Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Emoção renovada na festa do IPEN

A semana de comemorações pelo 58º aniversário do Ipen encerrou-se na sexta-feira, 29, com uma série de apresentações e homenagens que emocionaram os presentes.

Um dos momentos mais comoventes foi a homenagem à Mitiko Saiki, do Centro do Reator de Pesquisa (CRPq), que recebeu o título de Pesquisadora Emérita 2014. Um vídeo com depoimentos de familiares e amigos apresentou um pouco da trajetória dessa engenheira química conhecida por sua disciplina e seu rigor, mas também reconhecida pela sua capacidade de formar pessoas. 

Em seu breve discurso, Mitiko relembrou, com bom humor, como foi difícil, na sua época de conclusão de curso, ingressar no mercado de trabalho. "Eu fui selecionada para a Petrobras e até hoje estou esperando ser chamada”, disse, provocando risos da plateia. "Talvez por ser mulher, e a engenharia era uma área de homens, não sei. Mas eu gostei, porque eu pude seguir a minha carreira aqui no Ipen, onde realizei tantas coisas”, acrescentou. Para quem achava que ela fosse parar nos próximos anos, Mitiko deixou claro que pretende "irradiar no RMB”.

A pesquisadora se referiu ao Reator Multipropósito Brasileiro, cujo início da operação não ocorrerá em menos de seis anos. Esse megaprojeto do governo brasileiro foi apresentado pelo engenheiro José Augusto Perrotta, com o objetivo de levar ao conhecimento da plateia o status atual da empreitada. Perrotta explicou que o RMB se encontra em fase de obtenção das licenças nuclear (de local) e ambiental (licença prévia).

O investimento, de cerca de US$ 500 milhões, possibilitará ao Brasil autossuficiência na produção de radioisótopos.


José Augusto Perrotta, coordenador técnico do projeto para construção do RMB

Outra apresentação importante foi a da pesquisadora Luciana Gatti, do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA), que falou de seu estudo sobre o balanço de carbono na Amazônia. Tamanha repercussão resultou no artigo "SINK ou SOURCE? Drought holds key to crucial carbono-sink capacity of Amazonian rainforest”, capa da revista Nature (506, de 06/02/2014). Gatti destacou os parceiros e explicou os motivos para a publicação: o fato de o estudo ser na Amazônia, área de interesse mundial, e suas conclusões terem apontado o papel determinante da chuva na absorção de carbono pela floresta.
Prêmio Ipen de Inovação Tecnológica
A proposta "Desenvolvimento e instalação no Ipen-CNEN/SP de unidade reacional de hidrotratamento, em batelada, com micro-ondas para processamento de petróleos e suas frações”, liderada pela pesquisadora Sumair Gouveia de Araújo, do CQMA, foi a grande vencedora da primeira edição do Prêmio Ipen de Inovação Tecnológica.

Entrega do Prêmio Ipen de Inovação Tecnológica à pesquisadora Sumair Gonçalves de Araújo

O anúncio foi feito pelo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, Marcelo Linardi, que falou dos objetivos do prêmio e destacou a multidisciplinariedade das pesquisas do Instituto.

Foram submetidas dez propostas, de "altíssima qualidade”, segundo Linardi, e todas com pré-ingresso garantido na incubadora do IPEN. Os critérios para a escolha foram viabilidade técnica e comercial, originalidade, relevância, clareza e apresentação. "Espero que, nos próximos anos, outros pesquisadores se sintam motivados a participar”, concluiu o diretor. Em seguida, chamou os pesquisadores Ademar Lugão, gerente do CQMA, e Sumair, para a entrega dos troféus e do "cheque” simbólico de R$ 100 mil, valor a ser alocado ao grupo de pesquisa.

Emocionada, a engenheira Sumair fez uma breve explanação do projeto e disse que o resultado foi "uma surpresa”. "Foi uma vitória inesperada, mas que me deixou muito feliz, e quero aqui deixar o meu agradecimento a todos que me apoiaram na casa, bem como aos meus parceiros”, afirmou, referindo-se a Jiro Takahashi, Liliane Landini e Mauro Kioshi Myahira, do IPEN/CNEN, José Carlos de Souza, do Instituto de Física da USP, e Elizabeth Marques Moreira, Maurício Souza de Alencar, Bauer Costa Ferrera e Mauri José Baldini Cardoso, do CENPES/Petrobras (RJ).

Impactos –Sumair fez uma breve caracterização da sua proposta, no âmbito da inovação tecnológica, destacando os impactos econômico (redução de energia elétrica, de tempo de processamento e de materiais), social (melhoria da saúde da população brasileira, evitando doenças respiratórias), ambiental (remoção de poluentes de óleos combustíveis) e científico-tecnológico (otimização do processo de refino de óleos, com temperatura e pressão menores).

Reconhecimento aos servidores
Cinquenta cinco servidores que se aposentaram no período de julho de 2013 até agora também foram homenageados neste aniversário do Ipen. Entre eles, Celso Alves dos Santos, da Divisão de Projetos e Fabricação (DPF). Todos receberam Menção Honrosa, entregues pelo superintendente do Ipen, José Carlos Bressiani, e pelo presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Ângelo Padilha.

A perda de pessoal foi um dos pontos levantados por Bressiani, em seu discurso de encerramento. Depois de um breve relato sobre a excelência do instituto em diferentes áreas, Bressiani reafirmou seu receio de que, com o tempo, algumas dessas áreas sejam esvaziadas com a aposentadoria sem reposição de servidores. Padilha reconheceu a dificuldade e anunciou novas vagas em um próximo concurso. "Não serão suficientes, mas já ajudarão a minimizar as perdas”.
Dentre os mais de quarenta servidores aposentados, Celso Alves dos Santos recebe sua menção honrosa das mãos do presidente da CNEN, Ângelo Fernando Padilha

De acordo com Padilha, serão destinadas mil vagas para a CNEN, distribuídas em etapas, nos próximos anos. "No primeiro concurso, conseguimos, a muito custo, garantir aproximadamente 500 vagas para os institutos da CNEN”.

Ao final, o secretário executivo para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Baptista Duarte Filho, elogiou o trabalho do Ipen e justificou a ausência do ministro Clélio Campolina, a quem representava, afirmando que "em breve ele virá conhecer o instituto”.

Na abertura do evento, a Banda da Guarda Municipal de Santana do Parnaíba apresentou um repertório variado antes da execução do Hino Nacional.

Banda da Guarda Municipal de Santana do Parnaíba

A Semana de C&T do IPEN começou na segunda-feira, 25, com o "Brazil - U.S. Workshop on Strengthening the Culture of Nuclear Safety and Security", realizado em parceria entre o Ipen e a Academia de Ciências dos Estados Unidos (NAS). O evento contou com o patrocínio da Eletrobras Elotronuclear, Banco do Brasil e o Grêmio dos Funcionários Ipen-CTMSP.
 


Eventos