Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 

Laboratório de Física Nuclear Aplicada

As atividades do Laboratório se dividem em duas grandes áreas: Instrumentação (Física Nuclear Aplicada) e Computação Científica.

Instrumentação

Nesta área, diferentes tipos de detectores sensíveis a posição para radiação de aniquilação baseados em fotomultiplicadoras de silício (SiPM) e cintiladores LYSO tem sido testados.

As pesquisas nesta neste tema tem levado ao desenvolvimento de sistemas de controle e posicionamento baseados em modernas arquiteturas (Arduino), bem como ao desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados.

Novos algoritmos também tem sido desenvolvidos para reconstruir a posição da interação entre os raios gama e o bloco do cintilador utilizando dados simulados.

Computação Científica

Com o avanço da computação tanto em termos de algoritmos e técnicas computacionais como em termos de poder de processamento das novas máquinas tem permitido a utilização de simulações computacionais nas diversas áreas.

No Laboratório de Física Nuclear Aplicada, simulações computacionais com o software GEANT4 têm sido utilizadas em diversos estudos relacionados a projeto de novos detectores, tomografia e radioterapia. 

Como exemplo, simulações com microesferas de vidro que contém o isótopo Ho-166 utilizadas em tumores de fígado permitem o cálculo da dose absorvida pela região do tumor assim como pelos órgãos adjacentes. A figura abaixo mostra as regiões com diferentes doses em cores distintas.


Simulações também estão sendo feitas no estudo de viabilidade de novos equipamentos de pesquisa a serem instalados no Reator IEA-R1, visando a otimização dos parâmetros para a extração de feixes de nêutrons que serão utilizados para diversas aplicações, entre elas o teste de novos detectores. Simulações também são utilizadas para estudar os parâmetros ótimos para a construção destes detectores.

Outra atividade do laboratório na área de computação científica é o desenvolvimento de softwares específicos para a análise de dados dos diversos experimentos realizados no CRPq.

Como resultado desta atuação na área de computação científica, o CRPq está atuando juntamente com a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) no projeto e-Science do IPEN. Neste projeto foi adquirida uma infra estrutura computacional que permitirá a criação de um repositório de dados oriundos dos diversos experimentos e laboratórios do IPEN.

Eventos