Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Gestão da Qualidade

O CRPq tem um sistema de gestão da qualidade certificado conforme a NBR ISO 9001:2000 com o escopo "Operação e Manutenção do Reator IEA-R1 e Prestação de Serviços de Irradiação"


Visão do Centro do Reator de Pesquisa

Ser uma referência internacional em termos de segurança e utilização do reator nuclear em pesquisa e desenvolvimento, ensino, serviços e produção de radioisótopos.

Objetivos Permanentes
  • Operar o Reator Nuclear IEA-R1 e instalações radiativas, atendendo aos limites, obrigações e controles básicos de segurança e radioproteção e de forma sustentável;

  • Fornecer produtos e serviços de alta qualidade, atendendo às necessidades de seus clientes e partes interessadas;

  • Realizar pesquisa científica, utilizando o Reator IEA-R1, em diferentes áreas do conhecimento;

  • Contribuir para a formação de recursos humanos em nível de graduação e formar mestres e doutores;

  • Atuar sempre orientado para seus clientes e partes interessadas;

  • Valorizar os profissionais do CRPq;

  • Buscar a permanente atualização e excelência nas suas áreas de atuação.


Política de Gestão Integrada
Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional

O CRPq, responsável pela operação do Reator Nuclear IEA-R1 e outras instalações radiativas, se compromete a operar suas instalações e realizar suas atividades de pesquisa, desenvolvimento, ensino e prestação de serviço de forma a:

  • Fornecer produtos e serviços com Qualidade, atendendo aos padrões estabelecidos;

  • Melhorar continuamente a Qualidade de seus processos, produtos e serviços em harmonia com o Meio Ambiente, a Segurança e a Saúde Ocupacional;

  • Promover uma Cultura de Segurança e uma conscientização ambiental, de forma a reduzir os riscos e os impactos de suas atividades sobre o Homem e o Meio Ambiente à níveis tão baixo quanto possível, considerando fatores econômicos e sociais;

  • Atuar em conjunto com seus clientes e partes interessadas visando a identificação de suas necessidades e expectativas, e garantindo sua satisfação;

  • Incentivar o trabalho participativo e a conscientização, visando o comprometimento de seus colaboradores;

  • Observar e obedecer à legislação vigente e outros requisitos aplicáveis.

 

Eventos