Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Galeria de Imagens

Workshop sobre reatores de pesquisa e segurança nuclear celebra os 60 anos de operação do reator IEA-R1

De 28 de novembro a 1o. de dezembro, O IPEN sediou o "International Workshop on Utilization of Research Reactors” que marcou as comemorações pelos 60 anos de operação segura do Reator Nuclear para Pesquisa IEA-R1

O Reator Nuclear IEA-R1 teve sua primeira operação em 16 de setembro de 1957, um ano após o início de sua construção no campus da USP em Sã Paulo. Marco tecnológico e considerado o primeiro reator nuclear de pesquisa da América Latina, o IEA-R1 completa 60 anos de operação segura e como ferramenta essencial para a comunidade científica em diversos ramos da pesquisa. 

Para celebrar a data, o IPEN, por meio de seu Centro do Reator de Pesquisa (CRPq), organizou o "International Workshop on Utilization of Research Reactors” durante o período de 28 de novembro a 1º de dezembro, em seu auditório. O evento reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e interessados que  trocaram informações e conhecimento sobre diversos estudos realizados em reatores nucleares de pesquisa e sua segurança nuclear.

Durante a abertura do evento, em 28 de novembro, foi inaugurado o Espaço de Memória do Reator Nuclear IEA-R1 – Carlos Benedicto Ramos Parente – com réplica da primeira mesa de operação do reator exibindo instrumentos originais. Parente, físico nuclear que ingressou no IPEN ainda em 1965 após conclusão do curso no Instituto de Física e que permaneceu na instituição até completar 70 anos, foi homenageado dando seu nome ao novo espaço expositivo do instituto.

O workshop contou com painéis, mesas redondas e palestras. Dentre os temas  apresentados, destacaram-se segurança nuclear e a diversidade de pesquisas e serviços prestados por reatores de pesquisa, desde aplicações na saúde, pesquisa básica e arqueologia, entre outros campos.

Leia também::

"Espaço de Memória” e workshop internacional marcam os 60 anos do IEA-R1, o primeiro reator nuclear de pesquisas o Brasil 

Homenagem emociona o físico Carlos Parente em inauguração do Espaço que leva seu nome

Acidente com Césio-137 em Goiânia ainda comove, 30 anos depois

Galeria de Imagens