Podcasts IPEN
-
Fabio Staude, diretor do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) é entrevistado por Luiz Carlos Duarte Ladeira, diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) sobre as perspectivas com a nova direção da CNEN.
-
Pesquisadores do IPEN desenvolveram um processo absorvedor de amônia que permite sua remoção do meio ambiente. O processo permite ainda o aproveitamento total da amônia removida dos galpões, que pode ser utilizada como fertilizante ou na produção de hidrogênio.
-
Pesquisadores do IPEN desenvolveram um processo de recuperação de prata que não agride o meio ambiente, garantindo, além da recuperação econômica dos valores representados pela prata e pelos substratos sólidos, a certeza de não poluição, uma vez que o processo não rejeitos nem efluentes a serem dispostos.
-
Pesquisadores do IPEN elaboraram um dispositivo que possibilita despolimerizar ou dissociar gases diminuindo em grande parte o gasto energético utilizado na tarefa, além de proporcionar uma menor interferência na reação do processo. Esse menor gasto energético é possível devido à introdução de uma chicana interna que aumenta a área de contato do gás, bem como a transferência energética.
-
O catalisador é um sólido de composição química complexa que tem por finalidade aumentar a velocidade e o rendimento de reações químicas e reduzir o custo de energia do processo. Foi desenvolvido por pesquisadores do IPEN um processo de obtenção de catalisadores heterogêneos na forma de microesfereas, utilizando o processo hidrolítico com o objetivo de avaliar esses catalizadores na reforma a vapor do etanol para a produção de hidrogênio, em posterior aplicação como combustível para células a combustível.
-
Pesquisadores do IPEN desenvolveram um pré-amplificador sensível à tensão construído parte dentro da sonda e parte dentro da unidade de contagem. Essa disposição apresenta um número reduzido de componentes dentro da sonda, e por consequência, menor volume do circuito eletrônico interno a ela.
-
Pesquisadores do IPEN desenvolveram um novo sistema de medição de radiação a ser utilizado em testes e verificações de equipamentos médicos emissores de radiação. Trata-se de um eletrômetro com circuito de boa portabilidade, garantindo aplicação para uso em campo, capaz de medir correntes de ultra baixa intensidade provenientes de detectores de radiação ionizante ou sistemas de processamento prévio de sinais de detectores.
-
Pesquisadores do IPEN desenvolveram um dispositivo para transferir materiais radioativos e/ou perigosos, na forma de sólidos ou pastas, de um tambor para outro, com mínima intervenção do operador e evitando-se , simultaneamente, que materiais particulados radioativos ou tóxicos sejam liberados no ambiente.
-
Foi desenvolvido por pesquisadores do IPEN um nanomaterial adsorvente a partir de resíduo do sistema de dessulfurização de gases de combustão gerado em usina termelétrica a carvão mineral. Com esse nanomaterial é possível remover poluentes da água.
-
O tratamento de doença cardíaca valvar tem sido um dos grandes desafios da cirurgia cardíaca nas últimas décadas. A substituição da valava nativa por uma prótese tem se mostrado a melhor forma para o tratamento de pacientes com essa doença, apesar de ainda apresentar complicações.
-
Foi desenvolvido por pesquisadores do IPEN um material para ser usado na terapia fotodinâmica antimicrobiana. Sua característica viscosa à base de corante azulento tem propriedade fotossensibilizadora, provocando morte microbiana quando associado a uma fonte de luz específica. Essa invenção pode ser utilizada em qualquer área da saúde onde seja necessário reduzir topicamente a quantidade de microorganismos. Seus usos podem ser na odontologia, para tratamento e prevenção de cáries, desinfecção intracanais e doença periodontal, na dermatologia para o tratamento de vulvovaginite, na clínica médica no tratamento de feridas infectadas, dentre outras aplicações.
-
Pesquisadores do IPEN desenvolveram um processo de síntese de polímeros de características biodegradáveis, bioativas e biocompatíveis para liberação controlada de agentes antimicrobianos e bacterioostáticos para uso na medicina ortopédica e ortodôntica.
-
Essa invenção trata do desenvolvimento de um dispositivo ótico bicolor que produz as cores verde e vermelha quando submetido à radiação, o que dificulta falsificações. As principais aplicações são como marcadores ópticos de segurança para cédulas, passaportes, carteiras de habilitação, embalagens, cartões de crédito, etc.
-
Foi desenvolvido um adesivo biocutâneo fotoativo nanoestruturado e funcionalizado que propicia compatibilidade com elementos sanguíneos, histocompatibilidade, facilidade de processamento e baixo custo, podendo então ser usado na terapia fotodinâmica.
-
Os materiais compósitos têm se mostrado grandes aliados como biomateriais, principalmente nos casos de substituição de membros amputados de pés e pernas, visto sua ótima relação massa/resistência mecânica e capacidade de customização da peça.
-
Pesquisadores do IPEN desenvolveram um novo sistema de medição de radiação a ser utilizado em testes e verificações de equipamentos médicos emissores de radiação.
-
Filmes luminescentes são aqueles que uma vez irradiados com luz de determinado comprimento de onda no ultravioleta, respondem com emissão de uma luz visível de alta intensidade. Pesquisadores do IPEN desenvolveram um material reticulado que possui ótimas características de transmissão deluz, termorrígidoe transparente. Outra característica do filme obtido é o fato de, além de sua transparência, possuir espessura variável e ser responsivo quando submetido a um campo magnético.
-
Esse projeto tratou da obtenção da molécula-fenetilamina-diepóxido, e uma nova forma de preparo de biopróteses, usada no tratamento da doença cardíaca valvar, por substituição da valva nativa.
-
O uso de radioisótopos na medicina é um dos mais importantes usos sociais da energia nuclear. O molibdênio-99 é um radionuclídeo que decai para tecnécio-99m com meia-vida de 66 horas, frequentemente usado em medicina nuclear para diagnóstico por imagem, com aplicações em cerca de 2/3 de todos os procedimentos em exames para coração, fígado, rim, sangue, tireoides e tumores.
-
Pesquisadores do IPEN desenvolveram um copolímero bioativo e biocombustível, cuja finalidade principal é ser matriz para a liberação controlada de biofármacos, especificamente a crotoxina para aplicação na medicina. Outras vantagens identificadas foram a facilidade de processamento e seu baixo custo.