Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Estudo publicado na Nature alerta sobre degradação da Amazônia

Luciana Gatti, primeira autora, iniciou as pesquisas no IPEN, onde ainda atua como orientadora na Pós-Graduação

A revista científica "Nature” divulgou em sua 595ª. edição estudo liderado pela química Luciana Vanni Gatti, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A pesquisa, realizada por um período de onze anos, mostra que as áreas degradadas da Amazônia pelo desmatamento e queimadas já comprometem a absorção de gás carbônico pela floresta. Pela primeira vez, é observada a queda no potencial de absorção de gás carbônico pela floresta amazônica.

Gatti iniciou as análises de 2009 a 2014 no Centro de Química e Meio Ambiente (CEQMA) do IPEN, onde atuava como pesquisadora. Atualmente, permanece como orientadora do curso de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP. Dois alunos egressos do curso participaram da pesquisa: Caio S. C. Correia e Lucas Gatti Domingos.

Na pesquisa, observou-se que a Amazônia oriental concentra maiores emissões totais de carbono que a parte ocidental. A área mais comprometida, no entanto é o sudeste amazônico.

Outro grave fator observado foi a redução da fotossíntese pelas árvores devido ao aumento da temperatura e pelo desmatamento.

Desde a publicação, a pesquisa teve ampla repercussão nos meio científicos e nas mídias nacional e internacional, evidenciando a importância da preservação da Amazônia e sustentabilidade de volta à discussão.

Link para o artigo na Nature

Eventos