Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

'Show de Física' abre programação do IPEN de Portas Abertas

Projeto criado pelo físico Fuad Daher Saad, do Departamento de Física Experimental do Ifusp, inicia a série de atividades programadas para o dia em que o Instituto oferece diversas atrações

O "Show de Física”, uma seleção de experimentos que demonstram alguns princípios da Física de forma criativa e interativa, abrirá a edição 2017 do evento "IPEN de Portas Abertas”, que acontece no próximo dia 12 (terça-feira), no campus do Instituto. Dirigida principalmente ao público infanto-juvenil, a atração, apresentada por monitores do Instituto de Física da USP (Ifusp), começa às 10h, no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni (anexo ao Bloco A), após uma breve sessão de "boas-vindas” do superintendente do IPEN, Wilson Calvo.

O projeto, criado pelo físico Fuad Daher Saad, do Departamento de Física Experimental do Ifusp, foi apresentado em edições anteriores sempre grande interesse e participação da plateia. Além do "Show de Física”, os visitantes poderão conhecer três espaços expositivos do Instituto: o Espaço Cultural Marcello Damy, que traz a linha do tempo do IPEN desde quando ainda era o Instituto de Energia Atômica (IEA), o Nuclespaço, onde noções sobre radioatividade e energia nuclear são apresentadas de forma didática, e o Espaço de Memória Reator IEA-R1 -  Benedicto Ramos Parente, recém inaugurado durante as comemorações dos 60 anos de operação do reator mais antigo do Hemisfério Sul.

De acordo com Edvaldo Paiva da Fonseca, um dos coordenadores do "IPEN de Portas Abertas”, haverá visitas guiadas ao novo espaço de exposição com duração de uma hora, a partir das 11h até as 15h. A inscrição e o acesso para as visitas serão pela portaria do Centro do Reator de Pesquisa (CRPq). Além da réplica da primeira mesa de controle do IEA-R1, também estarão disponíveis alguns óculos para realidade virtual que permitirão uma visão do núcleo do reator IEA-R1. 

Outra atração será um computador com link para jogo online, desenvolvido pela Australian Nuclear Science and Technology Organisation – ANSTO (Organização Australiana de Ciência e Tecnologia Nuclear), e que dá noções sobre a produção de radiofármacos em reatores nucleares (http://www.ansto.gov.au/static/halflifehero/). Para os visitantes que desejarem compartilhar nas redes sociais essa experiência, a coordenação do evento sugere as hashtags #ipenportasabertas  #eunoreator, #eunoipen #openhouseipen,. "Desse modo, será possível acompanharmos as postagens”, diz Edvaldo. 

Um trenzinho "turístico” percorrerá as alamedas centrais do campus do IPEN, no período das 10h às 15h, com ponto inicial de trajeto em frente ao Centro do Reator de Pesquisas (CRPq). O Instituto ocupa uma área de 500.000m2, em uma paisagem bastante florida e agradável. "Esse passeio turístico costuma fazer muito sucesso. Entretanto, ao contrário do que realizávamos em algumas edições anteriores, não será possível descer no caminho”, explica Edvaldo. 

Outra novidade é que, este ano, a direção o IPEN decidiu abrir o evento para os familiares dos colaboradores terceirizados, devidamente cadastrados. Todos os menores deverão estar acompanhados por seus responsáveis. Caso alguém se perca, o ponto de encontro sugerido, será em frente ao Bloco A, nos mastros das bandeiras. 

Uma área gastronômica, uma pequena praça de alimentação, será formada por cinco food trucks(veículos que servem diferentes tipos de comidas) atrás do prédio do Ensino. Na marquise, serão colocadas algumas mesas e cadeiras, cedidas gentilmente pelo GREIC – Grêmio dos Funcionários do IPEN/CTMSP. Por conta da localização, o estacionamento do Prédio de Ensino estará reservado para o público.

As opções de alimentação são: Um, Dois, Três... Pizza do Chef Food Truck, que oferece pizzas salgadas e doces; PãodeLove, de cups cakes e brigadeiros; FamiLee, com cafés, bolos, tortas e massas (salgado e doce); Parada do Cone,  com hotdog, pasteis em cone e crepes; e Truck do Barba, opção de hamburgueres artesanais. O restaurante do IPEN, a lanchonete Espaço Legal e a Rainha das Saladas também estarão atendendo normalmente.

A expectativa, segundo Edvaldo, é de que o evento permita uma maior compreensão das atividades desenvolvidas pelo Instituto, "ao mesmo tempo em que fortaleça os vínculos afetivos e proporcione a criação de ótimas lembranças".

O evento conta com o apoio da Minc Corretora, Tokio Marine, Porto Seguro e Sul América. 

Serviço
O quê: IPEN de Portas Abertas
Quando: 12 de dezembroHorário: Das 10h às 15h 
Endereço: Avenida Lineu Prestes, 2242 – Cidade Universitária
Mais informações pelo e-mail pergunta@ipen.br ou pelos telefones 3133-9092/9095

-----
Ana Paula Freire, jornalistra MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação


 

Eventos