Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Seminários do Plano Diretor 2024 do IPEN apontam para necessidade superação de desafios administrativos e de pesquisas

Busca pela qualidade de pesquisas, serviços e produtos foi prioridade durante as discussões no Seminário do Plano Diretor do IPEN 2024.

O mês de abril deste ano deve ficar marcado no IPEN pela realização do Seminários do Plano Diretor 2024 - Ano Base 2023, evento ocorrido entre 1º a 10 de abril em vários auditórios e salas do instituto, que contou com 19 apresentações envolvendo gestores, servidores, pesquisadores e técnicos.

A ideia do evento, realizado todos os anos, foi proporcionar uma visão ampla das atividades administrativas e de pesquisas realizadas pelo IPEN, além dos desafios a serem superados pelo Instituto para que ele consiga atingir seus objetivos e a sua missão de "realizar pesquisas científicas e tecnológicas, ensino e geração de produtos e serviços”.

Um dos objetivos do Seminários do Plano Diretor é também discutir pontos relevantes para subsidiar o Planejamento Estratégico do IPEN para os próximos anos, tendo como principal meta a excelência em pesquisas energéticas e nucleares.

As prioridades de ações, as melhorias em infraestrutura física e de laboratórios, a disponibilização de recursos financeiros e humanos e os resultados de pesquisas em destaque foram os temas que mais chamaram a atenção durante a apresentação dos dez centros de pesquisas que hoje operam no Instituto. Assim como nos demais setores voltados a serviços e questões administrativas que impactam no resultado de todas as atividades.

Segundo o coordenador do evento, responsável pela área de Planejamento do IPEN, Fábio Menani Pereira Lima, da Coordenação de Planejamento e Gestão (COPLG), os seminários foram muito bons, pois permitiram uma avaliação dos resultados alcançados e dos desafios que foram enfrentados em 2023 e ainda permitiu um avanço no planejamento de 2024, tanto nas atividades meio como nas finalísticas da Instituição.

"Agora vamos fazer o relatório de análise crítica para ver os pontos de melhoria e as ações corretivas que precisam ser tomadas, vamos também promover a disseminação das melhores práticas dos centros de pesquisa para aproveitar ao máximo o potencial de cada um deles. Isso vai ajudar a ver como estamos hoje e a projetar o que queremos para o futuro em cada área do IPEN”, esclarece Fabio Menani.

A ideia agora é que o IPEN passe por um período de revisão do Planejamento Estratégico. Para isso é fundamental que o Plano Diretor do IPEN esteja alinhado ao Planejamento Estratégico Institucional da CNEN (PEI).

"As orientações que sairão como resultado da V Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (CNCTI/MCTI) para área nuclear e correlatas vão ajudar neste processo. O evento acontecerá em Brasília, DF, de 4 a 6 de junho. O IPEN participará ativamente da Rede de Gestão Estratégica do PEI da CNEN o que possibilitará revisarmos nossos indicadores de desempenho e o monitoramento das iniciativas estratégicas estabelecidas em nosso Plano Diretor”, finalizou Menani.

Reconhecimento

Após os oito dias de apresentações no Seminário do Plano Diretor do IPEN 2024, referente às atividades e resultados de 2023 e os desafios para 2024, no prédio do Ensino, aconteceu no dia 10 de abril a premiação e o reconhecimento dos servidores e colaboradores do IPEN por terem se destacado em suas atividades administrativas e de pesquisas.

A direção do IPEN parabenizou e agradeceu a todos pelos excelentes resultados apresentados, em especial, aos setores, servidores e colaboradores terceirizados homenageados com o reconhecimento e menções honrosas às categorias que contemplam:

Setores homenageados pelo destaque em suas atividades em 2023.

Função Ensino - Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CECCCO)

Função P&D / Projetos - Centro de Lasers e Aplicações

Função P&D / Publicações - Centro de Lasers e Aplicações (CLEAP)

Função P&D / Tecnologias - Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais (CECTM)

Função P&D / Relatório Técnico - Centro de Engenharia Nuclear (CEENG)

Função Produção - Centro de Radiofarmácia (CECRF)

Função Serviços - Centro de Tecnologia das Radiações (CETER)

Servidores e colaboradores homenageados em reconhecimento pela dedicação e trabalho desenvolvido em prol da missão institucional de buscar incessantemente a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Colaboradora Destaque - July Kelly Serra Ribeiro, do Serviço de Gestão de Compras Nacionais

Colaboradora Destaque - Barbara Carolina Seabra, do Serviço de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas

Colaborador Destaque - Eduardo Luiz Costa (Amazul), prestando serviço no Centro de Radiofarmácia

Pesquisador Destaque - Eduardo Landulfo, do Centro de Lasers e Aplicações 

Pesquisador Destaque - Alberto Saburo Todo, do Centro de Metrologia das Radiações

Pesquisador do Ano - Niklaus Ursus Wetter, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino

Servidora Destaque - Maria Alice Morato Ribeiro, do Centro de Engenharia Nuclear

Servidor Destaque - Agnaldo Donizete Negrini, do Centro de Radiofarmácia

Ulysses Varela
Jornalista científico - BGE-DA - IPEN-CNEN

Galeria de Imagens