Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

COPDE formaliza assinatura dos Termos de Outorga para projetos contemplados no Edital 6 InteCentros

O evento foi realizado de forma híbrida, ou seja, virtual, para a maioria, e presencial, com número limitado de participantes.

Em clima de descontração e otimismo, a Coordenação de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino formalizou a assinatura dos Termos de Outorga dos projetos aprovados no Edital COPDE nº 6/2020 – InterCentros. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 20, às 14h, com a participação do titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Madison Almeida, do superintendente do IPEN, Wilson Calvo, da coordenadora de P&D, Isolda Costa, do gerente do Escritório de Gestão de Projetos (SEEGP), Fernando Moreira, e de pesquisadores contemplados.

Os 43 projetos aprovados serão financiados pelo orçamento próprio do IPEN/CNEN, e o recurso será alocado na Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP. O evento foi realizado de forma híbrida, ou seja, virtual, para a maioria, e presencial, com número limitado de participantes, no Auditório "Prof. Rui Ribeiro Franco”, no Prédio do Ensino. "É muito gratificante terminarmos o ano com este resultado, constatando a produtividade dos nossos pesquisadores. De nossa parte, estamos aqui para apoiar”, comentou Costa.

Almeida iniciou agradecendo à gestão do IPEN/CNEN e a todos os envolvidos (SEEGP, COPDE e Procuradoria Federal), e enalteceu a construção conjunta, destacando como "as possibilidades do instrumento cooperativo são múltiplas, notadamente com o ente fundacional”. Comentou ainda que a Presidência e DPD/CNEN estarão sempre alinhados a iniciativas como esta e, ao final, adiantou que o modelo pode ser adotado para toda a CNEN. "Podemos exercitar uma abordagem neste modelo, mas sendo "inter-Unidades CNEN’”, disse.

Calvo comentou sobre as dificuldades e os desafios enfrentados em 2016, no lançamento do primeiro Edital, referindo-se, principalmente, às limitações financeiras e a perda de recursos humanos. "Naquela ocasião, nos reunimos, o CTA e os gerentes de Centro, para discutir como fazer. A questão dos recursos era um problema, então, em 2018, tivemos a ideia de convidar a FUNDEP para gerenciar a parte financeira. Deu tão certo que a equipe da COPDE decidiu lançar edital sem limite de projetos”, afirmou o superintendente.

Priscila Passos, analista de Oportunidades e Parcerias da FUNDEP, presente na sala virtual, ressaltou a parceria com IPEN/CNEN. Lembrou que em 2019 foram 15 projetos e, hoje, celebra-se a assinatura de mais 43. "Parabenizo o IPEN/CNEN por essa importante iniciativa, que permite à FUNDEP atuar dentro de seu propósito. Parabéns aos pesquisadores contemplados – contem conosco – e expresso aqui o meu orgulho de fazer parte dessa iniciativa. Que venham mais”.

Retomando a palavra, Calvo explicou que os projetos devem observar temas de interesses da sociedade e apresentar soluções que possam ser convertidas em políticas públicas. Serão R$ 4 milhões para 2022. "O orçamento é o mesmo, mas, com a FUNDEP, podemos executar da melhor forma possível, unindo os Centros, envolvendo a Internacionalização. Agradeço a todos que acreditaram e participaram do processo, sobretudo num ano de pandemia, em que tudo é mais difícil”, concluiu o superintendente.

Na sequência, os pesquisadores contemplados assinaram seus respectivos Termos de Outorga e, em seguida, Moreira encerrou a cerimônia destacando que "chegar a esse momento envolveu um esforço de todo o grupo”. Segundo ele, foi "muito trabalhoso, mas valeu a pena”. Para ele, fazer coisas novas é desafiador, mas é também "o que dá prazer”. "É difícil inovar, mas é bom porque é difícil. Não temos receita pronta, vamos encontrando caminhos e tentando fazer da melhor forma. O importante é que nós temos o que comemorar, algo raro hoje”, finalizou.

Galeria de Imagens

Eventos