Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Galeria de Imagens

Workshop 60 Anos de Produção de Radiofármacos no Brasil

Galeria de imagens registram o Workshop que encerrou o ciclo de eventos que celebraram os 60 anos da primeira produção de radiofármaco no País, o Iodo-131, no então Instituto de Energia Atômica, IEA, atual IPEN

O pioneirismo do IPEN na pesquisa de radiofármacos para atender a classe médica brasileira e os desafios para a a ampliação desse serviço foram os principais temas discutidos durante o "Workshop 60 Anos de Produção de Radiofármacos no Brasil - o IPEN na fronteira da Medicina Nuclear", realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no auditório da Instituição.

O primeiro dia do evento contou com a participação do médico Francisco Rafael Laurindo, coordenador adjunto de Ciências da Vida da FAPESP, representando Hernan Chaimovich, da FAPESP, de Orlando Agostinho,da CNEN e de pesquisadores do Centro de Radiofarmácia do IPEN, entre eles Emerson Bernardes e Elaine Bortoleti de Araujo.

Após pronunciamento do Brigadeiro Mauricio Pazini Brandão, diretor regional Sul-Sudeste do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC, foi realizada a mesa-redonda "Políticas Públicas para a expansão da produção de radiofármacos e democratizaçao da Medicina Nuclear", com o , Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), Ministério da Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS/ATS), Hospital do Amor de Barretos, Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República (GSI) e da Revista Fapesp.

A data também marcará o lançamento do livro "O IPEN e a Saúde", de autoria de Marcelo Linardi, Pesquisador Emérito do IPEN em 2019.

Encontro de gerações

Mais informal e afetivo, o segundo dia do evento resgatou histórias dos pesquisadores e técnicos pioneiros na produção de radiofármacos com representantes da nova geração de profissionais da área. O colóquio será antecedido por homenagens aos servidores, aposentados e ativos do Centro de Radiofarmácia e às unidades e gerências que possuem atividades relacionadas ao centro. O colóquio foi conduzido por Regina Ribeiro de Lima Bezerra, que trabalhou no Centro de Radiofarmácia de 1981 a 2018. Participaram o farmacêutico José Carlos Barbério, formado em 1956 e que iniciou sua colaboração no IPEN desde os anos 1950. Foi o primeiro chefe da área de Radiofarmácia em 1971. Jair Mengatti, servidor na área de Radiofarmácia desde 1977, Rosana Herrerias, desde 1979, Renato Arthur Benvutti, Luis Antonio, João Alberto Osso Junior e Efrain Perini, atual gerente responsável pelo setor, participaram do evento.

Galeria de Imagens