Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN realiza workshop para apresentar e debater resultados de pesquisa na área de corrosão

Grupo desenvolveu estudos de grande interesse do setor aeronáutico, especificamente da indústria de aviação. Resultados serão apresentados e debatidos no evento

Com o objetivo de compartilhar os resultados obtidos no desenvolvimento do projeto Temático "Estudo da corrosão localizada e caracterização da resistência a corrosão associada à fadiga na região de solda em ligas de alumínio de elevada resistência soldadas por fricção (FSW)”, o IPEN promoverá, na próxima segunda-feira, 4, das 9h às 15h40, o "IV Workshop do Projeto FAPESP 2013/13235-6”.

Coordenado pela pesquisadora Isolda Costa, do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CCTM) do IPEN, o projeto encerra-se no mês de maio e registra, até o momento, dez trabalhos aceitos para publicação em jornais de circulação internacional e com política de revisão pelos pares. "Além desses, 10 outros trabalhos foram submetidos a publicação e se encontram em fase de avaliação”, acrescenta Isolda.

O projeto se propôs a estudar o comportamento da região de solda de ligas de alumínio de elevada resistência mecânica, soldadas por fricção (FSW, acrônimo de Friction Stir Welding), com ênfase na identificação de efeitos galvânicos que pudessem contribuir para a aceleração da corrosão. Segundo Isolda, esse objetivo foi atingido e pode-se dizer que o grupo que desenvolveu as pesquisas hoje é detentor de um saber que é de grande interesse do setor aeronáutico, especificamente da indústria de aviação.

"Os benefícios para a indústria aeronáutica são relacionados com a redução de peso das aeronaves pelo uso da soldagem FSW na montagem das peças das evitando o uso de rebites, os quais representam grade proporção do peso destas e, consequentemente, aumento do consumo de combustíveis e de geração de poluentes. Este processo de soldagem (FSW) é relativamente recente, década de 90, e seu efeito no comportamento frente à corrosão das ligas de alumínio de alta resistência precisa ser mais bem conhecido”, explicou a pesquisadora.

Os resultados obtidos foram além das expectativas de produtividade do projeto, avalia Isolda. "É muito importante a divulgação dos resultados do último período de trabalho, o que ocorrerá neste IV Workshop, para que os participantes possam pensar conjuntamente as possibilidades de dar continuidade ao trabalho e as possíveis formas de divulgação dos resultados dos trabalhos deste período final”.

Engenharia química e doutora em Corrosão e Proteção pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Manchester (UMIST, do inglês University of Manchester Institute of Science and Technology), Inglaterra, Isolda salienta que, em termos de formação de recursos humanos, o projeto deu aporte a várias bolsas em diferentes níveis.

"Foram concedidas três bolsas de pós-doutorado, uma bolsa de treinamento técnico (TT2) e duas de iniciação científica. O projeto também teve participação significativa na formação de três doutorados e três mestrados, todos em fase final de redação. É inegável a contribuição do projeto à formação de recursos humanos de alto nível para as universidades, institutos de pesquisa e setor industrial”, destaca Isolda.

Multi-institucional
O estudo foi realizado em colaboração com a Universidade de São Paulo (Escola Politécnica e Escola de Engenharia de São Carlos), Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP Diadema) e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano Campinas).
   

Integram o projeto os pesquisadores Hercilio Gomes de Melo (POLI/USP), Waldek Wladimir Bose Filho (USP/São Carlos), Cecilio Sadao Fugivara e Marina Magnani (UNESP/Araraquara), Cristiane Reis Martins (UNIFESP/Diadema), Fernanda Martins Queiroz (SENAI/SP) e Maysa Terada (LNNano). Do IPEN, Uyime Donatus (pós-doc) e Fernando Moreira (Escritório de Gestão de Projetos).

Programação
O Workshop terá início às 9h, com a saudação do diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN, Marcelo Linardi e da gerente do CCTM, Eliana N. S. Muccillo, Em seguida, Isolda Costa dará as boas-vindas aos participantes e apresentará os resultados gerais do projeto. Na sequência, Fernando Moreira, gerente do Escritório de Gestão de Projetos (EGP/IPEN), fará suas considerações.
    

O primeiro talk, às 9h30, será do professor Waldek Wladimir Bose Filho, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), que abordará o tema "Efeito da microestrutura na corrosão e corrosão fadiga de ligas de Al”. Às 9h50, Hercilio Gomes de Melo, da Escola Politécnica da USP, falará sobre "The FSW process in high strength aluminium alloys used in the aerospace industry”.

A programação segue com Cecílio Sadao Fugivara e Marina Magnani, da UNESP Araraquara, com o tema "Comportamento eletroquímico nas miniregiões da liga AA2024 e AA7475 soldadas por FSW em diferentes eletrólitos”.Uyime Donatus, do IPEN, falará sobre "Corrosion resistance of age-hardened aluminium alloys”. De 10h50 às 11h10, haverá o Coffee Break.

Os talks seguintes serão dados por duas pesquisadoras do IPEN: Rejane Maria Pereira da Silva, com o tema "The electrochemical behavior of the AA2098-T351 and surface preparation effects investigated by Scanning Electrochemical Microscopy”, e Caruline de Sousa C. Machado, que falará sobre "Correlação entre diferentes modos de corrosão e microestrutura na liga AA2198-T8 soldada por FSW”.

Também do IPEN, Aline de Fátima Santos Bugarin e Mariana Xavier Milagre IPEN, que vão abordar "Investigação da resistência à corrosão das ligas de alumínio 2024-T3 e 7475-T651 soldadas por fricção e mistura (FSW)” e "Caracterização da resistência à corrosão da liga de alumínio 2098-T351 soldada por FSW”, respectivamente.

O Workshop recomeça às 13h40, após o intervalo para almoço, com João Victor de Sousa Araújo, do IPEN, falando sobre "Influência dos tratamentos termomecânicos na microestrutura e resistência à corrosão da liga 2198”. Em seguida, Bárbara Victoria Gonçalves de Viveiros abordará o tema "Comportamento frente a corrosão das ligas AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por FSW”.

O talk seguinte é de Victor Hugo Ayusso, sobre "Influência dos intermetálicos e da voltagem no processo de anodização em banho tartárico-sulfúrico da liga de alumínio AA2198-T8”. Na sequência, Rafael Emil Klump abordará "A comparison of the AA2198-T8 with various surface treatments”. Todos os palestrantes da tarde são do IPEN e integram o grupo de Isolda .

Às 15h, encerram-se as apresentações e então haverá a discussão geral sobre os trabalhos a serem submetidos para publicação, a confecção do relatório final do projeto e as considerações finais dos participantes do evento. O encerramento será às 15h40. "Nossa expectativa é que sejam definidos os passos que devem ser dados na direção de promover a continuidade dos trabalhos de pesquisa iniciados”, concluiu Isolda.

Serviço
O quê: IV Workshop do Projeto FAPESP 2013/13235-6
Quando: Dia 4 de fevereiro
Onde: Auditório "Prof. Dr. Rui Ribeiro Franco” - 1º andar - Prédio do Ensino – IPEN, Cidade Universitária.

---
Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional

Eventos