Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisa de mestrado do CCTM/IPEN ganha prêmio ABM na categoria Produtos Metálicos

Trabalho vencedor é resultado da pesquisa de mestrado de Maurílio Pereira Gomes, sob a orientação do professor Jesualdo Luiz Rossi, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP

O trabalho "Characterization of    sintered valve seat inserts obtained with AISI M2 high-speed after air quenching”, de Maurílio Pereira Gomes, Igor Passos dos Santos, Luís Augusto Mendes dos Reis, Camila Pucci Couto, Cristiano Stefano Mucsi, Jesualdo Luiz Ross, do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais (CCTM), do IPEN, e de Marco Antônio Colosio, da GM Mercosul, foi o vencedor do Prêmio ABM, Categoria Produtos Metálicos 2018, um dos maiores eventos técnico-científico da América Latina nas áreas de Metalurgia, materiais e mineração.

A ABM WEEK tem como objetivos promover o intercâmbio tecnológico, favorecer o desenvolvimento industrial e melhorar a competitividade das empresas do setor. O trabalho vencedor é resultado da pesquisa de mestrado de Maurílio Pereira Gomes, sob a orientação do professor Jesualdo Luiz Rossi, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP. Atualmente, Maurílio faz doutorado, sob a orientação da professora Isolda Costa, e está em estágio na Sorbonne Université, em Paris, França.

"O Maurilio é um aluno exemplar em termos de dedicação, perseverança e verve de pesquisador. Ele é um realizador de tarefas e sempre excedeu as expectativas, não por menos recebemos este prêmio da ABM", afirmou Jesualdo Rossi. Segundo ele, o trabalho foi premiado pela qualidade da escrita, da excelência dos resultados apresentados e pelo desempenho do Maurilio na apresentação oral. "Este trabalho me deu muito orgulho, pois já é o segundo prêmio recebido da ABM no tema, e também já foi motivo de patente outorgada", acrescentou.

"O exercício da vida acadêmica não tem dia e nem hora definidos, pois, costumeiramente, me encontro estudando durante à noite e aos finais de semana. O interessante é que apesar dessa dedicação integral parecer um sacrifício enorme e muitas vezes impossível para muitas pessoas, quando a carreira científica nos escolhe, tudo parece ter uma razão inata de ser que nos instiga internamente", diz Maurilio. 

Uma das formas de se manter essa chama interna acessa, segundo Maurilio, é pela constatação dos esforços empreendidos. "Deste modo, tendo sido agraciado com este prêmio de reconhecimento técnico fez com que a minha motivação e a do meu grupo de pesquisa [no CCTM] se ampliassem, e principalmente, fez-nos valorizar nossos esforços por meio do reconhecimento de nossas capacidades técnicas e subentendesse o alto padrão de desenvolvimento institucional, sem o qual não seria possível atingir tais níveis de excelência", acrescentou. O colega Luis Reis o representou na cerimônia de entrega do prêmio, em outubro de 2018.

CCTM se destaca em premiações
O CCTM é um dos Centros de Pesquisa do IPEN que mais se destacam em congressos técnico-científicos. Este ano de 2018, além de Maurílio Gomes, também foram premiados outros dois alunos, um de Mestrado e um de Doutorado. O mestrando João Victor de Sousa Araujo recebeu o Prêmio Prof. Vicente Gentil, Melhor Apresentação Oral do Congresso INTERCORR 2018 (7th International Corrosion Meeting e 38º Congresso Brasileiro de Corrosão), realizado entre 14 e 18 de maio de 2018, São Paulo.

A pesquisa resultou na publicação "Estudo da influência dos tratamentos termomecânicos T8 e T851 na microestrutura e na resistência à corrosão da liga AA2198”. João Victor também foi premiado com o 3º lugar no 21º Concurso de Fotografia de Corrosão e Degradação de Materiais, com a fotografia "Corrosão nas bandas de deformação na liga AA2198-T851”, no mesmo congresso.

No 16º EBRATS – 16º Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície, ocorrido entre 12 e 15 de setembro, em São Paulo, o aluno de doutorado Rafael Emil Klumpp foi agraciado com o "Prêmio Engenheiro Gerhard Ett" de Melhor Trabalho Acadêmico. Tanto ele quanto João Victor são orientados pela professora Isolda Costa, que se diz orgulhosa de seus alunos.

"Tenho imenso orgulho dos meus orientados pela dedicação, interesse e amor ao trabalho que desenvolvem no Laboratório de Eletroquímica e Revestimentos Protetores. É um prazer realizar pesquisas com alunos que mostram habilidade e competência como pesquisadores, incluindo os pós-doutorandos atuais deste laboratório”, afirmou Isolda Costa.

Matéria também disponível no Órbita IPEN.

----
Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional

Eventos