Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Aluna de Pós-Graduação do IPEN/USP contemplada com bolsa Marie Skłodowska-Curie

A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) concedeu bolsas de estudo a um primeiro grupo de 100 alunas de todas as regiões do mundo como forma de incentivar a participação feminina na ciência e tecnologia nucleares

O Programa de Bolsas Marie Skłodowska-Curie (MSCFP), em homenagem à física pioneira e ganhadora de dois Prêmios Nobel, foi anunciado pelo Diretor-Geral da IAEA, Rafael Mariano Grossi, em março para apoiar a inclusão de mulheres em carreiras relacionadas à área nuclear.

Das mais de 550 candidatas, oriundas de mais de 90 países, foram selecionadas as primeiras 100 bolsistas. A mestranda do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP Lilian Ninoska Muriel Braguin foi uma das contempladas com a bolsa Marie Sklodwlska-Curie.

Braguin é formada em Química Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz (FOC) e é orientada pela química Mitiko Saiki, Pesquisadora Emérita do IPEN e do grupo de Radioquímica do Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ) do Instituto.

"Receber esse incentivo é uma reafirmação da força que tenho e da qualificação que as mulheres possuem! ganhar o prêmio que homenageia a Marie Sklodowska-Curie me inspirou a continuar quebrando os paradigmas sobre o papel da mulher na ciência, e hoje, me motiva muito a buscar conhecimento científico”, conclui Braguin.

Sua orientadora, Mitiko Saiki, comentou que a iniciativa para concorrer a este prêmio foi da própria aluna que aconsultou sobre o assunto no final de setembro de 2020.

Durante a graduação, Braguin foi aluna de Iniciação Científica de Isolda Costa, então pesquisadora do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CECTM) e atual coordenadora de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN.

"Foi uma notícia ótima,animadora. Fiquei orgulhosa em saber que estou orientando umaaluna premiada pela AIEA”, afirma Saiki.

A bolsa oferece até € 10.000 por ano a cada aluno para cobrir as mensalidades do programa de mestrado e mais € 10.000 anuais para custos de vida por um período máximo de estudo de dois anos. Os bolsistas também terão a oportunidade de realizar um estágio, facilitado pela AIEA, em atividades relacionadas à sua área de estudo.

Eventos