Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Centro do Combustível Nuclear

O Centro do Combustível Nuclear (CCN) é responsável pela produção do combustível nuclear para a operação do reator de pesquisa IEA-R1, situado no IPEN. O desenvolvimento de novas tecnologias de combustível nuclear é também um objetivo permanente de nosso centro.

O combustível utilizado nesse reator é do tipo MTR (Materials testing reactor), e compreende material físsil (urânio) conformado e metalurgicamente fechado em placas de alumínio. Essas placas compõem o Elemento Combustível (EC), que é o produto rotineiramente fabricado pelo CCN e entregue ao Centro do Reator de Pesquisa do IPEN.

O elemento combustível se baseia na dispersão de siliceto de urânio (U3Si2) em alumínio com uma densidade de 3 gramas de urânio por centímetro cúbico. O urânio é fornecido pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) com um enriquecimento de até 20% do isótopo 235 do urânio. Essa concentração está de acordo com o tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP). O material é recebido na forma de hexafluoreto de urânio (UF6), e todas as etapas químicas e mecânico-metalúrgicas para a obtenção das placas combustíveis são realizadas no CCN.

Assim, todo o ciclo do combustível utilizado no IPEN é nacional. Podemos competir comercialmente com outras empresas internacionais nesse mercado. Nesse campo, devemos ressaltar que presentemente estamos trabalhando no desenvolvimento de ligas com maior densidade de urânio e também no aprimoramento de novos métodos de fabricação que nos colocam em igualdade com o desenvolvimento técnico e comercial com outros centros em outros países. O CCN dedica-se também à pesquisa e cooperação com outros centros nacionais e internacionais, com os quais mantemos uma grande atividade interativa de desenvolvimento científico na área de combustíveis nucleares.

O CCN conta atualmente com 31 colaboradores, entre pesquisadores, técnicos e corpo administrativo.


 

Galeria de Imagens