Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Sobre o IPEN > Quem Somos

Organização do IPEN

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Governo Federal.

Localizado no "campus" da USP, ocupando uma área de 500.000 metros quadrados, o IPEN tem hoje uma destacada atuação em vários setores da atividade nuclear entre elas, nas aplicações das radiações e radioisótopos, em reatores nucleares, em materiais e no ciclo do combustível, em radioproteção e dosimetria, cujos resultados vêm proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país, possibilitando estender os benefícios da energia nuclear à segmentos maiores de nossa população.

As diretrizes da instituição são definidas pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA), criado em 1982. O CTA é composto pelo superintendente e pelos responsáveis pelas Diretorias de P&D, Produtos e Serviços, de Projetos Especiais, de Administração, de Segurança Radiológica, de Infraestrutura, e de Ensino e Informação Científica e Tecnológica. As diretrizes são aprovadas pelo Conselho Superior do IPEN com representantes da FIESP, da USP, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e da CNEN.

A multidisciplinaridade que das atividades do setor nuclear, tem permitido ao IPEN, conduzir um amplo e variado programa de pesquisas e desenvolvimentos em outras áreas. Dentre essas, na área de Biotecnologia, na área de Física Nuclear e de Radioquímica, na área de Materiais Avançados, a obtenção e preparação de cerâmicas especiais, biomateriais e crescimento de monocristais para o uso em lasers.

Um rigoroso programa de controle radiológico e de segurança nuclear é conduzido em todas as instalações nucleares e radioativas do IPEN. Este programa inclui monitorações radiológicas, pessoal e ambiental, atendimento a emergências radiológicas, análises radiotoxicológicas, avaliações radiosanitárias, calibração de monitores de radiação, tratamento e acondicionamento de rejeitos nucleares de baixa atividade.

O IPEN é ainda responsável, em associação com a USP, pela condução de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. A CAPES, do Ministério da Educação, tem avaliado os cursos de pós-graduação do IPEN outorgando em todas as suas avaliações os melhores conceitos colocando-o entre os melhores cursos de pós-graduação do país.

 

Representantes do Conselho Superior do IPEN

Entre as atribuições do Conselho Superior do IPEN estão propor ao presidente da CNEN medidas para o cumprimento das diretrizes da instituição, acompanhar por meio da Superintendência do instituto, o desenvolvimento de programas e projetos desenvolvidos. Com relação às atividades de ensino, o Conselho elege a Comissão de Pós-Graduação, conforme o regulamento dos cursos de pós-graduação do IPEN-USP

Conselho Superior do IPEN

Presidente
José Roberto Castilho Piqueira - USP

Membros
Fernando Batolla Junior - SDECT/SP
Emico Okuno - USP
Francisco Rondinelli Junior - CNEN
Cristovão Araripe Marinho - CNEN
Pierangelo Rossetti - FIESP

Conheça os membros do CTA do IPEN

Superintendente
Wilson Aparecido Parejo Calvo
e-mail: superintendente@ipen.br
tel: 11-3133-9100
fax: 11-3133-9018

Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino
Marcelo Linardi
e-mail: dpde@ipen.br
tel: 11-3133-9115, 3133-9116

Diretor de Produtos e Serviços
Jair Mengatti
e-mail: mengatti@ipen.br
tel: 11-3133-9560

Diretor de Segurança
Antonio Teixeira e Silva
e-mail: teixeira@ipen.br
tel: 11-3133-8704

Diretor de Administração
Edson Franco Lima
e-mail: eflima@ipen.br
tel: 11-3133-9119, 3133-9120
Fax: 3133-9106

Diretor de Planejamento e Gestão
Willy Hoppe de Sousa
e-mail: dpg@ipen.br
tel.: 3133-9144

Atribuições da Superintendência do IPEN

 

Órgão de direção do IPEN, a Superintendência exerce suas funções sob a orientação do CTA. O superintendente é nomeado pelo governador do Estado de S. Paulo entre os indicados em lista tríplice proposta pelo CTA. A Superintendência dirige o IPEN com o apoio de um gabinete e das assessorias Técnica, Jurídica, Comunicação Institucional, além da Coordenação da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança.

O Conselho Técnico-Administrativo, composto pelos diretores e presidido pelo Superintendente do IPEN, avalia e orienta as atividades e programas da instituição nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, produção tecnológica, ensino e gestão.

Superintendente
Wilson Aparecido Parejo Calvo
tel: 11 3133-9100, fax: 11 3133-9018
e-mail: superintendente@ipen.br

Gabinete
Elisa Nolla
tel: 11 3133-9100, fax: 11 3133-9018
e-mail: lfnolla@ipen.br

Élide M. O. Moreno
tel: 11 3133-9100, fax: 11 3133-9018
e-mail: emortigo@ipen.br

Assessoria Jurídica
Marcos Benacchio
tel: 11 3133-9134,
e-mail: mbenacchio@ipen.br

Coordenação de Comunicação Institucional
Edvaldo Paiva da Fonseca
tel: 11 3133-9095
e-mail: efonseca@ipen,br