEN na Fronteira da Medicina Nuclear", o instituto realizou apresentações sobre temas relacionados à produção de radiofármacos no Brasil no Instituto do Legislativo Paulista (ILP) em 17/06, das 14h às 17h. Voltado par lideranças comunitárias e sociais, parlamentares e sociedade em geral, o evento apresentou temas de destaque relacionados à história e desafios no desenvolvimento e produção de radiofármacos cujo início de produção no Pais foi desenvolvido em 1959 nos laboratórios do IPEN. Participam das palestras o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi, o superintendente do IPEN, Wilson Calvo, o diretor de Radiofarmácia, Jair Mengatti, a gerente de Garantia de Qualidade do Centro de Radiofarmácia (CR), Elaine Bortoleti, o pesquisador do CR Emerson Bernardes e o coordenador técnico do projeto para o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), José Augusto Perrotta. O evento marcou uma série de atividades relacionadas aos 60 anos da produção de radiofármacos no Brasil.