Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Governo de SP reafirma importância de sinergia entre Institutos de Pesquisas, em visitas de secretários

Finalidade é buscar convergência entre as instituições e poder avançar na integração e na busca por ciência e inovações para o desenvolvimento econômico e social do país.

Com o objetivo de conhecer melhor as atividades em ciência, tecnologia e inovação e de promover mais integração e avanços, titulares e assessores de Secretarias de Estado têm realizado visitas às instituições estaduais que atuam nessas áreas de pesquisa e desenvolvimento. Nesta terça-feira, 9, foi a vez de Thiago Rodrigues Liporaci e Edson Cezar Wendland, da Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), serem recepcionados no IPEN pelo superintendente Wilson Calvo e pela diretora substituta, Isolda Costa.

Respectivamente secretário executivo e coordenador de C,T&I da SDE, Liporaci e Wendland estiveram no Espaço Marcello Damy, onde ouviram explicações sobre a atuação e a diversidade de pesquisas do Instituto e sobre o Projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), o maior empreendimento para a área nuclear do País. Depois, seguiram para visita ao Reator Nuclear de Pesquisas IEA-R1, onde foram recebidos pelo coordenador do Centro do Reator de Pesquisas (CERPq), Frederico Genezini.

Embora seja gerido técnica e administrativamente pela União Federal, por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o IPEN é uma autarquia estadual. Essa característica "híbrida” é o que permite, por exemplo, a participação em chamadas públicas pela Fapesp, para financiamento de projetos e pesquisas de instituições vinculadas ao Governo de São Paulo. "Por isso, é fundamental que os gestores do governo estadual conheçam o muito que se faz em P&D aqui”, avaliou Calvo.

O superintendente do IPEN mencionou o edital "Ciência para o Desenvolvimento” – Propostas para Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP-SP), da Fapesp, voltado para P&D em colaboração entre universidades ou instituições de ensino superior e de pesquisa. O IPEN foi contemplado com a proposta "Programa multicêntrico utilizando radioligantes de PSMA para o diagnóstico e terapia de pacientes com câncer de próstata”, tendo o próprio Calvo como pesquisador responsável.

"Além desse projeto, também integramos um do IPT [Instituto de Pesquisas Tecnológicas] contemplado nesse mesmo edital. É uma somatória de expertises que só trarão benefícios para a população do Estado de São Paulo”, comentou Calvo. O projeto do IPT a que o superintendente se referiu é "Desenvolvimento da cadeia de produção de componentes metálicos por manufatura aditiva”, que conta com participação do pesquisador Maurício das Neves, do nosso Centro de Ciência e Tecnologia doa Materiais do IPEN.

Liporaci diz que é fundamental buscar sinergia entre as instituições. "A ideia é que possamos desenvolver parcerias e aprofundar as relações entre todos os integrantes do grande complexo de inovação que temos no Butantã: a USP, o Instituto Butantã, o IPEN, o IPT, a Marinha... a finalidade da Secretaria é buscar convergência entre todos esses atores de C,T&I e poder avançar na integração e na busca por ciência e inovações para o setor produtivo e para o desenvolvimento econômico e social do país”.


Galeria de Imagens

Eventos