Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Conheça os candidatos ao Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica

São quatro os projetos inscritos na sétima edição do Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica. O anúncio do projeto vencedor será durante cerimônia no auditório do Instituto no próximo dia 31/08, a partir das 10h.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) divulgou os nomes e os resumos dos projetos inscritos para o Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica, que reconhece as melhores iniciativas de pesquisa e desenvolvimento na área nuclear e correlatas. Os projetos são avaliados por uma comissão julgadora composta por especialistas internos e externos ao Instituto, que consideram critérios como potencial de mercado, originalidade, relevância, aplicabilidade e impacto socioambiental.

Os candidatos ao prêmio em sua sétima edição são:


  • IRDose: Medicina nuclear personalizada na nuvem, coordenado pelo pesquisador Daniel Alexandre Baptista Bonifacio, do Centro de Metrologia Nulclear. O projeto visa desenvolver um aplicativo web para dosimetria personalizada para terapia com radionuclídeos, baseado em simulações computacionais do tratamento usando o método de Monte Carlo e imagens médicas do próprio paciente. O projeto tem o apoio do CNPq, da FINEP e da CAPES e busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes, a produtividade e a competitividade dos serviços de medicina nuclear e as políticas públicas de saúde.



  • Nanopartículas radioativas aplicadas ao tratamento de câncer, coordenado pela pesquisadora Maria Elisa Chuery Martins Rostelato, do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER). O projeto visa desenvolver fontes radioativas em escala nanométrica para oferecer tratamentos mais econômicos e eficazes para diversas neoplasias. O projeto utiliza técnicas de síntese de nanopartículas por irradiação gama e de marcação com radionuclídeos produzidos no reator nuclear do IPEN. O projeto tem demonstrado resultados impressionantes na regressão tumoral em modelos animais.



  • Inativação por radiação ionizante do vírus Sars-Cov-2: Aplicações na área médica, coordenado pela pesquisadora Monica Beatriz Mathor, do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) do IPEN em parceria com o Instituto Butantan. O projeto visa inativar o vírus Sars-Cov-2 por radiação gama, sem alterar a sua composição e o seu formato, para produzir antígenos para a sua aplicação em soroterapia, vacinas e diagnósticos. O projeto também visa aumentar a segurança de tecidos humanos doados para bancos de tecidos, com a finalidade de transplantes.



  • Desenvolvimento de um sistema microfluídico por microusinagem com laser de femtossegundos para a síntese de radiofármacos com 18F de alta atividade molar, coordenado pelo pesquisador Wagner de Rossi, do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP). O projeto visa desenvolver um sistema microfluídico por microusinagem a laser de pulso ultracurto em vidro óptico de borosilicato -BK7 para a síntese de radiofármacos com 18F, um dos radionuclídeos mais utilizados na medicina nuclear. O projeto tem o apoio do CNPq e visa reduzir o custo da produção de radiofármacos, a produção de rejeitos radioativos e o tempo de síntese.


O anúncio do vencedor do Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica será realizado durante a cerimônia em homenagem aos 67 anos de fundação do IPEN, a se realizar em 31 de agosto de 2023, a partir das 10h, no auditório do instituto. O evento contará com a presença de autoridades, pesquisadores, parceiros e colaboradores do IPEN. O prêmio consiste em um troféu, um diploma e o valor de duzentos mil reais orçamentários para o ano de 2024.

Eventos