Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

NTU Software lança laboratório de robótica on-line na Bett Educar

Além da apresentação da solução inovadora e inédita, Flavio Yamamoto, CEO da empresa dentro do Cietec, ministra palestra sobre como agem os robôs sociais na educação

Fonte: Site Segs

A NTU Software, startup de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em tecnologias de robótica em nuvem da Incubadora USP/IPEN-Cietec, marca presença na Bett Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que acontece entre os dias 14 e 17 de maio de 2019, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo, para apresentar seu inédito laboratório de robótica on-line (LRO).

O laboratório conta com robôs virtuais de diferentes portes e funcionalidades; basta ter Internet para ter acesso a todos eles. Além disso, o LRO possibilita que cada aprendiz tenha seu robô virtual para práticas individuais de aprendizagem, também traz um ambiente de colaboração e compartilhamento em que os alunos podem acessar um mesmo cenário virtual para práticas colaborativas de aprendizagem, além de ambiente de criação de situações problemas em cenários 3D e de práticas criativas no desenvolvimento aplicações robóticas para resolução de situações problemas.

O LRO pode ser usado em escolas, hospitais e clínicas pediátricas, pois permite escalar o uso dos robôs para além do espaço físico de forma segura, além de práticas de aprendizagem em disciplinas complementares. O laboratório pode ser o ambiente ideal para proporcionar o primeiro contato dos alunos com diferentes modelos virtuais de robôs físicos em situações de problemas reais.

Além do lançamento de sua inovação, o CEO da NTU Software, Flavio Yamamoto, ministrará a palestra "Como agem os Robôs Sociais na Educação", para explicar o funcionamento, a utilidade e os benefícios da robótica no ambiente educacional, no dia 15 de maio, às 13h30, na Arena Startup, da Bett Educar.

"Estamos vivenciando o avanço tecnológico da computação em nuvem, ciência de dados, internet das coisas, robótica, inteligência artificial, automação em larga escala. Diante desse cenário de mudança tecnológica intensa, capacitar-se é um processo. Nesse sentido, ambientes como o LRO visam consolidar e potencializar esse processo contínuo de capacitação das pessoas no domínio das tecnologias digitais”, afirma Yamamoto.

Segundo Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, a missão da entidade é fortalecer e consolidar projetos que tenham o intuito de gerar negócios de impacto na sociedade, como é o caso da NTU Software, que tem o importante papel de levar a tecnologia para melhorias no ambiente educacional. "Mesmo com o crescimento importante do setor, ainda há muito muito trabalho a ser feito até sua a consolidação no País e o Cietec está organizando esforços para beneficiar esse ecossistema”, afirma Risola.

Sobre o Cietec

O Cietec - Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil. O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.



Eventos