Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Seminários do Plano Diretor termina com anúncio dos Destaques do Ano de 2021

Pesquisadores, servidores administrativos e colaboradores receberam certificados pela excelência dos trabalhos desenvolvidos.

Os Seminários do Plano Diretor 2022 encerraram-se com o anúncio dos Destaques do Ano de 2021, em sete categorias. A cerimônia de premiação foi nesta quarta-feira, 4, e contou com a presença do superintendente do Instituto, Wilson Calvo, e da diretora substituta, Isolda Costa. A escolha dos vencedores de cada ano é feita pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA) do IPEN, que decidiu, este ano, ampliar o número de indicações.

Entre os pesquisadores, os contemplados foram: Maria Elisa Chuery Martins Rostelato, do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER), na categoria Pesquisadora Destaque na Mídia, por toda a divulgação e projeção de sua pesquisa e do próprio IPEN devido à sua indicação ao "Prêmio Inspiradoras 2021”, promovido pelo Universa, plataforma feminina do UOL. Rostelato ressaltou que "o prêmio não era em dinheiro, mas valeu muito porque mostrou para o Brasil o que o IPEN faz de inovação”.

Denise Maria Zezell, do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP), foi a Pesquisadora Destaque, por seu incansável trabalho à frente do Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde, do qual é coordenadora. Zezell comentou que "não se faz nada sozinho, sem apoio”, e agradeceu aos colegas. "Este prêmio é dividido com todos os que me ajudaram e me ajudam nessa tarefa que me foi imputada, mas que tem sido gratificante”.

Martha Simões Ribeiro, também do CELAP, foi a Pesquisadora do Ano, categoria que segue o critério da métrica, ou seja, uma média entre número de publicações internacionais arbitradas no ano e sua qualidade, via Fator de Impacto normalizado por área – o FI é variado para cada área. Emocionada, ela agradeceu dizendo que "não conseguiria falar muito porque iria chorar, tal era a emoção”. Apenas ratificou o que dissera Zezell, sobre a importância do trabalho em equipe.

Como Servidores Destaque, o CTA escolheu a Maria Cristina Crociati Moreira, da Diretoria do IPEN (DIPEN) e Paulo Henrique Bianchi, chefe do Serviço de Gestão de Redes e Suporte Técnico (SEGRS). Moreira foi premiada por sua eficiência, competência e também pelo conhecimento que tem da instituição, onde está há mais de 40 anos, e Bianchi por todo o suporte que sua área vem dando às atividades do IPEN, principalmente com a intensificação de eventos on-line.

Entre os colaboradores, que prestam serviços como terceirizados, destacaram-se Jean Pinheiro Soares, da empresa TopService, por sua atuação administrativa no Serviço de Gestão da Qualidade (SEQUA), e Rodolfo Dória Dias, da empresa ORION, pelo apoio operacional na Divisão de Infra-Estrutura (DINFR). O objetivo do CTA, ao premiar nessa categoria, é promover o reconhecimento aos que contribuem para as atividades rotineiras do IPEN.

"Os indicadores apresentados pelos gerentes e coordenadores mostraram que, apesar do segundo ano de pandemia e das dificuldades quanto à questão orçamentária, o IPEN continua pujante nas pesquisas e publicações”, afirmou o superintendente Wilson Calvo. "Nós temos muito orgulho dessa instituição e dos pesquisadores, servidores, colaboradores e alunos, que se destacam em todos os níveis em que atuam”, complementou a diretora substituta Isolda Costa. Ambos elogiaram o trabalho de coordenação dos Seminários por parte do servidor Fábio Menani.

Antes de encerrar, o titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, Madison Almeida, em participação remota, ratificou o destaque ao coordenador dos seminários, lamentou não poder ter assistido a todas as apresentações por agenda concomitante e, por fim, mencionou a boa gestão do IPEN, agradecendo os dirigentes do Instituto.

Galeria de Imagens