Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Amenônia Ferreira é nomeada diretora do CDTN

É a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da instituição

Fonte: CDTN

Amenônia Maria Ferreira Pinto é a nova diretora do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear em Belo Horizonte (MG). Ela é engenheira química e mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. É doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Entrou na instituição em 1977, por meio de concurso público, na então Nuclebrás.

Amenônia é a primeira mulher no cargo máximo da instituição, que contou com 13 diretores desde sua fundação, em 1952. "Por estar há mais de 40 anos no CDTN, conheço a nossa comunidade, sei das nossas dificuldades e de muito do que já passamos. Essa bagagem traz maturidade, principalmente, pelos acertos e os erros que tivemos pelo caminho. Quero que as pessoas estejam bem aqui dentro, atuando como protagonistas da história da nossa instituição. Como servidores, estamos aqui para servir o público”, declara.

A nova diretora ressalta, ainda, o papel emergencial dos concursos públicos para a manutenção e continuidade das atividades do CDTN.

Com experiência na área de Engenharia Sanitária e Engenharia de Petróleo, Amenônia atua na aplicação de traçadores radioativos na indústria, meio ambiente e agricultura. Atualmente, ela coordena quatro projetos em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e um projeto com a Petrobras. Em 2000, a gestora recebeu uma bolsa financiada pela AIEA para estudar reservatórios de petróleo na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Foi presidente da Associação dos Servidores da CNEN de Minas Gerais (ASSEC-MG), entre os anos 1991 e 1992. Na gestão do CDTN, exerceu os cargos de chefe da Divisão de Meio Ambiente e Rejeitos (2015-2018) e, mais recentemente, liderou o Serviço de Análise e Meio Ambiente do CDTN (2019-2024).

A gestão sucede a direção do físico Luiz Carlos Duarte Ladeira, diretor do CDTN entre 2019 e março de 2024.

Eventos