Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Mudança do Clima é tema de debate da Inteligência em evento em São Paulo

ABIN promove encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência com a presença do ministro substituto do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Fonte: ABIN

Com temática inédita, a reunião regional do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) no Sudeste refletiu o novo enfoque dado pela Inteligência brasileira ao trabalho sobre mudança do clima. A Inteligência de Estado, segundo o diretor-geral da ABIN, Luiz Fernando Corrêa, tem um papel fundamental ao fornecer cenários estratégicos para guiar políticas públicas.

O encontro, com o tema "Inteligência, meio ambiente e mudanças climática: transição energética – desafios e oportunidades para o país”, reuniu autoridades do Governo Federal, membros do Sisbin do Estado de São Paulo, e alguns dos principais especialistas em mudanças climáticas do país nesta quinta-feira – 21 de setembro – em São Paulo/SP.

De acordo com o ministro substituto do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, a participação da ABIN é fundamental para que a sociedade brasileira possa compreender as mudanças climáticas, diante da incerteza dos cenários. "Quando nós dizíamos que as mudanças climáticas seriam uma ameaça, isso já é coisa do passado. Elas já são uma ameaça, já são uma realidade”, declarou.

O ministro substituto afirmou que um plano de recuperação florestal será anunciado em breve pelo governo e comentou ainda sobre créditos de carbono no país. "Enquanto outros países não atingem a neutralidade na emissão de carbono, o Brasil pode gerar renda vendendo créditos de carbono, mas isso tem prazo de duração”, afirmou.

Para o diretor-geral da ABIN, a Inteligência é ferramenta essencial na segurança ambiental e na garantia da soberania nacional. "A destruição de áreas florestais, as mudanças climáticas e os desastres naturais representam desafios para a Inteligência de Estado. Esses são pontos de preocupação com crescente importância para a defesa e segurança de uma nação, por isso a salvaguarda de nossos recursos naturais é de interesse da Inteligência”, disse.

Corrêa também ressaltou a participação das três esferas de governo no evento, algo que, segundo ele, é essencial na nova configuração do Sisbin. "É fundamental a participação de todos os entes federados no Sisbin. A ABIN, em um regime democrático, não é o chefe do sistema, mas um facilitador”.

O professor do Instituto de Física da USP e vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Paulo Artaxo, um dos palestrantes, ressaltou que a área ambiental já é tema de estudos da Inteligência de outros países. "Nos Estados Unidos já há diversos estudos sobre mudanças climáticas como ameaças à segurança nacional. Fico feliz que a ABIN esteja trabalhando com essa perspectiva”, disse.

Participaram ainda do evento o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, o secretário de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Gilberto Natalini, entre outras autoridades. Pela ABIN, participaram diretores de departamento e os superintendentes estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.



Eventos