Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Emergências

ATENDIMENTO ÀS EMERGÊNCIAS RADIOLÓGICAS E NUCLEARES

O Grupo de Atendimento às Emergências Radiológicas e Nucleares, da Gerência de Radioproteção, atua em situações reais e potenciais envolvendo materiais radioativos ou fontes de radiação no Estado de São Paulo.Para uma atuação eficiente é mantida uma equipe técnica, em regime de sobreaviso, para avaliação e resposta inicial às situações de emergências radiológicas ou nucleares.

A maioria das notificações são feitas por organizações governamentais, como Corpo de Bombeiros, Polícia e Defesa Civil. Os materiais e equipamentos encontrados nos eventos notificados são, em sua maioria, pára-raios ou detetores de fumaça radioativos onde estão incorporados pequenas quantidades de materiais radioativos ou ainda equipamentos de raios X. Outros poucos eventos envolveram fontes de radiação utilizadas na indústria e na medicina onde as quantidades de materiais radioativos são significativas.

Em algumas situações, mesmo quando as informações indicam que não há envolvimento de material radioativo, um especialista desloca-se até o local para esclarecer e mostrar que não existe risco radiológico. Esta postura preventiva é adotada para evitar que informações equivocadas cheguem à população.
Para o atendimento à emergências no estado de São Paulo, o IPEN mantém um grupo de técnicos especializados.

O material radioativo é identificado pelo símbolo:


Ipen

Se você encontrar material radioativo ou tomar conhecimento de material radioativo fora das condições normais de uso, contacte imediatamente a Área de Atendimento às Emergências Radiológicas e Nucleares no Estado de São Paulo.

Telefone:

(11) 3133 - 9000


Atendimento: 24 horas por dia



Vide página deste serviço na Intranet do IPEN