Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN-CNEN chega a 67 anos inovando e investindo em instalações modernas e otimizadas

Duas instalações pioneiras no País foram inauguradas durante os eventos que marcaram o 67º aniversário de fundação do IPEN: a unidade integrada para fabricação de elementos combustíveis nucleares para reatores de pesquisa e o laboratório de investigação e produção de lotes piloto de radiofármacos

O trabalho desenvolvido com tenacidade e conhecimento ao longo de décadas por pesquisadores e técnicos do Centro do Combustível Nuclear (CECON) do IPEN se consolidou com a inauguração da Unidade Integrada para Fabricação de Elementos Combustíveis Nucleares. A cerimônia, realizada em 30 de agosto de 2023, marcou a conclusão de obras e a instalação de áreas adequadas para a produção de elementos combustíveis para reatores de pesquisa do tipo MTR (Material Testing Reactor). A instalação, pioneira no Brasil, tem capacidade para a produção anual de até 80 elementos combustíveis para reatores de pesquisa, inclusive para o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) que tornará o País autossuficiente na produção de radioisótopos para uso em medicina nuclear.

A diretora do IPEN, Isolda Costa, abriu o evento ressaltando o ineditismo da instalação resultado da capacidade de pesquisa e inovação em uma área estratégica. A gerente do CECON, Elita Urano de Carvalho, em um pronunciamento emocionado, agradeceu a colaboração de gerações de pesquisadores e técnicos e de instituições parceiras. Entre os agradecimentos, citou grandes incentivadores do projeto, como Claudio Rodrigues, superintendente do IPEN de 1985 a 1990 e de 1995 a 2008, e Rex Nazaré Alves, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) de 1982 a 1990.

Participaram também da cerimônia os diretores da CNEN de Pesquisa e Desenvolvimento, Wilson Calvo, e de Gestão Institucional, Pedro Maffia da Silva, representando o presidente da entidade, Francisco Rondinelli. Ricardo Padilha, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, representou a titular da pasta, Luciana Santos.

Após os pronunciamentos, os interessados visitaram as quatro áreas que compõem a unidade integrada, desde o processamento químico dos insumos até a caracterização física e química dos elementos produzidos para controle de qualidade.

O ciclo de atividades que celebraram os 67 anos de fundação do IPEN encerrou-se na manhã de 1º de setembro de 2023 com a inauguração do Laboratório de Investigação e Produção de Lotes Piloto de Radiofármacos no Centro de Radiofarmácia (CECRF) do Instituto. As novas instalações, únicas no País, permitem estudos clínicos para o desenvolvimento de novos radiofármacos para uso em medicina nuclear, consolidando o papel essencial do IPEN na área da saúde.

Isolda Costa iniciou a cerimônia destacando a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na sessão solene de aniversário do Instituto e no encontro "O IPEN e o Complexo Industrial da Saúde”, realizado em 31 de agosto. Após o encontro, a ministra visitou as instalações do novo laboratório no CECRF acompanhada de autoridades da CNEN.

Marcelo Linardi, diretor de Pesquisa Desenvolvimento e Ensino do IPEN de 2013 a 2019, comentou sobre o projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do qual foi coordenador, e que permitiu as reformas e a instalação dos novos equipamentos. Também participaram da cerimônia Wilson Calvo, Pedro Maffia da Silva e Ricardo Padilha.

A coordenadora do novo laboratório, Elaine Bortoleti de Araujo, do CECRF, forneceu informações sobre o processo de instalação da nova área e seus objetivos. O gerente do CECRF, Emerson Soares Bernardes, citou o papel estratégico do IPEN para a produção de radiofármacos no País e projetos para diagnóstico e terapia de câncer de próstata.

O coordenador médico do Departamento de Medicina Nuclear do Hospital de Amor de Barretos, Wilson Furla Alves, participou da cerimônia e, com os demais convidados, visitou as novas instalações após o descerramento da placa.

Galeria de Imagens

Eventos