Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Novo Portal facilita acesso às informações

A partir de hoje, o público tem à sua disposição o novo Portal do IPEN, mais moderno e funcional, com várias novidades para facilitar a navegação e o acesso às informações. A principal delas é a ferramenta de busca, agora muito mais simplificada e com maior alcance. De acordo com João Carlos de Alexandria, da Gerência de Rede e Suporte Técnico (GRS), uma palavra é o suficiente para que o usuário consiga acessar qualquer informação ou documento que esteja disponível.

"E também será possível, nessa busca, relacionar à área respectiva e até aos pesquisadores de cada unidade, ou seja, o usuário encontrará mais facilmente o pesquisador, poderá acessar links para o currículo lattes, fazer contato via e-mail, entre outras possibilidades que não estavam disponíveis para o público externo na versão antiga”, acrescentou João Carlos.

Outra novidade é a ênfase na descentralização dos webmasters. Agora, cada Unidade do IPEN terá o seu, assim como a gestão, ficando a cargo da ACI o conteúdo noticioso e as informações institucionais, propriamente ditas. "Desse modo, o portal estará sempre atualizado, uma vez que os próprios setores terão alguém responsável por esse trabalho de manutenção e alimentação do conteúdo”, complementou Silvio Rogerio de Lucia, da Gerência de Desenvolvimento de Sistemas (GDS).

Cartão de visitas

"O site é o nosso cartão de visitas. O antigo estava defasado e não conseguia mais mostrar a magnitude das atividades do IPEN. Além disso, trazia recursos visuais, estéticos e de operacionalidade obsoletos, tendo em vista que havia sido implementado dez anos atrás e desde então não passara por grandes reformulações”, afirmou Afonso Aquino, assessor de Comunicação Institucional (ACI).

Do ponto de vista de layout, o novo Portal IPEN é mais atrativo, dinâmico e, no que diz respeito às cores, obedece rigorosamente aos padrões do Manual de Aplicação da Marca IPEN. "Procuramos aliar uma apresentação visual atraente e ao mesmo tempo observando a marca do Instituto, de modo a fortalecer cada vez mais a nossa imagem para os públicos interno e externo”, explicou Aquino. Além disso, possibilita a inclusão de outras mídias como blog, twitter e YouTube.

Desafio

A ideia de mudar o layout e a funcionalidade do Portal é antiga, mas só começou, de fato, a ser implementada há dois anos. O trabalho foi dividido em duas etapas: conceitual e operacional. A primeira ficou a cargo da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) e a segunda, "bem mais desafiadora”, da Diretoria de Planejamento e Gestão (DPG).

"Inicialmente, nós convidamos os centros de pesquisa, a Diretoria de Ensino, a Biblioteca, e fizemos várias reuniões com os webmasters de cada setor para definir o que gostaríamos de ter no nosso site. Surgiram muitas ideias e nós consolidamos isso num documento que serviu de base para a licitação da empresa executora”, contou Marcelo Linardi, diretor da DPDE.

Na parte operacional, houve certa dificuldade em razão da escassez de servidores na área. Porém, essa questão foi sanada com muito esforço por parte dos poucos que se dispuseram a assumir o desafio. "Mas o nosso pessoal encarou esse desafio e levou com muita seriedade e competência, foi um trabalho em equipe mesmo, e o sucesso se deve a esse esforço coletivo”, salientou Willy Hoppe de Sousa, diretor de Planejamento e Gestão (DPG).

Perspectivas

Willy destacou o trabalho de Franz Arnold, da GDS, que assumiu o comando da operacionalização do novo Portal com muita competência e eficiência. "Integrar o Franz a esse projeto foi um grande acerto, porque, sem deixar de reconhecer o esforço coletivo, é inegável que a liderança e a competência do Franz alavancaram o processo, desde a migração de dados até as correções que foram – e continuarão sendo – feitas”, disse Willy.

O próximo passo, segundo ele, é viabilizar a mudança da Intranet, prevista para entrar no ar até o final de março. "Entre as principais mudanças, que serão muitas, eu destacaria aqui a localização das informações, que será infinitamente superior”, adiantou o diretor da DPG. Para Franz, o sucesso tanto do Portal quanto da Intranet depende muito de cada servidor, no sentido de participar, de comentar, de colaborar.

"O mais importante é somar as competências, agregando o conhecimento acumulado ao que é possível inovar. Ou seja, não podemos simplesmente descartar o que foi feito até aqui para introduzir algo totalmente novo. Temos que aproveitar aquilo que é bom, valorizando o trabalho de colegas mais antigos, e aos poucos oferecer novidades, aproveitando as pessoas que estão chegando ao instituto e que têm muito a acrescentar também”, concluiu Franz, que ingressou no IPEN no concurso mais recente.

Inicialmente, o Portal estará apenas em Português, mas a expectativa é que futuramente esteja disponível em inglês e espanhol, o que facilitará o acesso de pesquisadores estrangeiros, potenciais parceiros do IPEN.

Eventos