Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Segunda unidade da Incubadora USP-IPEN é inaugura com foco em inovações tecnológicas para a área da Saúde

Novo complexo, com uma área construída de 4 mil m2, vai abrigar prioritariamente startups, empreendedores e demais interessados que desenvolvam projetos de inovação tecnológica para melhorias da saúde no País

Construídos em uma área dentro do campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP) os dois primeiros prédios foram inaugurados no dia 4 de abril, quinta-feira, com a presença da Superintendente do IPEN, Isolda Costa, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlloti Jr., a CEO do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), Paula Lima, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Calvo, representantes de órgãos de fomento à inovação, instituições estaduais e federais, entre outras autoridades.

Cerca de 29 instituições públicas e privadas se reuniram e definiram que a Unidade II da Incubadora USP-IPEN será um ambiente voltado para abrigar novos empreendimentos com perfil inovador e que estejam fortemente relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias para as Ciências da Vida, em especial a área de saúde.

De acordo com a superintendente do IPEN, Isolda Costa, o projeto de implementação do Hub de Ciências da Vida é uma questão de interesse para o desenvolvimento nacional.

"Este é o primeiro passo de uma entrega prometida há anos, que enfim, estamos concretizando hoje por meio de nossa parceria com a USP e o Cietec. Um dos diferenciais do projeto é a aliança estratégica, formada com o propósito de solucionar grandes desafios da sociedade por meio da inovação de base tecnológica. A entrega da Unidade 2 da Incubadora USP-IPEN significa o primeiro passo, mas precisamos ocupar este espaço para justificar o investimento incentivando o desenvolvimento de inovações tecnológicas em nosso estado que vão refletir em todo País”, enfatizou Isolda Costa.

Para o reitor da USP, Carlos Carlotti Jr, investir em inovação tecnológica é uma prioridade hoje na Universidade de São Paulo. "Hoje a Incubadora USP-IPEN conta com um total de 92 startups. Com essa nova unidade aqui no Campus Butantã, vamos ampliar este ecossistema com mais empresas em um ambiente que irá dobrar a capacidade de abrigar empresas que nascem dentro da universidade com foco em inovação tecnológica para a Saúde”, destacou o reitor da USP.

A proposta do Cietec, que é quem administra a Incubadora USP-IPEN, é que a nova unidade abrigue o Hub de Ciências da Vida e torne-se um espaço de referência internacional para fomentar o desenvolvimento de inovações tecnológicas em uma área estratégica para o futuro sustentável do Brasil.

"Este espaço representa a concretização de um novo modelo de negócios que o Cietec adotou para expandir suas atividades e a concretização de uma nova comunidade formada por startups, grandes empresas, pesquisadores, alunos de graduação e pós graduação que juntos vão, além de usufruis deste espaço desenvolver tecnologias intensivas voltadas para a área da saúde nacionalmente”, afirmou Paula Lima.

O coordenador da Agência USP de Inovação, Luiz Henrique Catalani, ressaltou que a nova unidade fortalece a atuação da Universidade em sinergia com o Centro Internacional de Inovação da USP.

"Estamos entregando hoje este espaço como uma extensão da Incubadora USP-IPEN, que tem a sua primeira unidade dentro das instalações do IPEN no campus Butantã da USP. Além dos dois prédios já construídos no novo espaço pretendemos construir um prédio administrativo e instalar laboratórios multiusuários que possam ser utilizados por toda a comunidade e ainda um centro de negócios para reunir os interessados em inovações tecnológicas”, finalizou

Sobre a incubadora USP-IPEN

A Incubadora USP/IPEN oferece uma metodologia exclusiva para o desenvolvimento de startups por meio do "Programa DNA”. O ambiente oferece duas modalidades de associação: residente e não residente. Além disso, viabiliza acessos a laboratórios multiusuários, ambientes compartilhados e promove eventos de conexão com o ecossistema de inovação brasileiro e internacional.

Ao ser instalado no campus Butantã da USP, o Hub foi pensado como ambiente de referência internacional para fomentar o desenvolvimento de inovações tecnológicas e radicais em uma área estratégica para o futuro sustentável do Brasil: Ciências da Vida. Seu diferencial é a conexão entre ICTs, startups e indústrias para solucionar grandes desafios da sociedade e do mercado na área da saúde.

Local: A Unidade II Incubadora USP-IPEN está localizada na Av. Prof. Ernesto de Moraes Leme, 400, próximo ao Hospital Universitário e ao Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Saiba mais:

Incubadora USP-IPEN 
Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC) 

Ulysses Varela
Bolsista BGE-DA/IPEN-CNEN


Galeria de Imagens

Eventos