Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Representantes de agência visitam INB

Fonte: A Voz da Cidade

RESENDE

O presidente da INB, João Carlos Derzi Tupinambá, recepcionou, na última terça-feira, a comitiva de representantes da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) que visitaram a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) das Indústrias Nucleares do Brasil, localizada no distrito de Engenheiro Passos, a cerca de 30 quilômetros da zona urbana do município.

Os representantes visitaram todas as instalações da Fábrica de Combustível Nuclear e conheceram o processo de fabricação e montagem dos Elementos Combustíveis que compõem as recargas das usinas Angra 1 e 2. A comitiva da ABACC foi composta pelo secretário da Agência, Sergio Gabriel Solmesky, o secretário-Adjunto, Odilon Marcuzzo do Canto, além da Oficial Administrativo-Financeiro, Diana Carolina Navoni e a Oficial de Relações Institucionais, Selam Chi Barreiro.

Após a visita, Marcuzzo falou sobre as suas impressões a respeito das instalações da INB e também sobre a importância da ABACC, criada em 1991 pelos governos do Brasil e da Argentina com a missão de verificar se os materiais nucleares existentes em ambos os países estão sendo utilizados para fins exclusivamente pacíficos. "Cada vez que venho à INB me dá mais orgulho de ser brasileiro. A ABACC é uma criação de Brasil e Argentina, é um capital político do mais alto valor dos dois países. A sociedade não tem percepção do que isso significa no cenário internacional. A aliança servirá como exemplo de que países competidores na área nuclear podem se transformar em parceiros do mais alto nível”, disse o secretário-Adjunto.

O presidente da INB, João Carlos Derzi Tupinambá, recepcionou a comitiva ao lado dos diretores de Finanças e Administração, Marcelo Xavier, e de Enriquecimento Isotópico, Álvaro Luís de Alves Pinto, e dos superintendentes Ezio Ribeiro, de Enriquecimento Isotópico, e Luiz Antônio, de Produção do Combustível Nuclear.

Para o presidente João Carlos Tupinambá, que acompanhou os representantes ao lado dos diretores de Finanças e Administração, Marcelo Xavier, e de Enriquecimento Isotópico, Álvaro Luís de Alves Pinto, além dos superintendentes Ezio Ribeiro, de Enriquecimento Isotópico, e Luiz Antônio, de Produção do Combustível Nuclear, a visita foi importante para as instituições."A visita da ABACC à FCN representa um passo importante para estreitar as relações dessa prestigiosa instituição com a INB”, completou.

Eventos