A radiação, quando bem utilizada, é uma poderosa ferramenta para o diagnóstico e o tratamento de diversas enfermidades do corpo,em especial os diversos tipos de cânceres. Esta área de concentração, bastante ampla, abrigará as diversas técnicas direta ou indiretamente ligadas à Saúde que utilizam radiação ionizante e não ionizante.
As principais técnicas que serão apresentadas nesta área serão a Radioterapia, a Biofotônica e a Nanotecnologia e Nanomateriais em Saúde.
Em Radioterapia será apresentada desde a produção dos radioisótopos, a sua dosimetria (experimental e simulação) e sua utilização otimizada nos pacientes, além disso, abordaremos o desenvolvimento de novos radioisótopos para uso em Medicina.
Em Biofotônica será abordada a interação da luz com tecidos biológicos e células. A caracterização dos efeitos moleculares da luz, desenvolvendo, portanto, novos métodos ópticos de diagnóstico e terapia.
A tomografia de coerência óptica vem sendo utilizada pelo IPEN de forma pioneira no País, oferecendo um método de imagem na área da Saúde com alta resolução (6 a 20 micrometros).
A espectroscopia de absorção e emissões ópticas em particular no infravermelho (micro FTIR por imagem) pode fornecer uma informação molecular num corte histológico de forma a tornar mais robusto o diagnóstico do patologista.
Na parte de nanotecnologia e nanomateriais em Saúde, será discutida a produção de nanomateriais, as técnicas que podemos utilizar para produzir os fármacos e as vantagens e desvantagens destes materiais. Também será abordada a utilização dos nanomateriais como carregadores de fármacos.
Curso novo aprovado pela CAPES (MEC) - publicação em 05/10/2018.