Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisador do ELI-ALPS ministrou palestra no IPEN sobre oportunidade de pesquisas com fontes de luz de attossegundos

A visita e apresentação do Subhendu Kahaly, chefe da Divisão de Fontes Secundárias do ELI-ALPS foi realizada em 31/10 e contou com a participação de pesquisadores de outras instituições

O físico Subhendu Kahaly, chefe da Divisão de Fontes Secundárias do Laboratório Extreme Light Infrastructure- Attosecond Light Pulse Source (ELI-ALPS), Szeged, Hungria, visitou o IPEN-CNEN em31 de outubro de 2023 acompanhado pela consulesa de Ciência e Tecnologia da Hungria em São Paulo, Júlia Morován. Ambos foram recebidos no Espaço Cultural Marcello Dami pela diretora do IPEN, Isolda Costa, pelo gerente do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP), Wagner de Rossi e pelo pesquisador Ricardo Samad, do mesmo centro de pesquisa.

Após uma visita à exposição permanente "O IPEN e sua História" e breve reunião, a comitiva se deslocou para o CELAP onde vários pesquisadores do Instituto e de outras instituições, além de alunos e bolsistas, aguardavam para a palestra "High field ultrafast science and technology at ELI-ALPS: the opportunities”. Antes, porém, os pesquisadores Wagner de Rossi e Ricardo Samad apresentaram as linhas de pesquisa desenvolvidas com lasers de pulsos ultracurtos no local.  A palestra teve transmissão online.

O objetivo do encontro foi apresentar a cientistas brasileiros o potencial de pesquisas que poderão ser desenvolvidas pelo ELI-ALPS, integrante de uma rede de institutos europeus especializada em estudos com lasers de alta potência, alta intensidade e de pulsos curtos. O ELI-ALPS é dedicado à dinâmica extremamente rápida, gerando imagens na escala de attossegundos (um bilionésimo de bilionésimo de segundo) da dinâmica dos elétrons em átomos, moléculas, plasmas e sólidos, tema que recebeu o prêmio Nobel de Física em 2023.

Os institutos que formam o ELI compõem a mais avançada infraestrutura mundial de laser de alta potência do mundo, sendo líderes globais em sistemas de laser de alta potência, alta intensidade e pulsos curtos.

Kahaly obteve seu PhD em Física pelo Tata Institute of Fundamental Research (TIFR), Mumbai e posteriormente ocupou cargos no Laboratoire d'Optique Appliquée (LOA) e no Commissariat à l'Énergie Atomique (CEA), Saclay, França. Seu atual interesse de pesquisa está nas aplicações fotônicas e na dinâmica de materiais, tema no qual é autor de mais de 65 publicações, artigos de revisão e capítulos de livros, além de deter 3 patentes internacionais. Seu grupo de pesquisa investiga os aspectos fundamentais e aplicados da interação de pulsos laser ultracurtos de alta intensidade com sistemas baseados em gases, líquidos, sólidos e plasmas em experimentos com foco em ciência de attossegundos, aceleração de partículas e metrologia ultrarrápida.

Galeria de Imagens

Eventos