Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Aluno de IC do IPEN ganha prêmio de melhor pôster no mais importante simpósio da área de rejeitos

Instituto enviou dez alunos para o evento em Phoenix, Arizona. Vencedor é orientado pelo pesquisador Roberto Vicente, do SEGRR, e teve o trabalho exposto em área nobre, ao longo da semana.

O estudante Gabriel Fuitem Martins, bolsista de iniciação científica no IPEN, orientado pelo pesquisador Leandro Goulart de Araújo, foi contemplado com prêmio de melhor pôster no Waste Management Symposium – WMS2023, o maior evento da área de rejeitos radioativos do mundo, realizado entre os dias 26 de fevereiro e o dia 3 de março, em Phoenix, Arizona, EUA. Cursando o terceiro ano de química na USP, Gabriel apresentou o trabalho "Use of Calcium Alginate Composites in the Removal of Thorium-234 from Aqueous Solutions" ("Uso de Compostos de Alginato de Cálcio na Remoção de Tório-234 de Soluções Aquosas").

O WMS2023 é um evento anual, sempre na mesma época do ano. Vicente destacou que o IPEN enviou um grupo de dez estudantes do Serviço de Gestão de Rejeitos Radioativos (SEGRR) para apresentar seus trabalhos, aprender com os especialistas que comparecem e conhecer outros estudantes de vários países com interesse na mesma área. "A missão foi um sucesso, e é interessante compartilhar essa conquista com a comunidade do IPEN, porque essas histórias de sucesso fazem bem à instituição, em particular porque um dos integrantes foi contemplado com o prêmio de melhor pôster”, afirmou.

De acordo com Gabriel, a notícia foi dada durante um almoço no evento, onde estavam presentes cerca de 3 mil pessoas. "A diretora do evento me chamou ao palco para receber o prêmio.Eu sabia que tinha feito uma boa apresentação, mas não imaginava que seria premiado, os meus colegas do laboratório vão a esse congresso há bastante tempo e nunca viram um brasileiro ganhar esse prêmio antes”, disse o estudante. "Certamente [o prêmio] teve um grande impacto na minha carreira”, acrescentou. A pesquisa é coorientada pela pesquisadora Sabine Neusatz Guilhen, do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA).

O WMS2023 tem a duração de cinco dias, mas posteresde estudantes ficam exibidos apenas uma tarde. Somente o trabalho vencedor (melhor pôster) fica exposto durante todo o evento, em uma área de alta circulação. "Com isso, consegui conversar e discutir sobre meu projeto com muitas pessoas de diferentes setores, líderes de indústrias, departamentos governamentais, professores etc., que ficaram bastante impressionados com minha aérea de pesquisa, então fiz diferentes contatos no mundo todo”, conta Gabriel.

Para ele, não apenas o prêmio, mas o evento como um todo, foi muito bom. "Pude assistir a várias palestras e apresentações de profissionais muito importantes da área nuclear, agregando bastante para o meu aprendizado”, disse Gabriel. Outro integrante do grupo, Ítalo Henrique Alves, destacou que a participação de 10 brasileiros, todos do IPEN, no WMS2023, em Phoenix, "é um marco”. "Por ser o maior evento do mundo na área, é uma oportunidade única para conhecer o estado da arte das pesquisas”, ressaltou.

Além disso, o contato com estudantes de outros países, segundo Ítalo, "possibilita discutir os principais assuntos que envolvem o trabalho, fazer contatos para possíveis parcerias e conhecer soluções fornecidas por empresas experts na área”, salientando que a presença do IPEN-CNEN "é imprescindível, pois reforça nossa posição como país extremamente preocupado com a gestão efetiva e segura de rejeitos radioativos, além de sermos o maior instituto responsável pela gestão de rejeitos radioativos”.

Outro ponto destacado por Ítalo diz respeito à apresentação dos resultados de pesquisas do IPEN, possibilitando a realização de cooperação junto com outros atores importantes na área. "Prova disso é a conquista do bolsista de IC Gabriel Fuitem Martins pelo seu trabalho e os contatos trocados em diversas oportunidades entre o nosso grupo e os participantes estrangeiros. Espero, no próximo, poder participar novamente, com resultados sobre o trabalho que desenvolvo junto ao meu orientador, Dr. Roberto Vicente”, concluiu.

Além de Gabriel e Ítalo, participaram Victor Keichi Tsutsumiuchi, Derek Cordeiro Silva, Natalie Costa Rolindo , Ícaro Vaz Freire, Paloma Suzane Cabrera, Monise Vasconcelos de Andrade, Priscila Costa e Bianca Geraldo.


Eventos