Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN-CNEN e CDTN firmam parceria em projeto para materiais avançados e minerais estratégicos

Empreendimento objetiva apoiar o desenvolvimento de produtos e processos baseados em materiais avançados e minerais estratégicos.

Coordenadores do GraNioTer, empreendimento é do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), estiveram reunidos, nesta quarta-feira, 10, com Isolda Costa, diretora substituta do IPEN/CNEN, e com pesquisadores de três Centros de Pesquisa: Lasers e Aplicações (CELAP), Química e Meio Ambiente (CEQMA) e Ciência e Tecnologia dos Materiais (CECTM).

O propósito do GraNioTer é estabelecer um hub tecnológico de minerais avançados e minerais estratégicos para promover maior integração do potencial de oferta e capacidade científica e tecnológica com a demanda por aportes tecnológicos das empresas brasileiras. Em fase de visitas externas, o primeiro instituto visitado foi o IPEN-CNEN.

O empreendimento do MCTI conta com apoio da agência pública Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e é executado pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN), unidade técnico-científica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), em Belo Horizonte (MG).

Maximiliano Martins, da coordenação de Formação Especializada do CDTN e coordenador do GraNioTer, e Tiago Hilário Ferreira, coordenador de inteligência de mercado do projeto, foram recepcionados por Isolda Costa, diretora substituta do IPEN-CNEN, no Espaço Cultural Marcello Damy.

Também participaram da reunião técnica pesquisadores do IPEN-CNEN, Jesualdo Rossi, representando o CECTM, Ademar Lugao (CEQMA) e Anderson Zanardi (CELAP).

Após breve apresentação do GraNioTer pelos visitantes, e dos Centros de Pesquisa, por parte dos pesquisadores, o grupo iniciou discussões sobre áreas de maior relevância para a parceria e como viabilizá-la operacionalmente.

À tarde, durante as visitas aos laboratórios, Martins e Ferreira puderam conhecer com mais detalhes as pesquisas realizadas em cada Centro e foram exploradas novas possibilidades de colaboração no âmbito do GraNioTer e de eventuais futuros projetos em conjunto.

Para Martins, o IPEN-CNEN possui grande expertise e conhecimento acumulado e tem muito a colaborar com o novo projeto. "Vemos, pelos trabalhos e temas desenvolvidos no IPEN, que há muita sinergia com toda a temática trazida pelo GraNioTer”, diz o coordenador, que se demonstrou otimista com relação à parceria. "Acho que a expectativa é muito boa. E, agora, a doutora Isolda colocou a possibilidade de fazermos chamadas entre as instituições da CNEN, visando desenvolver projetos conjuntos”.

O GraNioTer

O principal objetivo do GraNioTer é apoiar o desenvolvimento de produtos e processos baseados em materiais avançados e minerais estratégicos. Será implantado um laboratório voltado ao desenvolvimento de competências tecnológicas, visando a geração de aplicações comerciais para empresas brasileiras desse ramo.

Segundo Martins, "a ideia é justamente trazer o foco no desenvolvimento dos materiais avançados, visando suas aplicações”. Os principais minerais estratégicos visados, que nomeiam o projeto, são Grafeno, Nióbio e Terras Raras.

No momento, a busca é por mapear as expertises e conhecimentos de potenciais parceiros fornecedores de demandas e soluções tecnológicas. A iniciativa está aberta à comunidade Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nacional e em sinergia com iniciativas e investimentos convergentes.

---

Leonardo Novaes, estagiário
(Com supervisão)

Eventos