Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

CNEN marca presença na 76 ª Reunião anual da SBPC em Belém

A reunião, considerada o maior evento científico da América Latina, conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Um time de quase 40 servidores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participará da 76ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá em Belém (PA), de 7 a 13 de julho. O evento, uma parceria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a Universidade Federal do Pará (UFPA), terá como tema "Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.

A CNEN marcará presença no evento de diversas maneiras. Na ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne diversos expositores, irá apresentar, por exemplo, aplicações da energia nuclear na saúde no meio ambiente e nos alimentos. Também viabilizará sete palestras ao longo de toda a programação da ExpoT&C, que funcionará a partir das 8h30 da próxima segunda-feira, dia 8.

■ STEM: impulsionando a educação dos jovens em ciência e tecnologia nuclear;
■ Saúde e bem-estar: os radiofármacos no combate ao câncer e outras doenças;
■ A energia nuclear com vista à Agenda 2023;
■ Aceitação pública da energia nuclear;
■ Women in Nuclear Brasil: equidade de gênero na comunidade científica;
■ O lugar da ciência no jornalismo;
■ Revolucionando a Medicina Nuclear: biopolímeros carregados com Iodo-131.

A ExpoT&C ficará aberta ao público, com entrada gratuita, de segunda a sábado, 08 a 13 de julho, das 08h30 às 18h (no sábado, o encerramento será às 17h).

Na programação científica da 76ª Reunião Anual da SBPC, a CNEN ainda marcará presença nas mesas-redondas O Reator Multipropósito Brasileiro: produção de radioisótopos e pesquisa, Impactos ambientais, sociais, econômicos e legais da mineração de urânio no Brasil e Plásticos e microplásticos em águas brasileiras: estado da arte, impactos e mitigação.

O público que não puder comparecer presencialmente poderá acompanhar a cobertura da participação da CNEN e das atividades desenvolvidas no estande na ExpoT&C e em outros locais do encontro pelo site e pelas mídias sociais da CNEN e de suas unidades técnico-científicas (CDTN, CRCN-CO, CRCN-NE, IEN, IPEN, IRD, LAPOC).

Mais informações pelo link: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.

Programação científica da 76ª reunião da SBPC, aqui.

Texto: Ricardo Fernandes (CRCN-CO)

Eventos