Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN realiza primeira defesa do Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde

Curso de mestrado, aprovado pela CAPES em 2018, anuncia a primeira titulação no próximo dia 13 de agosto, sexta-feira, às 10h

O físico Rodrigo Rodrigues Hattori será o primeiro titulado do Programa Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde (MP-TRCS) do IPEN/CNEN. Ele defende sua dissertação "Estudos das variações das estruturas de Cabeça e Pescoço no tratamento de Radioterapia” no dia 13 de agosto, sob a orientação do professor Helio Yoriyaz, pesquisador do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG) do Instituto.

Pioneiro nessa modalidade, no Brasil, o Mestrado Profissional iniciou suas atividades em 7 de agosto de 2019 para um grupo de 28 alunos. Passados dois anos, e já em sua terceira turma, o programa foi criado para aprofundar e fortalecer o conhecimento de profissionais que desenvolvem suas atividades em hospitais e clínicas. O anúncio da primeira defesa traz expectativas e é motivo de comemoração.

A Coordenadora do Curso, a física Denise Zezell, considera que o início das defesas de mestrandos da primeira turma, 24 meses após o início das aulas, é o resultado de um trabalho de muito planejamento e esforço coletivo. "É um momento de celebração em que confirmamos que a união e a determinação de vários setores do IPEN atingem resultados pioneiros. Houve investimento de tempo e dedicação das pessoas envolvidas no Curso, alunos e docentes, e de muitos outros que colaboraram para esse êxito”, ressaltou Zezell.

O MP-TRCS oferece duas áreas de concentração: Processos de Radiação na Saúde e Medicina Nuclear e Radiofármacos. O Mestrado visa possibilitar aos mestrandos o contato com novas técnicas no uso das radiações ionizantes e não-ionizantes para diagnóstico e terapia. Hattori faz parte da primeira.

"Estou ansioso, mas muito otimista. Pude desenvolver um protocolo para auxiliar a necessidade de implementar uma nova aquisição de imagem durante o tratamento, para considerar as alterações que o paciente sofre durante o curso do tratamento. Com o trabalho surgiram novas perguntas e assim poderemos ampliar os estudos”, comentou Hattori.

Para o dia da defesa, está sendo organizada uma breve saudação da coordenadora de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, Isolda Costa, em alusão ao momento histórico do Programa. A transmissão pelo Google Meet. Interessados em mais informações devem enviar mensagem para o endereço eletrônico smp@ipen.br.

Saiba mais

Link para transmissão da dissertação

Eventos