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Pesquisadores do Cistar visitam IPEN e trazem experiências em ações de diversidade e equidade

Abhaya Datye proferiu palestra sobre catalisadores, no CECCO, e Denise Driscoll falou para COPLG sobre como usar a diversidade e a educação para motivas futuros pesquisadores

O IPEN recebeu na última quinta-feira, 23, a visita dos professores Abhaya Datye, do Departamento de Engenharia Química e Biológica da Universidade do Novo México (UNM), e Denise M. Driscoll, adjunta de Ciências Psicológicas na Universidade de Purdue. Eles vieram representar o Centre for Innovative and Strategic Transformation of Alkane Resources – Cistar, do qual são, respectivamente, diretor de Programas Internacionais e diretora de Diversidade e Inclusão.

O Cistar é um centro de engenharia da National Science Foundation, baseado na Universidade de Purdue (EUA), em modelo similar aos Centros de Pesquisas em Engenharia, da Fapesp, como o Centro de Inovação em Novas Energias (CINE). "Nosso projeto, coordenado pelo IPEN, se chama "Centro a Centro (C2C)", entre o Cine e o Cistar, e é financiado pela Fapesp e NSF com o objetivo de aproximar os centros de pesquisa promovendo trabalhos em conjunto”, disse Fabio Coral Fonseca, gerente do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CECCO).

A ideia é promover colaboração por meio da troca de conhecimentos e oportunidades de intercâmbio entre os alunos e pesquisadores participantes. "No momento, temos um aluno de doutorado (CIN/UFABC) e uma pós-doc (IPEN) em estágio nos laboratórios do CISTAR”, acrescentou Fonseca, enfatizando a relevância da cooperação interinstitucional. "É uma colaboração muito importante e que nos orgulha bastante”.

Acompanhado de Isolda Costa e Wilson Calvo, respectivamente da diretora substituta e superintendente do IPEN, o gerente do CECCO recepcionou Datye e Driscoll no Espaço Marcello Damy, onde os professores visitantes conheceram um pouco da história do Instituto. "Foi muito interessante porque já iniciamos uma boa conversa sobre a possibilidade de os centros de pesquisa se engajarem em ações efetivas de educação e um olhar um pouco mais humanizado para as nossas áreas de atuação”, disse Costa.

Na sequência, o professor Abhay, especialista em catálise e microscopia eletrônica, visitou as instalações do CECCO e "proferiu uma palestra excelente sobre ‘Atom trapping in ceria-based Catalysts’, segundo Fonseca. O grupo liderado por Abhay foi pioneiro no desenvolvimento de ferramentas de microscopia eletrônica para o estudo de catalisadores. Sua pesquisa foi reconhecida através de inúmeros prêmios, entre eles, o prêmio Giuseppe Parravano por Excelência em Catálise, da Michigan Catalysis Society, concedido em 2022.

Equidade e diversidade

Bacharel em psicologia pela Universidade de Indiana e doutora em psicologia social pela University of California, Santa Barbara, Denise Driscoll tem mais de 30 anos de experiência, trabalhado ativamente em questões de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Ela atua ensinando cursos, fazendo pesquisas, criando e facilitando workshops, avaliando a cultura do local de trabalho e aconselhando universidades, organizações sem fins lucrativos e empresas sobre as melhores práticas de DEI.

Driscoll compartilhou parte dessa experiência aos gestores da área de recursos humanos do IPEN, em reunião na Sala dos Conselhos, coordenada pela diretora substituta, Isolda Costa, e pelo superintendente Wilson Calvo. Em sua apresentação, intitulada "Center to Center NSF Grants: The Role of Cistar's Inclusion and Education Pillars” (Subsídios Centro a Centro da NSF: o papel dos pilares de inclusão e educação do Cistar, em tradução livre), ela explicou os princípios da Diversity and Culture of Inclusion DCI (Diversidade e Cultura de Inclusão).

A "diversidade” (D) é ideal global. Mas, segundo Driscoll, essa "cultura” (C) está presente quando, em um ambiente de trabalho, as pessoas, os processos e procedimentos em vigor e as normas para interações são abertos, justos, colaborativos, respeitosos e incentivadores do crescimento profissional. Por sua vez, quando um indivíduo (I) se sente incluído na cultura, interconectado e identificado com o grupo, ele se sente comprometido com o sucesso do grupo e entende que se encaixa na cultura do grupo.

"O trabalho da Dra. Driscoll é muito importante porque relacional os aspectos tecnológicos e humanos da pesquisa. É voltado para a área de energia, mas tem essa vertente de integrar os alunos envolvidos na pesquisa desde a fase de estudos, propriamente, como as aplicações. Um dos focos que ela procura desenvolver é despertar nos alunos uma boa perspectiva dos impactos daquela pesquisa. Ao interagirem com a indústria, em eventos que organizam, por exemplo, eles conseguem ter uma visão mais completa da importância daquilo que estão estudando ou desenvolvendo”, comentou Isolda Costa.

Segundo ela, que também é psicóloga, o sentimento de pertencimento traz a motivação. "Quando os alunos compreendem bem a repercussão da sua pesquisa na vida das pessoas, eles certamente ficam mais entusiasmados, motivados na condução dos trabalhos. Outra tarefa é levar esse entusiasmo para as crianças, com isso, estimulam também o interesse pela ciência desde cedo. E a Dra. Driscoll tem essa visão muita própria de fazer a interconexão entre os participantes dos grupos de trabalho, de maneira que eles se sintam esse pertencimento, essa inclusão, respeitando as diferenças”, acrescentou.

Isolda diz que Driscoll abre uma nova frente de atuação no IPEN, pensando em congregar pesquisadores para que o Instituto possa pleitear financiamento, a fim de promover ações para despertar o interesse dos jovens brasileiros pela ciência, por meio de parceria com o setor privado e as escolas de ensino fundamental e médio. "É muito importante que o aluno se sinta incluído para que ele possa acolher os propósitos da equidade e da diversidade”, ressaltou a pesquisadora norte-americana, que se dispôs a voltar ao Instituto para futura parceria e treinamentos.

Além da visita ao IPEN, Abhaya Datye e Denise Driscoll também conheceram a Universidade Federal do ABC (UFABC), o próprio CINE e o Projeto Sirius.

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