Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Incubadora USP/Ipen recebe certificação Cerne nível 4

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/Ipen, gerida pelo Cietec, conquistou certificação que atesta sua excelência no desenvolvimento de negócios disruptivos de alto impacto: o Cerne 4.

Fonte: Cietec

É a primeira vez que um ambiente de inovação não vinculado a parques tecnológicos recebe o mais elevado nível de reconhecimento da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

"O Cerne 4 reconhece aprimoramentos de gestão, com foco na melhoria contínua de processos da incubadora. Atingimos um modelo de maturidade que nos faz ser referência no desenvolvimento de empreendimentos inovadores de alto impacto positivo para a sociedade. Os unicórnios da Incubadora USP/Ipen impactarão ao menos 1 bilhão de vidas até 2025”, destaca Paula Lima, diretora presidente do Cietec.

Com a certificação, o Cietec se posiciona entre os quatro melhores gestores de ambiente de inovação do Brasil. O país conta com 22 incubadoras certificadas em algum nível do Cerne. Apenas 4 com o nível máximo: Incubadora USP/Ipen – Cietec (SP), Nexus – Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), Unitec (RS) e Incubadora Santos Dumont – Parque Tecnológico de Itaipu.

Benefícios para startups

Cada nível de maturidade (Cerne 1, 2, 3 e 4) representa um passo em direção à melhoria contínua, ampliando sua capacidade em gerar empreendimentos de sucesso.

O Cerne 4. obtido pela incubadora USP/Ipen, atesta que o ambiente atingiu um nível de maturidade que não só amplia a qualidade de startups de alto impacto, mas também apoia processos de inovação aberta de grandes empresas. Como resultado, alcança um posicionamento global, por meio de parcerias que viabilizam a internacionalização de empresas incubadas e graduadas.

Hoje, 62 startups fazem parte da comunidade da incubadora USP/Ipen. A maioria (mais de 70%) são empresas das áreas de Ciências da Vida e Tecnologias Verdes. Mais de 740 startups já passaram pela incubação ao longo de 25 anos. Entre elas destacam-se empresas que são referência no mercado, como a MagnaMed, especializada em ventilação pulmonar, e a Genera, pioneira em análise genômica.

A entrega da certificação aconteceu em Salvador, durante a 32ª Conferência da Anprotec.



Eventos