Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Alunos e docentes do IF-USP, IPEN-CNEN e POLI-USP propõem projetos de tecnologia nuclear em workshop

Cerca de 80 alunos e docentes das três instituições propuseram projetos de pesquisa em tecnologia nuclear durante workshop realizado no IPEN-CNEN. A atividade fortaleceu o vínculo entre as instituições e alunos

O IPEN-CNEN sediou o Workshop Oportunidades de Pesquisa em Tecnologia Nuclear em 25 de outubro de 2023 no qual foram apresentados projetos de pesquisa desenvolvidos pela Escola Politécnica (POLI-USP), Instituto de Física (IF-USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN) voltados para pesquisas na área da tecnologia nuclear.

O workshop foi organizado pelos professores Cláudio Geraldo Schön, coordenador do curso de Engenharia Nuclear da Poli-USP, Gustavo Paganini Canal, docente do IF-USP e Paulo Sergio Cardoso da Silva, da área de Radioquímica do Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ) do IPEN e docente do curso de Pós-Graduação do IPEN-USP. Participaram também apresentando projetos em desenvolvimento na área nuclear a gerente do Centro do Combustível Nuclear (CECON), Elita Fontenele Urano de Carvalho, o pesquisador do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG) do IPEN, Pedro Ernesto Umbehaun e o gerente do CERPQ, Frederico Gianezini.

A diretora do IPEN-CNEN, Isolda Costa, abriu o evento dando as boas-vindas e comentando sobre a importância do intercâmbio entre as instituições.

Os cerca de 80 alunos de graduação e pós-graduação das três instituições assistiram às apresentações durante o período da manhã no auditório Prof. Rui Ribeiro Franco, no prédio de Ensino do IPEN. Como última atividade antes do almoço, os participantes visitaram as instalações do Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1 onde tiveram oportunidade de conhecerem as atividades realizadas no setor.

O período vespertino foi reservado para debates e apresentação de propostas com potencial para projetos de pesquisa na área nuclear a serem submetidos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Dentre a variedade de propostas apresentadas, relacionadas a fusão nuclear, lasers e ciclo do combustível, foram escolhidos quatro temas para desenvolvimento de projetos: produção e separação de Trítio a partir de Lítio-6, obtenção de alvos de Urânio para produção de Molibdênio-99, laser de alta-potência para aplicações nucleares e sistemas com Urânio para aplicações nucleares.

A avaliação dos organizadores foi extremamente positiva e os objetivos alcançados além da expectativa. Para Paulo Sergio Cardoso da Silva, do IPEN, o ponto mais relevante do evento foi fortalecer as parcerias entre as três instituições para a elaboração de projetos na área de tecnologia nuclear. "O Brasil precisa urgentemente se engajar no avanço de pesquisas tecnológicas dado o interesse internacional nos temas levantados e que ainda possuem uma tímida atuação no país”, comenta Silva.

O próximo workshop sobre o tema será agendado para março de 2024, ocasião em que os tópicos levantados serão aprofundados e apresentados o estágio dos projetos, a busca de parcerias e a expectativa por recursos.

Galeria de Imagens

Eventos