Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN e Centro Universitário das Américas firmam Acordo de Cooperação Técnico-Científica

Assinado em 10 de outubro, o Acordo foi publicado no DOU do dia 11, e tem como objeto a concessão de estágios para alunos da FAM no IPEN.

A coordenadora de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento do IPEN, Isolda Costa, recebeu nesta segunda-feira, 14, os professores Osório Couto Moura Júnior, coordenador da Escola de Engenharia e Exatas do Centro Universitário das Américas (FAM), e Rocio Del Pilar Bendezú Hernandez, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), para uma apresentação formal após publicação no DOU de parceria na área de ensino.

No último dia 10, o diretor do IPEN, Wilson Calvo, e vice-reitor da FAM, Rogério Bandeira de Melo Moreira, assinaram Acordo de Cooperação Técnico-Científica para Concessão de Estágio, cujo objeto é a colocação, por parte do Instituto, de vagas para estágios obrigatórios e não obrigatórios de alunos regulares da FAM, visando ao aprimoramento profissional cultural e social do estagiário-estudante.

Publicado no DOU n198 (de sexta-feira, 11 de outubro de 2019), o Acordo tem prazo de vigência de cinco anos, a partir da data de sua assinatura. O estagiário será selecionado conforme normas do IPEN e, ao ser admitido, deverá apresentar atestado de matrícula da FAM, mencionando o semestre letivo (ciclo), a modalidade do curso e outras disposições, e este deverá ser renovado no início de cada ano letivo.

"Nossa ideia é selecionar alunos com perfil de pesquisador e com isso abreviar o tempo desses alunos no longo percurso que é a carreira de pesquisa”, comentou Isolda Costa, da COPDE/IPEN, acrescentando que o envolvimento do aluno-estagiário nos Centros de Pesquisa já é um começo importante para quem tem interesse em seguir como pesquisador. "E o IPEN apresenta várias possibilidades e áreas diferentes”, complementou.

Costa comentou que o professor Moura Júnior demonstrou bastante entusiasmo com o Acordo, o primeiro firmado pela Instituição de Ensino. "Eles já querem começar a enviar candidatos para seleção. Estão realmente entusiasmados com a possibilidade formar seus profissionais com experiência adquirida no IPEN”, disse. A presença de Rocio Hernandez se deu porque ela intermediou o contato entre a FAM e o IPEN, segundo Costa. Também participaram da reunião Sandra Regina Agostini Cruz, do Serviço de Gestão de Pessoas, e Martha Marques Vieira, gerente de Ensino.

Eventos