Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco >

Edital interno para a área de Radiofarmácia estimula a participação entre centros de pesquisa do IPEN

Cerimônia de assinatura dos termos de outorga realizou-se em 21 de fevereiro na Superintendência do IPEN com a presença dos coordenadores de projetos e gerentes de centros

Buscar soluções que contribuam para a superação de desafios técnicos que dificultam o IPEN de alcançar seus objetivos no atendimento das demandas da sociedade é um dos objetivos dos Editais Internos de Pesquisa e Desenvolvimento. O outro grande objetivo é proporcionar o estímulo e a motivação de grupos de pesquisa do instituto a interagirem e se fortalecerem na busca do desenvolvimento de processos científicos e tecnológicos . Esses resultados foram alcançados com pleno êxito e destacados pelo superintendente do instituto, Wilson Calvo, na abertura da cerimônia que marcou a assinatura dos termos de outorga aos projetos contemplados pelo 3º Edital de P&D.

A gerente de Garantia da Qualidade do Centro de Radiofarmácia (CR) do IPEN, Elaine Bortoleti de Araújo, comentou sobre o processo de escolha dos projetos apresentados e formas de avaliação e acompanhamento de suas implementações. O CR realizou um workshop interno para a definição das áreas prioritárias para o recebimento de propostas. Dentre as área de interesse estão o aprimoramento de processos de produção de reagentes liofilizados, análise de impurezas emissoras de radiações alfa e beta, estudos toxicológicos de radiofármacos entre outros. Das nove propostas apresentadas, oito foram aprovadas.

O apoio financeiro para a execução dos projetos é decidido pelo Conselho Técnico-Administrativo do instituto e varia de acordo com o orçamento e as prioridades de gestão. O total de recursos destinados para o desenvolvimento dos projetos aprovados é de R$ 620.194,77. A assessora da Administração do IPEN, Joselfina M. S. Esteves, fará o controle orçamentário e orientará os coordenadores de cada projeto sobre o uso dos recursos destinados.

"Com poucos recursos investidos do orçamentário, conseguimos, com os editais de P&D, excelentes resultados tanto em motivação de pessoal, interação intergrupos e desenvolvimentos científicos”, destacou o diretor de Pesquisa Desenvolvimento e Ensino (DPDE), Marcelo Linardi.

Durante a cerimônia, Linardi anunciou que a DPDE lançará em 2017 um edital aberto a todo o IPEN para a geração de oportunidades na criação de linhas de pesquisa inseridas no Plano Diretor do instituto.

Projetos Aprovados

A cerimônia prosseguiu com a assinatura dos termos de posse que formalizaram o compromisso dos coordenadores a cumprirem as metas estipuladas nos projetos vencedores.

Projeto

Pesquisador Responsável

"Determinação de tamanho de partículas no desenvolvimento de síntese e controle de qualidade de Citrato de Ítrio coloidal para radiosinovectomia”

Ademar Benévolo Lugão, do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA)

"Avaliação toxicológica de radiofármacos produzidos no Centro de Radiofarmácia para atendimento a resoluções da ANVISA”

Carlos Roberto Jorge Soares, do Centro de Biotecnologia (CB)

"Desenvolvimento de modelos de cultivo tridimensional in vitro de células tumorais como sistema teste para avaliação de eficácia de radiofármacos produzidos pelo IPEN”

Daniel Perez Vieira, do Centro de Biotecnologia (CB)

"Aplicação de métodos sistêmicos na análise de cultura da segurança do Centro de Radiofarmácia "

Francisco Luiz de Lemos, do Centro de Engenharia Nuclear (CEN)

"Simulação de processo de produção dos reagentes liofilizados”

Hélio Fernando Rodrigues Ferreto, do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA)

"Utilização de técnicas de planejamento de experimentos nos processos de produção dos reagentes liofilizados”

José Antônio Sêneda, do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA)

"Monitoramento por meio de PET-CT dos efeitos do laser de baixa potência em tecido adiposo marrom e tecido tumoral”

Martha S. Ribeiro, do Centro de Lasers e Aplicações (CLA)

"Desenvolvimento de técnicas analíticas para a determinação de impurezas emissoras alfa e beta para o controle de pureza radionuclídica dos radiofármacos produzidos no CR”

Mauro da Silva Dias, do Centro do Reator de Pesquisa (CRPq)





Galeria de Imagens