Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Projetos de Inovação Intercentros do IPEN-CNEN visam aplicações práticas para beneficiar a sociedade

Coordenadores e bolsistas de pós-doutorado de 43 projetos de pesquisas apresentaram resultados a avaliadores externos visando à aplicação prática de pesquisas financiadas pelo IPEN

Durante dois dias de abril (15 e 16) um grupo de avaliadores internos e externos estiveram reunidos nas salas e no saguão do Prédio do Ensino, na sede do IPEN, para avaliar e discutir sobre as aplicabilidades dos resultados parciais das pesquisas contempladas pelo Edital COPDE 6/2020 que cobrem áreas do conhecimento como: Nuclear, Energia, Meio Ambiente, Indústria e Saúde

O I Seminário dos projetos de Inovação IPEN-CNEN, Edital 06/2023 foi organizado pelo Serviço de Escritório de Gestão de Projetos (SEEGP) contando com apresentações nos auditórios "Prof. Rui Ribeiro Franco” (sala143) e "Prof. Alcídio Abrão” (sala 155), além de sessão de pôsteres no saguão de eventos do Prédio de Ensino para que todos pudessem conhecer as pesquisas.

O evento serviu para que os pesquisadores envolvidos pudessem apresentar os resultado sendo assistidos por uma banca de avaliadores predominantemente externa. Foi possível mostrar aos avaliadores o que O IPEN-CNEN está fazendo em termos de pesquisas básicas aplicadas nos diversos centros de pesquisas da casa.

Segundo a Superintendente do IPEN, Isolda Costa, a ideia foi avaliar como estão sendo conduzidos os trabalhos de pesquisa de inovação com investimentos do próprio IPEN. Um recurso que têm se  mostrado muito importante para dinamizar as pesquisas e para permitir a interação entre os vários centros, de forma a aumentar a produção, tanto académica, quanto na formação de recursos humanos nas áreas em que o IPEN atua.

"Os projetos Inter centros do IPEN/CNEN contribuem de forma significativa para a formação de pesquisadores e para a geração e submissão de novas patentes, ou seja, estamos formando pessoas dando a elas oportunidade de aprender a interagir em pesquisa e gerar inovações. É importante destacar que o sucesso do evento se deu devido a participações dos servidores do IPEN, em especial, o trabalho realizado pelo Serviço de Escritório de Gestão de Projetos que é coordenado pelo servidor Fernando Moreira e toda a sua equipe. Eles foram responsáveis pela organização e condução do evento, que contou com um planejamento, gestão e organização exemplar”, destacou. Isolda Costa.

Opinião dos Avaliadores

A Dra. Fabiane Hoffmann do ICT Pinhais/PR, afirma que ter participado do Seminário Inter centros foi um grande privilégio. Ela ressaltou que pôde acompanhar a evolução e os resultados de pesquisas que se encaixam exatamente no foco mercadológico e no negócio em que atua, destacando  ainda que, se aproximar da pesquisa básica, fundamental aplicada, como fez no IPEN, demonstra a importância e o incentivo de seminários de inovação como este.

"O papel importante do IPEN na alocação de recursos para pesquisas e mais ainda para o incentivo a novos projetos é importantíssimo. Aqui nos pudemos ver a pesquisa acontecendo nos laboratórios e ainda correlacionar com as oportunidades de negócios. Estes trabalhos podem se transformar, lá na frente, em produtos e ações extremamente úteis a sociedade. Parabenizo a todos os pesquisadores que trouxeram pesquisas inovadoras e revolucionárias. Eu espero que, realmente, em algum momento a gente possa ver isso se desdobando em soluções para a sociedade em pouco tempo”. Destacou Fabiana.

Para o Dr. Tiago Rockemback - ICT Pinhais – Toledo/PR"O seminário foi uma oportunidade de reconhecer e aproximar ainda mais as nossas demandas. Os projetos estão associados diretamente com a nossa região e com certeza reverão bons frutos”, enfatizou.

De acordo com o Dr. André Machado de Senna, da Afya (Faculdade de Ciências Médicas) em Palmas/Tocantins foi muito importante participar do seminário no qual o IPEN proporcionou tanto para a comunidade externa, acompanhar o avanço tecnológico e a produção científica que está acontecendo no Instituto, quanto aos pesquisadores, poder ter um ponto de vista diferente de quem está do lado de fora e, dessa forma, contribuir para o crescimento ainda maior da ciência que é realizada no IPEN.

"Muitos trabalhos chamaram a atenção. Chega a ser difícil destacar uma área ou um trabalho, pois vi trabalhos na área ambiental, na área de saúde, trabalhos que envolvem o saneamento de água e trabalhos com aspectos voltados às soluções para tratamento de câncer. Então, realmente o que a gente pode ver é a grandiosidade desse instituto. E a quantidade de áreas que ele consegue abraçar. É difícil destacar qual área é mais importante ou que tem a contribuição mais relevante. Todas elas possuem uma contribuição é fantástica”, disse André Sena.

Avaliador na área de saúde e representando o Hospital de Amor em Barretos/SP o Dr. Wilson Eduardo Furlan Matos Alves destacou que o Seminário de projetos de Inovação do IPEN foi fantástico por ter mostrado a variabilidade de projetos de pesquisa que IPEN tem desenvolvido. Os projetos se mostraram altamente aplicáveis na prática e em diversos cenários, como meio ambiente e saúde, por exemplo.

"Acredito que eventos como este têm o poder de agregar conhecimentos, além de trazer um benefício muito grande para a sociedade. O IPEN está de parabéns, tanto pelos editais Inter centros, para fomento de pesquisas, quanto ao próprio evento organizado para demonstrar o que realmente o IPEN está produzindo. Isso pode fazer com que outras ideias e ações avancem no sentido da Inovação”, finalizou.

Segundo o professor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO),Dr. Carlos Augusto Bauer Aquino, os trabalhos apresentados foram muito bons, bem apresentados que mostram a capacidade do IPEN. Chamar ex-alunos e avaliadores externos para observar o andamento destes trabalhos é uma iniciativa excelente porque aproxima nós, antigos alunos, a conversar com nossos orientadores e conhecer outros trabalhos em andamento.

"Participar deste seminário de inovação foi muito gratificante, justamente para quem está muito longe, como é meu caso na região Norte do Brasil. O IPEN nos proporcionou uma experiência muito importante e esperamos conseguir participar de outros eventos como estes”, complementou.


Ulysses Varela
Jornalista Científico - Bolsista BGE-DA/IPEN-CNEN

Galeria de Imagens