Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Diretor-geral da AIEA visitará central nuclear de Angra

Fonte: ABEN

Nesta sexta-feira (25), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, fará uma visita a Angra para conhecer a central nuclear. Lá, ele será recepcionado pelo presidente da Eletronuclear, Bruno Barretto, e diretores da empresa.

Amano chegou ao país na terça-feira (22) para ver como anda a crise da zika e qual vem sendo o impacto do auxílio prestado pela AIEA. No início do ano, a agência - braço das Nações Unidas para a energia nuclear - anunciou que ajudaria países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, no combate ao vírus. Nesta iniciativa, figuram a cessão de tecnologia nuclear capaz de detectá-lo e diferenciá-lo de outros, como os da dengue e chikungunya, e treinamento. A entidade promoveu ações semelhantes durante o surto de ebola, na África, em 2014.

Na quarta-feira (23), Amano visitou o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), em Iperó, responsável pelo projeto do submarino nuclear nacional. Em seguida, conheceu o local adjacente ao CTMSP onde será construído o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). A cargo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o RMB produzirá radioisótopos com aplicações na saúde, indústria, meio ambiente e agricultura.

Nesta quinta-feira (24), o diretor-geral da AIEA se encontra em Brasília com os ministros da Saúde; Relações Exteriores; e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, além do comandante da Marinha. Ele também faz reunião de trabalho com dirigentes do setor nuclear brasileiro, incluindo o presidente da Eletronuclear.

 

Eventos