Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Galeria de Imagens

IPEN pronto a iniciar as atividades de projeto na área da saúde contemplado em edital da FAPESP

Reunião de esclarecimento sobre detalhes do projeto para capacitação em pesquisas nas áreas de radiofarmácia e radiações traz novo ânimo e estímulo a gerentes e pesquisadores do Instituto

A manhã de 25 de maio marcou, no IPEN, o anúncio oficial do resultado de chamada da FAPESP, que culminou com a obtenção de R$ 13,5 milhões para o Instituto, de um total de R$ 120 milhões que serão destinados para o desenvolvimento e à modernização das instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. O IPEN foi um dos 12 contemplados, entre os 19 participantes do edital. A reunião, convocada pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE), aconteceu na sala do Conselho Superior e reuniu gerentes de centros e pesquisadores.

O superintendente do I​nstituto​,Wilson Calvo,​ iniciou o encontro comentando sobre a cerimônia de lançamento do Centro de Inovação em Novas Energias (Cine)​,​ realizada na FAPESP no dia anterior, do qual o IPEN participa por meio dos Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH). 

Em seguida, Marcelo Linardi, diretor da DPDE e que esteve presente na cerimônia realizada na Fundação,​ ​destacou ​a importância da ​colaboração interinstitucional no projeto de criação desse​ novo centro, que "envolve jovens e dedicados pesquisadores".

Após essa breve introdução, ​e agora referindo-se à chamada da FAPESP, ​Linardi resgatou o histórico do processo democrático e transparente que reuniu representantes de todos os centros de pesquisa do ​Instituto para a elaboração de um projeto conjunto em que todos pudessem se sentir representados. "Depois de muita análise e discussão, decidimos​que seria importantedestacar no edital uma atividade aglutinadora e da qual temos competência e tradição: a Radiofarmácia”, comentou. "Assim, o Instituto elaborou o projeto 'Capacitação Científica, Tecnológica e em Infraestrutura em Radiofármacos e Radiações a Serviço da Saúde'​", acrescentou o diretor da DPDE​.

O anúncio do resultado pela FAPESP​ ocorreu no dia 28 de março, entretanto a DPDE buscou mais esclarecimentos junto à Fundação e obteve, após recursos, um adicional para a obtenção de um microscópio sub-nano laser Snom (do inglês Near-field Scanning Optical Microscopy), equipamento "imprescindível”, de acordo com Linardi, para as pesquisas a serem realizadas no Centro de Radiofarmácia. 

Fernando Moreira, responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP), prosseguiu a reunião com orientações e detalhes sobre o edital, anunciando a parte que caberá dos recursos e bolsas concedidas a cada​ Centro ​ de Pesquisa​ participante do projeto.

 "E​m um momento em que os recursos para ciência e tecnologia são escassos, o resultado positivo do edital FAPESP para os institutos de pesquisa, quanto na participação no Centro de Inovação para Novas Energias da FAPESP com a Shell, reforçam a responsabilidade, o estímulo e a determinação dos pesquisadores, técnicos e demais servidores do instituto em prosseguir fazendo ciência, tecnologia e inovação"​, concluiu Linardi.



Galeria de Imagens

 

Eventos