Vídeos
-
O pioneirismo do IPEN na produção de radiofármacos para diagnóstico e terapia em Medicina Nuclear iniciou-se m 1959, com a produção de Iodo-131. Em seis décadas a produção de radiofármacos pelo IPEN colaborou com a consolidação da Medicina Nuclear no País. Depoimentos de Constância Pagano Gonçalves da Silva, pioneira na área, Jair Mengatti, atuando no setor desde 1977, e Efrain Perini, atual gerente do Centro de Radiofarmácia do IPEN. Produção: Via TV.
-
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, realizou, em 25 de outubro, o seminário que apresentou estudos de caso e pesquisas relacionadas ao uso se radiação gama para preservação de acervos museológicos
-
O engenheiro químico Marcelo Linardi recebeu o título de Pesquisador Emérito do IPEN 2019 por sua contribuição excepcional à pesquisa na área de células a combustível e por sua atuação inovadora e emblemática na gestão de Pesquisa, Desenvolvimento, Ensino e Inovação do Instituto. Linardi iniciou no IPEN no final dos anos 1990 com pesquisas na área de materiais, focando células a combustível e hidrogênio. A importância de suas realizações científicas e do grupo de pesquisadores e técnicos que formou, permitiu a criação do Centro de Células a Combustível (CECCO), do qual foi gerente por quatro gestões sucessivas. A partir de 2014, assumiu a coordenação da Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (COPDE) do IPEN e, com uma condução ágil e participativa, foi o responsável por um processo de renovação que permitiu à Instituição uma série de êxitos. Aposentou-se no final de 2018, mas continua como colaborador em diversas atividades. A cerimônia aconteceu no auditório do IPEN em 30/08/2019
-
Vídeo institucional do IPEN - reeditado em 2019 - apresenta as principais linhas de atuação do instituto nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, ensino e inovação.
-
Pesquisa realizada no Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA/IPEN) para produção de curativos eficazes a base de hidrogel (90% de água) com baixo custo. As amostras passam pelo irradiador multipropósito de Cobalto-60 no Centro de Tecnologia das Radiações (CTR/IPEN).
-
PERSONALIDADES - IPEN Dra. Constância, Pesquisadora Emérita do IPEN, foi a pioneira na produção de radioisótopos e moléculas marcadas para o desenvolvimento da medicina nuclear no País. Primeiramente serviu na Divisão de Radioquímica do Instituto de Energia Nuclear - IEA/USP, atual IPEN, no prédio do Reator IEA-R1. Neste vídeo, Dra. Constância nos fala de sua trajetória no IPEN. Produção: Antonio Fernando Alvarez, (kassulafra@ipen.br), ACI
-
Em 12 de dezembro de 2018, no campus do IPEN, foi realizado a 12ª edição do Portas Abertas. O evento serve para congregar os servidores, colaboradores, estudantes, bolsistas, voluntários e seus familiares nas inúmeras atividades do IPEN, sejam elas nucleares e, ou, correlatas. No vídeo, o superintendente do IPEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo, dá detalhes sobre a programação. Produção: Antonio Fernando Alvarez (kassulafra@ipen.br), ACI
-
Vídeo documentário sobre os 30 anos de operação do Reator Nuclear IPEN/MB-01, o primeiro com projeto e construção totalmente nacionais, traz depoimentos de pesquisadores e técnicos que participaram de sua história. Marco de desenvolvimento, o Reator IPEN/MB-01, localizado no IPEN/SP-01, teve seu núcleo original, de varetas combustíveis, substituído por elementos combustíveis tipo placa, desenvolvidos e fabricados no Instituto, semelhantes aos que serão utilizados no Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). Entrevistas com pesquisadores e tecnólogos dos Centros de Engenharia Nuclear e do Combustível Nuclear do IPEN, entre outros.
-
O médico Drauzio Varella divulga, em seu canal no YouTube, matéria sobre a produção de radiofármacos em reatores nucleares. O gerente do Centro do Reator de Pesquisa (CRPq) do IPEN, Frederico Genezini, e o CCMG(EN) Sérgio L. C. Miranda, diretor do CINA, em Aramar, são entrevistados. A matéria também cita o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). A visita ao IPEN foi realizada em 24 de agosto de 2018.
-
Pioneirismo em radiofármacos. Nosso país tem contribuído para o desenvolvimento de fármacos que utilização as propriedades dos átomos.
-
Na tarde de 31 de agosto de 2018 realizou-se uma sessão solene em homenagem ao sexagésimo segundo aniversário do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN. O evento teve lugar no auditório Rômulo Ribeiro Pieroni e foi marcado pela presença de servidores, colaboradores e autoridades, entre outros amigos da casa. Produção: Antônio Fernando Alvarez (kassulafra@ipen), da ACI
-
A engenheira química e professora da pós-graduação do IPEN/USP Marina Vasconcellos, recebeu o título de Pesquisadora Emérita IPEN 2018 durante emocionante cerimônia realizada em 31 de agosto de 2018,data em que o instituto comemorou seu 62º aniversário de fundação. O vídeo que relembra seu legado como pesquisadora que ingressou no IPEN como bolsista em 1969 e sua contribuição para a área da química analítica com o uso de análise por ativação neutrônica. O vídeo traz depoimentos de Roberto Fulfaro, que ocupou os cargos de diretor do IPEN e da CNEN, das pesquisadoras Ana Figueiredo, Deborah Favaro, Marilia Semler, dos pesquisadores Casimiro Munita e Edson Gonçalves Moreira e de seu filho Tiago Vasconcellos.
-
Os servidores, Maria Elisa Rostelato e Carlos Alberto Zeituni, pesquisador principal e co-autor, apresentaram o trabalho: "Técnica de marcação com sementes de Iodo-125 como localizador alvo para tratamento cirúrgico de câncer de mama". O Prêmio é mais uma iniciativa da Diretoria de Pesquisa Desenvolvimento e Ensino - DPDE/IPEN. O reconhecimento pela inovação tecnológica teve lugar durante a sessão solene em comemoração ao 62º aniversário da Instituição e foi ofertado aos pesquisadores do Centro de Tecnologia das radiações - CTR/IPEN.
-
A TV Nacional do Brasil (NBR) transmitiu ao vivo, em 8 de junho de 2018, direto de Iperó, SP, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), empreendimento do qual pesquisadores, técnicos e demais servidores do IPEN participam com destacada importância.
-
O Olhar Digital de 26/05/2018 divulga reportagem sobre o projeto para o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) do qual o IPEN participa com destaque. São entrevistados o coordenador técnico do projeto, José Augusto Perrotta e o diretor do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas, Celso Dario.
-
Matéria divulgada pelo Jornal da Band, em 20 de abril de 2017, esclarece sobre a utilização da radiação gama para a preservação de livros e obras de arte no Centro de Tecnologia das Radiações (CTR) do IPEN. Pablo Vasquez, coordenador do Irradiador Multipropósito, é entrevistado pelo repórter Antônio Pétrin. Também são entrevistadas a conservadora da Biblioteca Mário de Andrade, Celina Oliveira, e a coordenadora do Museu AfroBrasil, Fátima Gomes.
-
Matéria da TV NBR, divulgada em 20/04/2017, mostra as aplicações da radiação na preservação de obras de arte pelo Centro de Tecnologia das Radiações do IPEN. São entrevistados pelo repórter José Luiz Filho a gerente do Centro, Margarida Hamada e o coordenador do irradiador multipropósito, Pablo Vasquez.
-
Pesquisadores do IPEN buscam desenvolver laser específico para laboratórios de bolso, "labs on a chip", cartões de vidro ou plástico com canais microscópicos para permitir reações químicas com ínfimos volumes de líquido. Vídeo produzido pela FAPESP, com direção e roteiro de Renata Druck, fotografia de Max Fuhlendorf. Entrevistados: Niklaus Wetter, gerente do Centro de Lasers e Aplicações (CLA) do IPEN, Wagner de Rossi, gerente-adjunto do CLA e Christiano da Costa Herrera, do IFSP. Leia matéria completa de Igor Zolnerkevic para a Revista FAPESP, Ed. 252
-
Vídeo e matéria produzido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulga as aplicações da radiação na preservação de patrimônio histórico brasileiro. As imagens foram realizadas no irradiador multipropósito do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR) do IPEN e no Museu AfroBrasil, localizado no Ibirapuera, São Paulo. As informações técnicas e esclarecimentos sobre as aplicações da radiação na preservação de patrimônio artístico foram dadas pelo pesquisador Pablo Vasquez, coordenador técnico-administrativo da instalação no instituto. Leia a matéria completa em IPEN na Mídia.
-
Pesquisa sobre irradiação de flores comestíveis realizada no Centro de Tecnologia das Radiações (CTR) do IPEN no âmbito do Projeto Bilateral Brasil-Portugal - CNPq 490705 20138 , coordenado pela pesquisadora Anna Lúcia C. H. Villavicêncio
| 01 | 02 |
Total de 25 registros.