Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Podcasts IPEN

Podcasts IPEN

  • O acidente radiológico de Goiânia por quem esteve lá

    A Rádio IPEN entrevista Walter Ferreira, coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), unidade técnico-científica da CNEN, resgata os fatos que marcaram o acidente radiológico de Goiânia, GO, ocorrido em 1987. Ferreira, que atuava na área de radioproteção, foi a primeira pessoa a identificar a causa do acidente e acionar as equipes de proteção radiológica dos institutos da CNEN. A entrevista é um importante registro histórico da sequência de fatos que levaram ao atendimento da população.

  • Entrevista com Isolda Costa, superintendente do IPEN

    A engenheira química Isolda Costa, que iniciou sua trajetória no IPEN no início dos anos 1980 como bolsista, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente da Instituição. No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Rádio IPEN FM a entrevista como estímulo a jovens pesquisadoras.

  • Doutorandos do IPEN-USP relatam suas experiências de mestrado na Rússia

    A Rádio IPEN FM entrevista três doutorandos do Programa de Tecnologia Nuclear do IPEN/USP que realizaram mestrado no Instituto de Engenharia Física de Moscou (MEPhI), vinculado com apoio da Companhia Estatal de Energia Nuclear da Rússia (ROSATOM). João Vitor Soares Aparecido, orientado no IPEN por Almir Oliveira Neto, do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio; Júlio de Oliveira Junior, orientado por Roberto Vicente, do Serviço de Gestão de Rejeitos Radioativos e Levy Scalise Maciel, orientado por Artur Wilson Carbonari, do Centro do Reator de Pesquisa, comentam sobre as experiências acadêmica e cultural que vivenciaram ao longo de quase dois anos na Rússia. O mestrado "sanduíche" foi realizado no âmbito do acordo bilateral firmado em 2019 com o IPEN.

  • Rádio IPEN entrevista Maria Alice Morato Ribeiro e Eduardo Lobo Lustosa Cabral sobre a primeira bateria nuclear brasileira

    A coordenadora do projeto que desenvolveu a primeira bateria nuclear brasileira, Maria Alice Morato Ribeiro e o pesquisador Eduardo Lobo Lustosa Cabral, ambos do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG) do IPEN, comentam sobre a pesquisa, as áreas envolvidas e as possíveis aplicações. Além do CEENG, participaram da pesquisa o de Tecnologia das Radiações (CETER). O objetivo foi de encontrar uma alternativa energética para locais de difícil acesso ou em que haja necessidade de um fluxo ininterrupto de energia.

  • IPEN recebe a Medalha Armando de Salles Oliveira em cerimônia de celebração dos 90 anos da USP

    Na noite de 25 de janeiro, às 19h, na Sala São Paulo, o IPEN e demais instituições parceiras da USP foram homenageados com a mais alta honraria da Universidade: a Medalha Armando de Salles Oliveira. A cerimônia foi conduzida pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, diversos ministros, autoridades e acadêmicos. A diretora do IPEN-CNEN, Isolda Costa, representou o Instituto na homenagem e dá depoimento no podcast da Rádio IPEN.

  • Rádio IPEN entrevista o doutorando Antonio Arleques Gomes, participante de pesquisa premiada em congresso internacional sobre aplicações de laser na produção de radiofármacos

    O trabalho "Circuito microfluídico aplicado à concentração de 18F (Flúor-18) para produção de radiofármacos”, que é parte da pesquisa de doutorado em andamento, desenvolvida pelo aluno da pós-graduação do IPEN, Antonio Arleques Gomes, conquistou o 1º lugar com a láurea "Marcos Pinotti Barbosa”, concedida à melhor pesquisa estudantil apresentada durante o XII Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais (COLAOB/2023) realizado no período de 12 a 15 de dezembro de 2023 em Mar del Plata, Argentina. Na entrevista, Gomes comenta sobre a pesquisa que tem como orientador o físico Wagner de Rossi, gerente do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP) do IPEN.

  • Rádio IPEN entrevista a pesquisadora Denise Alves Fungaro, Prêmio Alumni USP na categoria Contribuições nas Relações Humanas e Inclusão Social

    A química Denise Fungaro, pesquisadora do Centro de Química e Meio Ambiente (CEQMA), foi agraciada com o Prêmio Alumni USP na categoria Contribuições nas Relações Humanas e Inclusão Social em cerimônia realizada no dia 7 de novembro. Fungaro fala de sua carreira, suas pesquisa e sobre representatividade.

  • Podcast do CDTN entrevista diretor do IEN

    Fabio Staude, diretor do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) é entrevistado por Luiz Carlos Duarte Ladeira, diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) sobre as perspectivas com a nova direção da CNEN.

  • Processo de remediação ambiental de avícolas pela retirada de amônia e seu aproveitamento na produção e geração de hidrogênio

    Pesquisadores do IPEN desenvolveram um processo absorvedor de amônia que permite sua remoção do meio ambiente. O processo permite ainda o aproveitamento total da amônia removida dos galpões, que pode ser utilizada como fertilizante ou na produção de hidrogênio.

  • Recuperação de prata

    Pesquisadores do IPEN desenvolveram um processo de recuperação de prata que não agride o meio ambiente, garantindo, além da recuperação econômica dos valores representados pela prata e pelos substratos sólidos, a certeza de não poluição, uma vez que o processo não rejeitos nem efluentes a serem dispostos.

  • Dispositivo para dissociação de gases

    Pesquisadores do IPEN elaboraram um dispositivo que possibilita despolimerizar ou dissociar gases diminuindo em grande parte o gasto energético utilizado na tarefa, além de proporcionar uma menor interferência na reação do processo. Esse menor gasto energético é possível devido à introdução de uma chicana interna que aumenta a área de contato do gás, bem como a transferência energética.

  • Catalisadores na forma de microesferas

    O catalisador é um sólido de composição química complexa que tem por finalidade aumentar a velocidade e o rendimento de reações químicas e reduzir o custo de energia do processo. Foi desenvolvido por pesquisadores do IPEN um processo de obtenção de catalisadores heterogêneos na forma de microesfereas, utilizando o processo hidrolítico com o objetivo de avaliar esses catalizadores na reforma a vapor do etanol para a produção de hidrogênio, em posterior aplicação como combustível para células a combustível.

  • Dispositivo para localização de metástases em linfonodos

    Pesquisadores do IPEN desenvolveram um pré-amplificador sensível à tensão construído parte dentro da sonda e parte dentro da unidade de contagem. Essa disposição apresenta um número reduzido de componentes dentro da sonda, e por consequência, menor volume do circuito eletrônico interno a ela.

  • Eletrômetro multicanal para detectores de radiação

    Pesquisadores do IPEN desenvolveram um novo sistema de medição de radiação a ser utilizado em testes e verificações de equipamentos médicos emissores de radiação. Trata-se de um eletrômetro com circuito de boa portabilidade, garantindo aplicação para uso em campo, capaz de medir correntes de ultra baixa intensidade provenientes de detectores de radiação ionizante ou sistemas de processamento prévio de sinais de detectores.

  • Dispositivo para transferência por basculamento de compostos radioativos

    Pesquisadores do IPEN desenvolveram um dispositivo para transferir materiais radioativos e/ou perigosos, na forma de sólidos ou pastas, de um tambor para outro, com mínima intervenção do operador e evitando-se , simultaneamente, que materiais particulados radioativos ou tóxicos sejam liberados no ambiente.

  • Reaproveitamento do resíduo do processo de dessulfurização

    Foi desenvolvido por pesquisadores do IPEN um nanomaterial adsorvente a partir de resíduo do sistema de dessulfurização de gases de combustão gerado em usina termelétrica a carvão mineral. Com esse nanomaterial é possível remover poluentes da água.

  • Bioconjugado com propriedades hemocompatíveis

    O tratamento de doença cardíaca valvar tem sido um dos grandes desafios da cirurgia cardíaca nas últimas décadas. A substituição da valava nativa por uma prótese tem se mostrado a melhor forma para o tratamento de pacientes com essa doença, apesar de ainda apresentar complicações.

  • Novo material para inativação microbiana

    Foi desenvolvido por pesquisadores do IPEN um material para ser usado na terapia fotodinâmica antimicrobiana. Sua característica viscosa à base de corante azulento tem propriedade fotossensibilizadora, provocando morte microbiana quando associado a uma fonte de luz específica. Essa invenção pode ser utilizada em qualquer área da saúde onde seja necessário reduzir topicamente a quantidade de microorganismos. Seus usos podem ser na odontologia, para tratamento e prevenção de cáries, desinfecção intracanais e doença periodontal, na dermatologia para o tratamento de vulvovaginite, na clínica médica no tratamento de feridas infectadas, dentre outras aplicações.

  • Nova forma de obtenção do PCL a baixa temperatura

    Pesquisadores do IPEN desenvolveram um processo de síntese de polímeros de características biodegradáveis, bioativas e biocompatíveis para liberação controlada de agentes antimicrobianos e bacterioostáticos para uso na medicina ortopédica e ortodôntica.

  • Dispositivos ópticos bicolores para marcações de segurança

    Essa invenção trata do desenvolvimento de um dispositivo ótico bicolor que produz as cores verde e vermelha quando submetido à radiação, o que dificulta falsificações. As principais aplicações são como marcadores ópticos de segurança para cédulas, passaportes, carteiras de habilitação, embalagens, cartões de crédito, etc.