Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN fortalece processo de internacionalização institucional com novas seções em seu site

Interativa, a sessão de Internacionalização no site do IPEN pretende facilitar o intercâmbio com a comunidade científica internacional

O Programa de Internacionalização do IPEN deu mais um passo importante para a sua consolidação. Foi lançada, nesta segunda-feira, 5, a página da Internacionalização Institucional, cujo objetivo é dar visibilidade para as ações de cooperações científicas, tecnológicas e acadêmicas entre o IPEN e instituições estrangeiras. Outra finalidade é atuar como uma ferramenta de gestão de pesquisa na área nuclear. O lançamento oficial aconteceu na Superintendência do Instituto, e a apresentação coube ao pesquisador Jorge Eduardo de Souza Sarkis, coordenador do Programa.

"A página é um dos eixos do nosso programa de Internacionalização, que também contempla um programa de reciclagem de pesquisadores, alunos e demais servidores, por meio de colaborações acadêmicas, científicas e tecnológicas com instituições do exterior. Ou seja, o portal será uma importante ferramenta na gestão de ciência da instituição”, destaca Sarkis.

Hospedada no Portal do IPEN, no menu "Institucional”, a página da Internacionalização está em três idiomas: inglês, espanhol e português. Totalmente interativa, permitindo, por exemplo, que um potencial candidato a trabalhar ou estudar no IPEN possa identificar as áreas, grupos de pesquisa, ou mesmo as parcerias , tudo de forma interligada. Também estão disponíveis para consulta as publicações IPEN, com busca facilitada por palavras-chave.

"O banco de dados do Repositório IPEN interligado as áreas de pesquisa servindo como mais uma ferramenta para a identificação de parcerias e elaboração de propostas por parte dos interessados em desenvolver trabalhos conjuntos.

A página abre com informações gerais, a missão da Internacionalização no IPEN, a descrição dos 11 Centros de Pesquisa e as principais linhas de atuação. Diversos formulários estão disponíveis de acordo com o objetivo dos pesquisadores, assim como informações referentes a alunos e pesquisadores visitantes. Uma agenda de eventos internacionais e oportunidades que facilitará a busca de parcerias internas ou externas para os projetos em andamento.

De modo a auxiliar ao visitante estrangeiro no seu planejamento de viagem e/ou estada na cidade de São Paulo o portal disponibiliza uma área de Serviços aonde estão reunidas informações importantes tais como: Consulados Gerais em São Paulo, conexões com sites de busca de hospedagem, moradia e locomoção na cidade, estimativa de gastos com deslocamento para o IPEN de qualquer região de São Paulo, entre outros serviços.

"Digamos que o visitante vá morar na região da Av. Paulista. Ela consegue informações sobre hospedagem, meios de transporte para chegar ao Instituto e mesmo o custo desse deslocamento”, explica Sarkis.

O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) do IPEN, Marcelo Linardi, ressaltou a importância da criação de uma canal que facilite o intercâmbio entre pesquisadores e instituições internacionais com a comunidade do instituto. Para ele, quanto maior a visibilidade do IPEN como um todo, maior será a procura e o interesse por colaborações. "Nesse sentido, a página vem ao encontro das nossas expectativas, que é mostrar a excelência do IPEN em toda a sua diversidade”, disse.

Sarkis destacou que a página é um instrumento dinâmico e, por essa razão, estará em constante atualização. "Nós queremos saber, por exemplo, de que maneira o pesquisador quer ver divulgado o seu trabalho na nossa página”, explica. "Ou seja, nós lançamos, na realidade, um modelo para ser constantemente renovado, discutido, aperfeiçoado, e a participação de todos é peça-chave nesse processo. Em menos de 24 horas, já recebemos várias sugestões interessantes e que serão analisadas e incorporadas. Mais o primeiro passo foi dado”.

Agora, continua Sarkis, vem a segunda e mais importante etapa que consiste na atualização das informações do portal. "Para tanto, iremos avaliar junto as chefias de cada unidade da Instituição a possibilidade de termos pelo menos um profissional que receberá treinamento específico para essa atividade”.

Os trabalhos para a estruturação do Programa de Internacionalização começaram no início de 2015, mas foi em meados deste ano que Sarkis decidiu abraçar a ideia desse espaço no Portal do IPEN e montou um grupo para esse fim. "A equipe executora contou também com a Dra. Eu coordenei o projeto, a Adriana Braz Vendramini Bicca Magalhães, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT),ficou responsável pela parte operacional e o Franz Einriech Arnold, da Gerência de Desenvolvimento de Sistemas (GDS), pelo desenvolvimento do hardware.

Para Sarkis, o fundamental é que o pesquisador utilize essa ferramenta para que o Programa de Internacionalização possa ter feedback.

------

Ana Paula Freire e Edvaldo Paiva, da Assessoria de Comunicação Institucional


Galeria de Imagens

Eventos