Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Podcasts IPEN

Podcasts IPEN

  • Campanha emergencial de solidariedade

    A Rádio IPEN FM divulga mensagem sobre responsabilidade social e estimula ações emergenciais de solidariedade

  • Rádio IPEN FM atinge a marca de 10 mil ouvintes

    Desde sua inauguração, em 3 de janeiro, a Rádio IPEN FM atingiu a marca de dez mil ouvintes. Mensagem reforça os objetivos de divulgação científica e entretenimento.

  • Mensagem do Dia das Mães

    Mensagem da Rádio IPEN FM para o Dia das Mães

  • IPEN inaugura laboratório com equipamento que só existe em outras duas instituições no mundo

    Comprado com recursos da FAPESP, SNOM é o que há de mais avançado em microscopia sub-nano a laser, essencial para vários campos de pesquisa, como plasmônica e guias de ondas fotônicas, dentre outras.

  • Pesquisadora Denise Zezell, do Centro de Lasers e Aplicações, é eleita 'Fellow' da Optica Foundation

    o contexto acadêmico/científico, 'Fellow' significa que o pesquisador é considerado um membro de alto nível pela universidade ou sociedade científica que o elege. A física Denise Zezell, pesquisadora do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN/CNEN, foi eleita Fellow da Optica Foundation, principal fórum global para a ciência e tecnologia da luz. Zezell coordena pesquisas de biofônica ligada a lasers em medicina e de diagnóstico tumoral por espectroscopia por FTIR (acrônimo do inglês Fourier transform infrared spectroscopy), técnica que emprega radiação no infravermelho.

  • Pesquisa de Doutorado do Programa de Tecnologia Nuclear IPEN-USP estuda resistência à corrosão das ligas de Alumínio em aeronaves

    A pesquisa é desenvolvida por João Victor Araújo, no Laboratório de Eletroquímica do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais do IPEN. João Victor é aluno de Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP, orientado pela pesquisadora Isolda Costa. A pesquisa tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

  • Entrevista com o pesquisador Almir de Oliveira Neto - publicações científicas e pesquisas com grafeno branco

    O químico Almir de Oliveira Neto, do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CECCO) do IPEN cita sua pesquisa publicada no periódico científico "Materials Advances" especializado em ciência dos materiais. Na entrevista, Oliveira Neto comenta sobre as pesquisas com o grafeno branco.

  • Entrevista com o pesquisador Almir de Oliveira Neto - Premiações

    O químico Almir de Oliveira Neto, pesquisador do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CECCO) comenta sobre as premiações que recebeu em sua carreira.

  • Entrevista com o pesquisador Almir de Oliveira Neto - sua participação no Programa de Pós-Graduação

    O pesquisador Almir de Oliveira Neto, do Centro de Célula a Combustível (CECCO) comenta sobre sua participação como orientador e participante da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN associado à Universidade de São Paulo (USP)

  • Entrevista com o pesquisador Almir de Oliveira Neto

    O químico Almir de Oliveira Neto, do Centro de Célula a Combustível (CECCO) do IPEN-CNEN comenta sobre seu ingresso no IPEN como bolsista de pós-doutorado durante o período de 2001 a 2003 e como servidor a partir de 2005. Cita suas principais linhas de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento de células a combustível.

  • Conheça o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN)

    O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) é uma autarquia federal ligada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), unidade vinculada do Ministério da Ciência, Tecnologia E Inovações (MCTI). O IEN foi criado em 1962, a partir de um convênio firmado entre a Universidade do Brasil (atual UFRJ) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), com o objetivo de abrigar o Reator Argonauta: terceiro reator a ser instalado no país, tendo sido considerado um marco da engenharia nuclear brasileira, na medida em que foi inteiramente construído por engenheiros e técnicos da CNEN e das empresas nacionais CBV Mecânica e Microlab. Desde o início de sua história o Instituto simboliza pesquisa, desenvolvimento e inovação; já no próprio termo de criação do IEN há a determinação de sua responsabilidade pela produção de radioisótopos para pesquisas e usos industriais, médicos, agrícolas e biológicos no Rio de Janeiro. Seu nascimento, portanto, impulsionou a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no estado e, ao longo dos anos, em decorrência do gradual aumento das demandas do setor nuclear e correlatos, foram criados outros laboratórios e instalações de pesquisa, o que levou o IEN a ter hoje uma área construída de quase 19.000 m2 em seu terreno.

  • Conheça a Comissão Nacional de Energia Nuclear

    A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi criada em 10 de outubro de 1956 e é o órgão do governo brasileiro responsável pela orientação, planejamento, supervisão e controle do programa nuclear nacional. A sede da CNEN localiza-se no Rio de Janeiro. O órgão está subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

  • Conheça o LAPOC-CNEN - Laboratório de Poços de Caldas

    A Coordenação do Laboratório de Poços de Caldas é uma unidade gestora administrativa, vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN. O LAPOC atua principalmente em dois setores: pesquisa e desenvolvimento na área nuclear e em atividades de licenciamento e fiscalização de instalações nucleares e instalações minero-industriais que processam minérios contendo urânio e/ou tório associados. A pedra fundamental da Usina de Poços de Caldas foi lançada em 19/08/1959 pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

  • Oportunidade de mestrado ou doutorado 'sanduíche' no Instituto de Engenharia Física (MEPhI) de Moscou

    O Programa de Internacionalização do IPEN-CNEN informa que a Companhia Estatal de Energia Nuclear russa Rosatom está oferecendo quatro vagas para interessados em cursar o mestrado ou, então, doutorado na modalidade “sanduíche”, no Moscow Engineering Physics Institute (MEPhI), da National Research Nuclear University.

  • Trabalho desenvolvido no IPEN-CNEN por bolsista de iniciação científica é premiado em congresso farmacêutico

    O trabalho "Determinação de ferro sanguíneo por FRX na população feminina acima de 60 anos: alternativa para prática clínica na Medicina Geriátrica”, desenvolvido no Laboratório de Espectroscopia e Espectrometria das Radiações, no Centro do Reator de Pesquisas (LEER/CERPQ) do IPEN-CNEN, ganhou o prêmio de melhor trabalho científico na área de Análises Clinicas e Toxicológicas no XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo. O evento é realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) com foco em novas tendências e avanços tecnológicos e ocorreu no período de 10 a 13 de novembro de 2021.

  • Curso Virtual sobre Capacitação a Primeiros Atuantes em Emergência Radiológica

    A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está organizando o "Curso Virtual Regional de Capacitación para Primeros Actuantes en una Emergencia", que será realizado em formato virtual no período de 6 a 10 de dezembro de 2021. O evento promovido pela AIEA ocorre de 6 a 10/12 mas as inscrições encerram-se em 16/11.

  • Inventores: de gênios excêntricos a empreendedores

    Mentes abertas, curiosas e criativas aliadas à metodologia, pesquisa e conhecimento. Sensibilidade para perceber oportunidades de melhorar processos e produtos. Foco e persistência. Essa pode ser a receita básica de um inventor, esse ser cujo estereótipo popular associa a uma genialidade excêntrica, quase maluca.

  • Outubro Rosa permanente

    O Outubro Rosa já está terminando, mas os cuidados e o controle com o câncer de mama, destaques desse movimento internacional de conscientização, devem permanecer constantes.

  • Workshop sobre preservação de objetos do patrimônio cultural e materiais arquivados usando radiação ionizante

    Promovido pela AIEA e organizado pelo IPEN-CNEN, o evento virtual e gratuito acontece de 01 a 05/11, das 9h às 13h (horário de Brasília) e contará com a participação de pesquisadores do Brasil, Croácia, França, Itália e Romênia

  • Workshop sobre preservação de objetos do patrimônio cultural e materiais arquivados usando radiação ionizante

    Promovido pela AIEA e organizado pelo IPEN-CNEN, o evento virtual e gratuito acontece de 01 a 05/11, das 9h às 13h (horário de Brasília) e contará com a participação de pesquisadores do Brasil, Croácia, França, Itália e Romênia

| 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 |

Primeira página | Total de 122 registros. | Última página