Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN realiza exercício simulado de incêndio e fortalece cultura de segurança

O exercício simulado de incêndio envolveu mais de 50 pessoas e contou com o apoio de instituições relacionadas à operação do Reator IEA-R1

As instalações do Centro do Reator de Pesquisa do IPEN (CERPQ) foram cenário para a realização do Exercício Simulado de Incêndio (ESI) na tarde de 26 de setembro de 2023. Os objetivos da atividade foram treinar os servidores e colaboradores que atuam no local, avaliar as condições das instalações do Reator IEA-R1 e atualizar informações para aprimorar o Plano de Proteção Contra Incêndio (PPI).

"Com o Exercício Simulado de Incêndio estamos atendendo os requisitos da Norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) NE 2.03 e 2.04”, informa Antonio Carlos Alves Vaz, coordenador do ESI, membro do Grupo de Segurança Nuclear do CERPQ e operador do Reator IEA-R1.

Participaram do ESI cerca de 50 pessoas entre servidores do IPEN lotados no Serviço de Operação do Reator IEA-R1 (SEORE), funcionários e oficiais do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e colaboradores terceirizados das empresas Archangel´s de Segurança Patrimonial e Kantro Limpeza Industrial.

A elaboração do exercício demandou trinta dias e várias reuniões até chegar-se a um roteiro que contemplasse os objetivos desejados.

Segundo Vaz, o exercício foi avaliado pelo GSN como satisfatório, atendendo ao que se esperava.

O exercício

Seguindo um roteiro pré-estabelecido, o ESI teve como cenário a simulação de um princípio de incêndio em progressão para grandes proporções. Os operadores de reator e membros da equipe de Proteção Radiológica participaram na categoria de Observadores/Avaliadores. Os membros do CTMSP, aspirantes a operadores de reator, atuaram diretamente no simulado.

Após o ESI, os observadores se reuniram para uma avaliação das respostas apresentadas e sugestões de melhoria.

O próximo exercício simulado será realizado no primeiro semestre de 2024.

Vaz considerou que os Exercícios Simulados são as melhores ferramentas para que as instalações atinjam grau de excelência em segurança nuclear. "Agradecemos toda equipe envolvida no Exercício Simulado, o CTMSP pelo fornecimento de EPIs e a Archangel´s pelos equipamentos de comunicação”, concluiu.

Galeria de Imagens

Eventos