Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN recebe diretores do Instituto de Engenharia para discutir parceria em divulgação de pesquisas

Desconhecimento da excelência do IPEN na área nuclear leva a afirmações equivocadas e desconfiança por parte da sociedade

Gestores do Instituto de Engenharia de São Paulo estiveram no IPEN, na última sexta-feira, 3, a convite do engenheiro José Augusto Perrotta, pesquisador emérito do Instituto e ex-coordenador técnico do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). A comitiva foi recebida pela diretora substituta, Isolda Costa, e pelo superintendente Wilson Calvo. A visita teve como propósito discutir possível parceria na divulgação das pesquisas do IPEN, considerando o alcance da Revista Engenharia, principal publicação da organização.

"A ideia é mostrar para a sociedade brasileira a importância do que nós fazemos aqui, no IPEN, na área nuclear. Espero que a gente consiga progredir cada vez mais e mostrar aos críticos que estamos vivos e ativos”, disse Perrotta. Ele se refere a uma entrevista que saiu na revista Engenharia, na qual se afirmava não haver pesquisa nuclear no País. Perrotta escreveu uma carta aos editores elencando a série de atividades realizadas no IPEN e a excelência do Instituto – "o maior do País nessa área”.

A resposta – "Indignada”, segundo as palavras de Perrotta – motivou a vinda dos engenheiros Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia, Ricardo Kenzo Motomatzu, vice-presidente de Relações Externas, Rui Arruda Camargo, primeiro diretor-financeiro, e José Eduardo Frascá Poyares Jardim, coordenador da Divisão Técnica de Indústria do Petróleo, Gás, Bioenergia, Mineração e Dutovias. Também presentes, pelo IPEN, Patrícia da Silva Pagetti de Oliveira, atual coordenadora técnica do Projeto RMB, e Elita F. Urano de Carvalho, gerente do Centro do Elemento Combustível (CECON).

Nas apresentações, Isolda Costa convidou o grupo para uma nova visita ao IPEN, a fim de que possam conhecer os Centros de Pesquisa. Wilson Calvo destacou da importância de estreitar a relação entre ambos os Institutos e disse que o IPEN à disposição, com apoio técnico. Foram discutidas algumas estratégias de divulgação da área nuclear, com abordagem mais positiva, de maneira que os benefícios de suas aplicações, sobretudo na área de saúde, sejam mais enfatizados e melhor reconhecidos pela sociedade.

Na sequência, os visitantes se dirigiram ao Espaço Cultural Marcello Damy, exposição permanente sobre as atividades do IPEN, para conhecer a história do Instituto. São 14 painéis mostrando a "linha do tempo” do Instituto, desde a sua fundação ainda como Instituto de Energia Atômica – IEA. De volta à sala do Conselho Superior, o grupo assistiu às apresentações de Patrícia Paguetti e José Perrtotta, respectivamente sobre aspectos técnicos do empreendimento RMB, e sobre o Programa Nuclear Brasileiro.

Sobre o Instituto de Engenharia
Organização sem fins lucrativos com mais de 100 anos de tradição, o Instituto de Engenharia reúne profissionais, engenheiros e não-engenheiros, que atuam no mercado da Engenharia. Com foco na educação continuada, realiza ações como seminários, cursos e palestras, além de visitas técnicas e publicações de conteúdo para promover a troca de informações e o networking entre os profissionais do setor, bem como a valorização da engenharia e dos avanços científicos e tecnológicos do País.

Galeria de Imagens

Eventos