Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Incubadora USP/Ipen abre inscrições para programa de aceleração de startups

Pela primeira vez, 50% das vagas serão destinadas a mulheres, pessoas negras, pardas, com deficiência, representantes de povos originários, comunidades tradicionais e LGBTQIA+

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

Estão abertas as inscrições para o Programa DNA, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo - Universidade de São Paulo e Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Incubadora USP/Ipen). A iniciativa selecionará 30 startups de todo o Brasil para receber capacitação para o desenvolvimento de negócios de impacto positivo, intensivos em conhecimento e tecnologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro por meio deste formulário. Não é necessário ter CNPJ constituído para se candidatar.

O programa é prioritariamente para startups de Saúde, Ciências da Vida, Tecnologias Verdes, Tecnologia da Informação, Indústria 4.0 e Educação.

Pela primeira vez, 50% das vagas serão destinadas a mulheres, pessoas negras, pardas, com deficiência, representantes de povos originários, comunidades tradicionais e LGBTQIA+.

"O programa de incubação DNA é uma abordagem metodológica focada na criação, planejamento e desenvolvimento de empresas intensivas em conhecimento, as deeptechs. É derivado de 25 anos de experiência da entidade a partir da gestão da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo, ambiente de inovação da USP e do Ipen, somada às melhores práticas nacionais e internacionais”, diz Felipe Maruyama, diretor de Operações do Cietec.

Para selecionar as startups, a banca examinadora avaliará critérios como perfil empreendedor, mercado, inovação, finanças e gestão. O resultado será divulgado em fevereiro.

O programa

A iniciativa combina experiências online e presencial, em que os empreendedores terão acesso a uma metodologia estruturada em três ciclos: Descoberta, Negócios e Aceleração. Cada um deles oferece capacitação de acordo com o estágio de desenvolvimento da startup, incluindo mentorias coletivas e individuais, workshops, aulas e outras atividades para estimular habilidades de inovação.

Atualmente, 64 startups fazem parte da comunidade da Incubadora USP/Ipen — mais de 70% são empresas das áreas de Ciências da Vida e Tecnologias Verdes. Mais de 740 startups já passaram pela incubação ao longo de 25 anos, com destaque para a MagnaMed, especializada em ventilação pulmonar, e a Genera, de análise genômica.


Eventos