Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Multifacetas da Energia Nuclear

País avança para ter o Reator Multipropósito Brasileiro, que vai atender a produção de radioisótopos, em especial para a medicina. Tecnologia nuclear é aplicada em cultivo de alimentos, piscicultura, irradiação de frutas, efluentes, sangue e até pneu de automóveis.

Fonte: Revista Engenharia - edição 656

Editada desde 1942, a Revista Engenharia, edição nº 656, de agosto de 2023, é dedicada às múltiplas atividades nacionais na área da energia nuclear.

A publicação, órgão oficial do Instituto de Engenharia, abre com uma extensa entrevista com o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Jr., que reforça a necessidade do desenvolvimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

Brasil se destaca na vanguarda da tecnologia nuclear na América Latina

A revista também destaca a vanguarda da tecnologia nuclear na América Latina reportando à instalação e operação do Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1, em operação desde 1957 e o pioneirismo na produção experimental, em 1959, de radiofármacos para medicina nuclear. Outras atividades de pesquisa e serviço prestados pelo IPEN mencionadas na edição estão a utilização de radiação ionizante para atenuação de de vírus da Covid-19 para as pesquisas com vacina no Instituto Butantan, as aplicações de análise por ativação com nêutrons para análise de cerâmicas pré-colonial na Amazônia e o uso de tecnologia nuclear para a preservação de patrimônio artístico e cultural.

Destaca-se também a importância da formação de recursos humanos pelo curso de Pós-Graduação no IPEN, em parceria com a USP.

A hora e a vez do setor nuclear

O projeto para a construção do RMB ganha novo impulso. A coordenadora técnica do projeto, Patrícia Pagetti de Oliveira comenta questões sobre segurança nuclear.

Capacitação e qualificação: porque a sociedade precisa de engenheiros nucleares

A formação acadêmica e a capacitação profissional com cursos de graduação em Engenharia Nuclear e Pós-Graduação são destacados. A gerente do Centro de Ensino do IPEN, Martha Marques Ferreira Vieira comenta sobre o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear em parceria com a USP e a outorga, desde 1976, de mais de 3.200 títulos entre Mestres e Doutores.

A edição da Revista Engenharia proporciona um painel das atividades nucleares e entrevista gestores de outras instituições como a AMAZUL, Eletronuclear, Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e Nuclep, entre outras.

Para acesso à íntegra da Revista Engenharia, acesse o link:

Revista Engenharia, agosto 2023 – edição 656


Eventos