Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Galeria de Imagens

Encontro organizado pela OSA & SPIE celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, no IPEN

O evento organizado pela OSA & SPIE São Paulo Student Chapter , aconteceu-se em 11 de fevereiro, data em que se celebra o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”. O encontro, que reuniu destacadas pesquisadoras brasileiras, realizou-se no auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, no IPEN.

A palestra de abertura "Mulheres na Ciência: contexto histórico e evolução no século XXI”, foi proferida pela professora do Instituto de Física da USP, Elisabeth Mateus Yoshimura.

Na sequência, a pesquisadora do Centro de Lasers e Aplicações (CLA) do IPEN, Martha Simões Ribeiro, discorreu sobre o tema "Ciência e Família”. Ao final, foi homenageada pelas organização do evento. As doutoras Silvia Nuñes e Patrícia Aparecida da Ana, ambas egressas dos cursos de Pós-Graduação do IPEN, comentaram sobre a influência do Instituto em suas carreiras. A professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Elysandra Cypriano, comentou sobre o projeto "ASTROMINAS: Apropriação do Universo Científico por Alunas do Ensino Básico. Encerrou o bloco de depoimentos a youtuberJulia Jaccoud responsável pelo canal "Matemaníaca”, de divulgação científica.

A engenheira e diretora da Poli-USP, Liedi Bernucci, ministrou a palestra "Desafios para a inclusão das mulheres na Ciência e Tecnologia”.

O evento encerrou-se com uma mesa redonda sobre o tema "Mulheres na Ciência: Percepções”, com a participação de Liedi Bernucci, Nélida Del Mastro, Isis Nóbile Diniz e Emico Okuno, tendo como mediadora a jornalista Ana Paula F. Artaxo Netto, da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) do IPEN

A química Constância Pagano Gonçalves da Silva, pesquisadora emérita do IPEN e pioneira nas pesquisas para produção de radiofármacos no Brasil, foi homenageada durante o encontro.

Saiba mais

Galeria de Imagens