Portal do Governo Federal Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Galeria de Imagens >

Seminário internacional da WNU e ABDAN discutiu o cenário mundial da indústria nuclear

Realizado no IPEN durante dois dias, o seminário da WNU e ABDAN contou com a participação de especialistas internacionais e representantes de institutos e organizações nacionais

A Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) e a World Nuclear University (WNU) realizaram no IPEN o seminário "The World Nuclear Industry Today", nos dias 5 e 6 de abril. O primeiro dia foi dedicado a visitas técnicas nas instalações dos Centros de Radiofarmácia (CR) e do Reator de Pesquisa (CRPq) do instituto. As apresentações e atividades teóricas e participativas ocorreram em 6 de abril, no prédio de Ensino. Foram abordados diversos temas como o futuro da energia nuclear, pelo presidente da World Nuclear Association, o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RM), por Isaac Obadia, um de seus coordenadores, e economia nuclear e estruturação de projetos com Milton Caplan, presidente da MZ Consulting INc, do Canadá.

Patrícia Wieland, responsável pela WNU, destacou que os cursos oferecidos possuem como característica o desenvolvimento de competências para a área nuclear e a formação de líderes em várias áreas do setor. Os temas são extremamente atuais e, ao final, espera-se que o participante reconheça sua competência e o que ela pode contribuir no cenário mundial.

O superintendente do IPEN, Wilson Calvo, participou da abertura do evento confirmando a disposição da instituição no apoio de atividades que estimulem a formação de novas gerações na energia nuclear.

Participaram ainda, o diretor da Amazul, Luciano Pagano, o presidente da INB, o diretor interino da ABDAN, Celso Cunha e o diretor em gestões anteriores, Antonio Müller.

Em outubro, o IPEN estará sediando WNU School on Radiation Technologies Field durante o período de 16 a 27 de outubro de 2017.

Galeria de Imagens