Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Sobre o IPEN > Quem Somos

Organização do IPEN

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Governo Federal.

Localizado no "campus" da USP, ocupando uma área de 500.000 metros quadrados, o IPEN tem hoje uma destacada atuação em vários setores da atividade nuclear entre elas, nas aplicações das radiações e radioisótopos, em reatores nucleares, em materiais e no ciclo do combustível, em radioproteção e dosimetria, cujos resultados vêm proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país, possibilitando estender os benefícios da energia nuclear à segmentos maiores de nossa população.

As diretrizes da instituição são definidas pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA), criado em 1982. O CTA é composto pelo superintendente e pelos responsáveis pelas Diretorias de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino,  de Produtos e Serviços, de Planejamento e Gestão, de Administração e Infraestrutura e, finalmente, de Segurança . As diretrizes são aprovadas pelo Conselho Superior do IPEN com representantes da FIESP, da USP, da SDE e da CNEN.

A multidisciplinaridade que das atividades do setor nuclear, tem permitido ao IPEN, conduzir um amplo e variado programa de pesquisas e desenvolvimentos em outras áreas. Dentre essas, na área de Biotecnologia, na área de Física Nuclear e de Radioquímica, na área de Materiais Avançados, Nanotecnologia e na obtenção e preparação de cerâmicas especiais, biomateriais e crescimento de monocristais para o uso em lasers.

Um rigoroso programa de controle radiológico e de segurança nuclear é conduzido em todas as instalações nucleares e radioativas do IPEN. Este programa inclui monitorações radiológicas, pessoal e ambiental, atendimento a emergências radiológicas, análises radiotoxicológicas, avaliações radiosanitárias, calibração de monitores de radiação, tratamento e acondicionamento de rejeitos nucleares de baixa atividade.

O IPEN é ainda responsável, em associação com a USP, pela condução de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. A CAPES, do Ministério da Educação, tem avaliado os cursos de pós-graduação do IPEN outorgando em todas as suas avaliações os melhores conceitos colocando-o entre os melhores cursos de pós-graduação do país. Atingiu, em 2020, o patamar de três mil titulações, entre Mestrado e Doutorado. Desde 2019 oferece o Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde.

Representantes do Conselho Superior do IPEN

Entre as atribuições do Conselho Superior do IPEN estão propor ao presidente da CNEN medidas para o cumprimento das diretrizes da instituição, acompanhar por meio da Superintendência do instituto, o desenvolvimento de programas e projetos desenvolvidos. Com relação às atividades de ensino, o Conselho elege a Comissão de Pós-Graduação, conforme o regulamento dos cursos de pós-graduação do IPEN-USP

Conselho Superior do IPEN
(Mandato: 2020-2024)

Presidente
José Roberto Castilho Piqueira - USP

Membros
MarcosVinícius de Souza - SDE/SP
Emico Okuno - USP
Madison Coelho de Almeida - CNEN
Luiz Carlos Duarte Ladeira - CNEN
Pierangelo Rossetti - FIESP

Conheça os membros do CTA do IPEN

Superintendente
Wilson Aparecido Parejo Calvo
e-mail: superintendente@ipen.br
tel: 11 2810-5549

Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino
Isolda Costa
e-mail: icosta@ipen.br
tel: 11 2810-5553

Diretor de Produtos e Serviços
Jair Mengatti
e-mail: mengatti@ipen.br
tel: 11 2810-5780

Diretor de Segurança
Antonio Teixeira e Silva
e-mail: teixeira@ipen.br
tel: 11 2810-5013, 2810-5014

Diretora de Administração e Infraestrutura
Kátia Cristina I. M. Santos
e-mail: kcsantos@ipen.br
tel: 11 2810-5554

Diretora de Planejamento e Gestão
Celso Huerta Gimenes
e-mail:  cgimenes@ipen.brdpg@ipen.br
tel.: 11 2810-5566

Atribuições da Superintendência do IPEN 

Órgão de direção do IPEN, a Superintendência exerce suas funções sob a orientação do CTA. O superintendente é nomeado pelo governador do Estado de S. Paulo entre os indicados em lista tríplice proposta pelo CTA. A Superintendência dirige o IPEN com o apoio de um gabinete e das assessorias Técnica, Jurídica, Comunicação Institucional, além da Coordenação da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança.

O Conselho Técnico-Administrativo, composto pelos diretores e presidido pelo Superintendente do IPEN, avalia e orienta as atividades e programas da instituição nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, produção tecnológica, ensino e gestão.

Superintendente
Wilson Aparecido Parejo Calvo
tel: 11 2810-5549
e-mail: superintendente@ipen.br

Gabinete
Elisa Nolla
tel: 11 2810-5549
e-mail: lfnolla@ipen.br

Élide M. O. Moreno
tel: 11 2810-5549
e-mail: emortigo@ipen.br

Procuradoria Federal
Marcos Benacchio
tel: 11 2810-5561
e-mail: mbenacchio@ipen.br

Serviço de Comunicação Institucional
Edvaldo Paiva da Fonseca
tel: 11 2810-5543
e-mail: efonseca@ipen,br

Eventos