Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Centro de Metrologia das Radiações

O Centro de Metrologia das Radiações (CMR) resulta da associação dos esforços de duas Gerências Técnicas do IPEN:


Gerência de Metrologia das Radiações


Fotografia da fachada do prédio da Gerência de Metrologia das Radiações e seu jardim frontal verdejante.

Missão


Desenvolver métodos de medição de grandezas associadas à radiação ionizante, gerar conhecimento científico e tecnológico e contribuir para a formação de recursos humanos e para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Estrutura


Para executar, consolidar, aprimorar e ampliar as suas ações na área de metrologia das radiações, as atividades da Gerência são desenvolvidas nos seguintes laboratórios/grupos:

  • Laboratório de Monitoração in Vivo (LMIV)
  • Laboratório de Dosimetria Termoluminescente (LDT)
  • Laboratório de Materiais Dosimétricos (LMT)
  • Laboratório de Calibração de Instrumentos (LCI)
  • Laboratório de Dosimetria de Doses Altas (LDA)
  • Grupo de Cálculo de Dose (GCD)

Histórico


A Gerência de Metrologia das Radiações - GMR foi criada em 2009 e passou a integrar a Diretoria de Segurança, que é formada pelas Gerências de Rejeitos Radioativos, Radioproteção, Radiometria Ambiental e Metrologia das Radiações.

Os laboratórios que integram a Gerência de Metrologia das Radiações foram criados com o objetivo de dar apoio ao Serviço de Proteção Radiológica no atendimento aos requisitos da Norma CNEN 3.01, Diretrizes Básicas de Radioproteção. Em 1961, foi criado o Laboratório de Monitoração Individual para controle da irradiação externa por meio de filmes dosimétricos. Em 1965, começaram as pesquisas em dosimetria das radiações. A dosimetria interna foi iniciada nesse mesmo período com a determinação de radionuclídeos por bioanálise in vitro. Nos anos seguintes foram implantados os Laboratórios de Calibração de Instrumentos e de Monitoração In Vivo.


Gerência de Radiometria Ambiental


Fotografia da equipe da Gerência de Radiometria Ambientalcom árvores floridas ao fundo.

A Gerência de Radiometria Ambiental (GRA) tem por atribuições coordenar e realizar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção tecnológica, de ensino e treinamento e de gestão, na área de radiometria ambiental.

As atividades de pesquisa na GRA agrupam-se nos seguintes temas:

  • Avaliação de impacto radiológico ambiental
  • Caracterização de materiais NORM e avaliação radiológica decorrente de sua utilização
  • Radioecologia

Os pesquisadores da GRA ministram disciplinas no âmbito do programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), na área de Tecnologia Nuclear - Aplicações (TNA).

A GRA é responsável pelo planejamento e execução do Programa de Monitoração Radiológica Ambiental (PMRA) institucional, que inclui a avaliação preventiva, com o cálculo de dose do indivíduo do público, e a avaliação confirmatória, a partir da coleta e análise de amostras ambientais na área de influência do IPEN.

Histórico


Os laboratórios da Radiometria Ambiental foram sendo implantados já a partir dos anos 1980. Ao longo do tempo, foram implantadas diversas técnicas analíticas para a determinação do conteúdo de radioatividade em amostras, para diversas finalidades.

A área de Radiometria Ambiental constituiu-se como Gerência no ano de 2014, integrando a Diretoria de Segurança, que é formada atualmente pelas Gerências de Rejeitos Radioativos, Radioproteção, Radiometria Ambiental e Metrologia das Radiações.

Ensaios para determinação de radioatividade


O corpo técnico da GRA é capacitado para a realização de diversos ensaios para a determinação do conteúdo de radioatividade em amostras. As técnicas analíticas empregadas contemplam a determinação de:

  • radionuclídeos por espectrometria alfa e gama
  • atividade alfa e beta total por detectores proporcionais de fluxo gasoso
  • radionuclídeos por cintilação líquida
  • urânio e tório por análise por ativação com nêutrons e espectrofotometria
  • radônio por detectores de traços nucleares de estado sólido

O Laboratório de Radiometria Ambiental (LRA) da GRA executa atividades de prestação de serviços e de validação dos ensaios oferecidos.